Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vídeos com baixa qualidade


Posts recomendados

Acho que o tal serrilhado que fala é os artefatos de compressão chamados de mosquito noise/ringing. O vídeo original usou compressão de vídeo de baixa qualidade e ficou com esse defeito na imagem.

O Sony Vegas não serve para reparar danos em vídeo, ele só faz edição, criação. Para "reparar" certas falhas na qualidade do vídeo existe uma ferramenta gratuita que é o AVIsynth onde é possível tentar minimizar certos defeitos mas sempre tem alguns efeitos colaterais, nada que foi destruído na sua criação pode voltar 100% igual a fonte original.

Mas vamos lá passei o script de MosquitoNR que serve para tentar remover ele um pouco e veja o resultado:

https://www.dropbox.com/s/7y7k2nopcf10ypc/MosquitoNR.mp4?dl=0

 

Repare que nas bordas onde esta os defeitos ele remove um pouco mas compensa com desfoque/borramento perdendo nitidez da imagem que passa o removedor. Como falei tudo que foi destruído não volta ao original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. No script MosquitoNR não pois usei a melhor forma possível, mas existem uns 10 scripts diferentes para esse tipo de reparo, tem que ir testando até ver qual dá o melhor resultado.

2. Precisa instalar o AVIsynth 2.6 e algum encoder x264 que suporta Avisynth, no caso eu uso o Megui. Existe bastante informação sobre o Avisynth em inglês se você pesquisar, e dai vai encontrar informações sobre seu uso.

3. Não sou profissional da área, apenas usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://avisynth.nl/index.php/Main_Page

 

Pesquise no google por "avisynth tutorial", você deve encontrar algo. Se precisar fazer perguntas os lugares que possuem usuários avançados e desenvolvedores do próprio que entendem de tudo a respeito do AVIsynth é no Forum Doom9 e outro fórum é o VideoHelp.

 

Pra dar uma colher de chá pra iniciar esse é o script que vocÊ precisa colocar em um arquivo de texto e mudar a extensão dele para .avs:

 

loadplugin("C:\Program Files\AviSynth+\plugins+\mosquitonr.dll")
loadplugin("C:\Program Files\AviSynth+\plugins+\directshowsource.dll")
directshowsource("WZ1.mkv")
MosquitoNR(strength=32, restore=128, radius=2, threads=0)

 

Instala o Megui e Avisynth 2.6. Você precisa baixar o arquivo Mosquitonr.dll e colocar na pasta de plugins, se não vier junto da instalação do AVIsynth você também deve baixar o DirectShowSource.dll. No caso você precisa indicar onde ambos arquivos estão e modificar nas duas primeiras linhas que são o diretório do meu sistema.

O texto.avs deve ficar no mesmo diretório do vídeo com o nome respectivo do vídeo no script do AVIsynth ali em cima "WZ1.MKV". Seu vídeo foi encodado em H263 com Bframes dentro de container AVI mas o container AVI normal não suporta B frames e foi usado algum tipo de hack, se tentar editar seus videos em AVI com o AVIsynth vai perder os quadros B com isso removendo imagem dos seus video. Você precisa primeiro fazer remux dos seus vídeos para .MKV ou .MP4 que são containers que suportam B frames e não vão causar problema na edição com AVIsynth. Use MKVtoolnix para remuxar seus videos AVI para MKV, remux não altera qualidade apenas troca o vídeo de container. Se seus vídeos já estão em containers MKV ou MP4 diferentemente da cópia que me enviou desconsidere essa última informação.

 

Depois disso você deve abrir o script com o Megui e configurar a qualidade do X264 para encodar.

 

2017-01-16 21-06-29.mp4

 

http://www.videohelp.com/download/AviSynth_260.exe

http://www.videohelp.com/download/MeGUI_2624_x86.zip

 

@Silver016O resultado ai ficou até melhor que do MosquitoNR, que filtro você usou? Usou denoiser do x264?

O VirtualDub suporta aVIsynth também, mas nunca usei ele. Mas vai ser o mesmo esquema do Megui.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você seguiu o procedimento certinho? Instalou o avisynth 2.6, e baixou os arquivos mosquitonr.dll e directshowsource.dll? Olha no c:\windows\syswow64 e confirma se o arquivo avisynth.dll está lá.

Testa com algum outro arquivo que esteja em codec H264 para ver se acontece o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de um pouco de pratica consegui escrever o script no AVIsynth, saca só:

 

AviSource("C:\Users\GLEM\Desktop\WZ1.avi")
BicubicResize(640,480)
MosquitoNR(strength=32, restore=128, radius=2, threads=0)
LoadPlugin("C:\Program Files\AviSynth\plugins\smoothhiq.dll")
ConvertToYUY2
SmoothHiQ(5,25,35,200,10)
ConvertToYV12()

 

Eu aproveitei o MosquitoNR mais o SmootherHiQ que estava vendo no site que você me passou, dai eu segui seu tutorial, converti para mp4 sem perder a qualidade e enfim o resultado foi este, eu ainda vou dar um jeito no audio. Sobre o vídeo eu o troquei por outro.

Valeu@nowinskit:thumbsup:, já me ajudou bastante.

Vou deixar algumas imagens para comprar:

snapshot_4.jpg

snapshot_5.jpg

snapshot_7.jpg

snapshot_8.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem muitos filtros de script diferentes e cada um acaba dando um resultado um pouco diferente. Veja aqui a lista, http://avisynth.nl/index.php/External_filters

Olhe as seguintes seções que vai ter os filtros mais voltados para seu problema que podem ser testados

Deringing & Mosquito Noise

Deblocking

Anti-aliasing

Dehaloing

 

Você pode usar um denoiser que acho muito bom que é o removegrain.

removegrain(2,5)

 

Tenta o http://avisynth.nl/index.php/DeHalo_alpha

 

O dehalo_alpha parece que deu o melhor resultado aqui, mas usei só ele sem outros. Eu não tenho experiencia no avisynth com anime, meu foco nele foi para antialiasing de videos de gameplay para amenizar os problemas de qualidade do Youtube. Se você pesquisar sobre Avisynth e anime e quais melhores filtros no Doom9 tem uma seção avisynth usage que vai ter bastante tópico velho a respeito, deve achar bastante informação lá se você manja inglês.

Use "edge noise" "anime noise" "anime ringing" para tentar achar algo a respeito lá.

 

 

 

Dehalo_alpha.txt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz outro script utilizado o MosquitoNR e o Dehalo_Alpha e parece que deu uma melhora vou deixar umas imagens e o script:

 

snapshot_8.jpg

snapshot_10.jpg

 

WZ1.TXT

 

Se você reparou eu mudei as configurações do MosquitoNR pra dar um puco mais de blur. Mais tarde irei usar o outro filtro.

Se eu colocar redenizar o vídeo no Sony Vegas eu iria perder qualidade? Porque eu to afim de fazer uma montagem com esse vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for editar no Vegas, usa frameserver para renderizar, assim você pode usar um encoder x264 e a qualidade pode ficar quase 100% com preset de alta qualidade. Os encoders internos do Vegas como Mainconcept e SonyAVC usam presets de baixa qualidade e podem criar alguns defeitos no vídeo mais nítidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DebugMode Frameserver exporta o vídeo de forma lossless e você pode usar um aplicativo como proprio megui para encodar o vídeo, pois o x264 tem várias opções de encodar para manter o máximo de qualidade do vídeo. Encodar com configurações de baixa qualidade pode acabar deixando alguns artefatos extras no vídeo. Claro que como seu vídeo possui resolução muito baixa talvez não deteriora tanto a qualidade com um encoder ruim ,mas pra prevenir usaria o x264 com as configurações que mostrei no vídeo para reter o máximo que puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

 @nowinskit Após 5 cinco messes finalmente fiz o que você falou e o resultado foi este.

Só achei que ouve uma perda de cores enquanto o efeito dos filtros não deram aquela "suavidade". Eu to deixando um print do preset que usei no Sony Vegas e o script do Avisynth:

 

Captura.PNG.86a4ff6ef162eec206944547521bdd56.PNG

 

AVISource("C:\Vid.avi", audio=false).AssumeFPS(30000,1001)
ConvertToYV12()
MosquitoNR(strength=24, restore=64, radius=2, threads=0)
DeHalo_alpha(rx=2.0, ry=2.0, darkstr=0.8, brightstr=1.0, lowsens=50, highsens=50, ss=1.5)
unblock(cartoon=true)
function daa(clip c) {
nn    = c.nnedi3(field=-2)
dbl       = merge(selecteven(nn),selectodd(nn))
dblD     = mt_makediff(c,dbl,U=3,V=3)
shrpD     = mt_makediff(dbl,dbl.removegrain((width(c)>1100) ? 20 : 11),U=3,V=3)
DD     = shrpD.repair(dblD,13)
return dbl.mt_adddiff(DD,U=3,V=3) }

 
adicionado 5 minutos depois
Em 16/01/2017 às 21:22, nowinskit disse:

Usou denoiser do x264?

 

 

O que é esse tal denioser do x264 e como funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mudança de cor é um erro ou pode ser correção já que seu video "fonte" não tem as cores carimbadas para o decodificador saber. No YUV(padrão de cores dos codecs de compactação x263,x264,x265) existem 2 padrões de cores, BT601 feitos para formato SD e BT709 feito para formato HD. Eles tem distinções na tonalidade das cores.

 

Veja essa tabela da conversão entre BT601 e BT709, e como as cores mudam quando você usa o padrão oposto:tumblr_inline_oba6s7Y6Gs1r14s65_1280.jpg

 

Seu vídeo original tem resolução/aspect ratio SD e deveria ser BT601, mas talvez em alguns casos usem padrão oposto. A troca das cores de seu video deixam meio confuso, pois veja na tabela que quando se converte padrão bt601 para bt709 o vermelho fica mais claro, e no seu caso o tom laranja escureceu para um vermelho, e o azul deveria ficar mais claro mas ficou mais escuro.

Faça o seguinte use estes comandos na sua segunda linha:

ConvertToYV12(matrix="rec601")

ou

ConvertToYV12(matrix="rec709")

 

Veja qual mantém as cores como as originais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só pra atualizar para adicionar informação correta, a barra de cores que postei antes está incorreta. A correta é esta daqui:

 

ColorBars-compare3B.png

As cores da linha do meio são as cores que tanto o bt601 como bt709 vão apresentar em seu monitor quando marcados e/ou decodificados corretamente. Mas o problema está quando o vídeo não possui bandeiras das cores para informar o decodificador e ao mesmo tempo o vídeo utiliza as matrizes contrárias, como bt601 em video HD ou BT709 em video SD. O decodificador sempre estima bt709 para video em HD se o vídeo não estiver marcado, e ele estima bt601 para SD que não esteja marcado.

As cores da linha superior é do erro quando a matriz é bt709 mas o decodificador processa achando que seja bt601, gerando verde mais claro e vermelho mais escuro.

A linha inferior é quando a matriz é bt601 mas o decodificador processa bt709, gerando vermelho mais claro(puxado para laranja) e verde mais escuro.

http://avisynth.nl/index.php/Colorimetry

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...