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TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

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Olá pessoal. Essa TV quando acionada faz um barulho contido de alta, depois pisca o led vermelho uma vez e apaga, se eu deixar na tomada os dois posistores (bobinas desmagnetizadoras localizadas no primário) ficam superaquecendo. Eu tenho que deixar um tempo fora da tomada porque se retornar a ligar em seguida ela não dá nenhum sinal de vida. Eu já medi a tensão do +B no instante que ela tenta ligar e marcou um pico acima de 160v, depois ela vai caindo até o zero ficando apenas os posistores sobreaquecidos.

Antes dela se desligar de vez, quando ainda funcionava, o resistor R544 de 22K estava alterado e eu não sabia. Ela apagou de vez e no começo ainda tentava acender a tela, hoje não chega mais alta e nem o filamento acende, prova que não há alta é que o tubo não está mais acumulando, não houve nenhum odor quando ela parou de atuar.

Essa TV é de 97, e o antigo dono parece que deixou ela encostada sem uso por um longo tempo. Depois que ela apagou de vez eu já troquei uma série de resistores bons no teste mas com aspecto de velhos no vertical, troquei os capacitores 160v, outros do vertical que costumam dar problema, troquei o resistor de 22k... Mas ela continua o mesmo sintoma. Ela ainda possui uns quatro resistores no primário e secundário que estão descascando nas pontas de ferrugem, mas que marcam certinho os seus ohms no multímetro, então não creio que eles sejam o problema. Já testei todos os diodos (inclusive o d402 de 75v da proteção do vertical que está perfeito), já testei todos os resistores, os que não davam pra fazer no circuito eu levantei uma perna pra testar fora. Já removi todos os capacitores eletrolíticos que eu não troquei do secundário e do vertical para testar e ver se tem indícios de vazamento, todos acusaram bons no multimetro e aspectos perfeitos, mas estou me vendo doido aqui por não ter um capacimetro para de fato saber se tem algum ruim no meio deles... Já troquei o vertical por outro, já liguei sem o vertical, já removi o horizontal pra testar no multímetro, enfim, nenhum defeito neles... já estou desde o ano passado tentando arrumar essa TV mas está difícil.

 

Alguém em outro fórum me sugeriu isolar o +B do flyback para ver se a tensão cai pra uns 145V e assim constatar um possível curto nele, mas quero outras sugestões também. Obrigado.

Componentes trocados por novos até então: CI LA7840, C546, C942, C526, C924, C411, C541, C410, C523, C413, R525, R526, R413, R544 (o do primário de 400v eu cheguei a trocar por outro igual mas de 450v, não mudou o sintoma então eu retornei o original).

Melhor esquema que encontrei para quem quiser me ajudar mesmo: :D 

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/jvc-esquemas-tv/jvc-avt2977-25183/

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Bom dia colega,

Agora eu não posso, más nessa tarde eu vou abrir o esquema e estudar.

Pelo que observei rapidamente, essa tensão não deveria estar alta, nem se o TR e TSH estivessem fora.

Pois o controle já começa na saída do secundário.

 

Ví um circuito de OCP próximo, o que faz pensar que esta TV foi bem projetada, pelo menos para os padrões da época.

Não analisei tudo, mas deve ser boa mesmo. Vamos ver!!!

 

Por enquanto não vi um circuito OVP depois do secundário, pelo menos ainda, o que me faz pensar na ineficiência do OCP e os danos que podem acontecer em qualquer componente depois do secundário, se perdermos o controle da tensão.

 

Já estou mudando de opinião sobre a TV. kkk

 

Aguarde mais um pouquinho  ;)

 

 

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Ok, ficarei no aguardo ansioso das suas analises, e obrigado por se dispor.  Vou te dar mais detalhes anteriores sobre essa TV que eu omiti por achar ser irrelevante. Quando ela chegou pra mim, ela ligava, piscava o centro da tela, e desligava. Depois que eu abri e removi o deserto do Saara de poeira acumulada em quase 20 anos, eu renovei algumas soldas antigas e substitui o capacitor do "booster", C524 0.011uf 1.400v por um de 0.01uf e 1600, que eu já havia comprado antes mesmo de abrir pela primeira vez, já que esse mesmo defeito foi resolvido com a troca dele em outro caso que achei na internet, coincidência ou não, resolveu o problema dela se desligar (entrar em proteção), eu observei um chiado que parecia sair da chupeta, mas sem nenhum sinal visual de vazamento, no dia seguinte o chiado tinha sumio e retornou depois que abri novamente, e sumia depois de um tempo. Eu notei que essa TV provavelmente nunca foi reparada antes, já que todas as soldas tinham aspecto de fábrica, exceto a do IC vertical que estava com aquela borra marrom, não sei se porque foi soldado por alguém ou porque estava superaquecendo, pois bem, ela passou a funcionar com um traço azul horizontal no centro da tela (essa tv é daquelas que coloca a tela azul quando tá sem sinal) como de vertical fechado, mas sem brilho intenso, bem fraquinho, a depender da posição que eu deixasse a placa, a imagem começava a querer abrir e com retraços, e as vezes abria toda, então eu abri de novo, ressoldei mais componentes incluindo o vertical, e ela por coincidência ou não funcionou perfeitamente por menos de uma hora, só o tempo de testar os canais abertos com antena, acessar o menu e ligar o meu PS3 nela, num dado momento que a desliguei e tentei religar, ela não quis, já dando sinal que algo estava errado, ela retornava o sintoma anterior do traço horizontal azul e normalizava, depois ela piscava querendo fechar o vertical, mas eu continuei com ela ligada até que a mesma se apagou de vez e não ligava mais, e nas tentativas seguintes ou nada acontecia, ou ela ten tava ascender a tela. Numa delas um brilho bem intenso no centro que ficou acesso por vários minutos depois de desligada, fiquei com medo de causar danos no fósforo. Após isso ela nem tenta mais acender o filamento e está assim. Esse problema do vertical me parece irrelevante, pois podia ser capacitor fraco que após esse episódio eu já substitui vários do setor vertical, troquei aquele r544 de 22k que tava alterado e com aspecto degradante, e até coloquei outro ci vertical que um técnico de uma eletrônica aqui perto me cedeu gentilmente, o zener de 75v como relatei, está bom. Retornei o c524 original, o sintoma não mudou, e não creio que ele esteja com problemas. 

Eu obtive esse pico de 160v em um dos pinos de um capacitor no secundário, e medi também na saída do diodo d941 que leva o B1 e no próprio B1 do flyback, todos marcam esses 160 de pico rápido e depois vai caindo pra zero da mesma forma. Eu meço colocando o negativo no GND do tubo (suporte metálico). É a primeira TV que tento reparar, aprendi como usar multímetro, ler resistores, capacitores.... tudo isso em poucos dias porque estou tomando gosto... mas realmente preciso de ajuda pois essa TV é bronca. Sei dos perigos mas tomo todos os cuidados necessários, mesmo sabendo que o tubo não acumula mais carga depois que ficou assim, eu sempre cumpro com o "ritual" de "descarregar" o mesmo quando preciso remover a chupeta.

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abrindo o esquema...

Citação

Alguém em outro fórum me sugeriu isolar o +B do flyback para ver se a tensão cai pra uns 145V e assim constatar um possível curto nele, mas quero outras sugestões também. Obrigado.

 

Na verdade, se houvesse um curto nessa linha, provavelmente nem haveria o +B.

Às vezes soltamos o TSH pra aliviar a carga da fonte e ter como resposta, a recuperação da tensão.

 

Bom, pra começo de conversa, esse esquema tá osso de enxergar.

Vamos lá...

 

Durante a análise eu vou lhe solicitando verificações de tensão em determinados pontos.

O terra da fonte primária é diferente dos demais pra efeitos de leituras corretas, demais estágios, pode usar o terra do tubo mesmo, ou outro que lhe for conveniente.

 

Até às 22h de hoje eu fico por conta do senhor. OK?

 

Por favor, me informe as tensões que aparecem no secundário em c944/c945/c942 e tensões nos pinos 1 e 2 do (pc921) foto-acoplador.

adicionado 38 minutos depois

@hardtecnica

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Muito obrigado, eu tirei esses capacitores todos :oops:, e todos acusam bons no multímetro e no aspecto visual, vou devolver agorinha mesmo todos eles para fazer os testes sugeridos.

Novidade, eu removi o Q521 para testar, esse mosfet costuma dar problemas segundo relatos, resultado, com o + no G e - no S para fechar, ao invés do D (+ do teste) e o S (- do teste) em seguida marcar um curto, ele vai do -0 até o infinito, ou as vezes só infinito, ou seja, parece estar aberto.  Eu "abro" (- no G e + no D), e ele também marca infinito quando faço o teste anterior entre o D e o S, o que é normal, o problema é que quando tento fechar, ele sempre acusa essa resistência alta, só quando inverto as ponteiras é que ele marca entre o D e o S uma alta, mas não infinita, em torno de 500ohms. Devo trocar esse componente antes de fazer os seus testes? Quais os equivalentes dele (BSN 274)? Queria encontrar um de alguma sucata aqui mesmo...

Esses esquemas são osso mesmo de ler, esse foi o menos ruim no geral. Tem esse em low res também, mas pode ter partes mais legíveis que este:

gradiente-htm299s.pdf

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51 minutos atrás, hardtecnica disse:

Muito obrigado, eu tirei esses capacitores todos :oops:, e todos acusam bons no multímetro e no aspecto visual, vou devolver agorinha mesmo todos eles para fazer os testes sugeridos.

Novidade, eu removi o Q521 para testar, esse mosfet costuma dar problemas segundo relatos, resultado, com o + no G e - no S para fechar, ao invés do D (+ do teste) e o S (- do teste) em seguida marcar um curto, ele vai do -0 até o infinito, ou as vezes só infinito, ou seja, parece estar aberto.  Eu "abro" (- no G e + no D), e ele também marca infinito quando faço o teste anterior entre o D e o S, o que é normal, o problema é que quando tento fechar, ele sempre acusa essa resistência alta, só quando inverto as ponteiras é que ele marca entre o D e o S uma alta, mas não infinita, em torno de 500ohms. Devo trocar esse componente antes de fazer os seus testes? Quais os equivalentes dele (BSN 274)? Queria encontrar um de alguma sucata aqui mesmo...

Esses esquemas são osso mesmo de ler, esse foi o menos ruim no geral. Tem esse em low res também, mas pode ter partes mais legíveis que este:

gradiente-htm299s.pdf

O esquema está mais legível.

 

Com relação aos testes de capacitores com multímetro ou capacimetro, não dá pra ter 100% de confiança nas leituras/ mesmo apresentando BOM nos testes, podem estar ruim quando em funcionamento. Não é regra, mas em circuitos críticos geralmente trocamos sem testar.

 

Quanto ao mosfet, ele é um canal N, então ponteira vermelha no Gate e preta no source pra chavear, uma vez feito isso, o mesmo vai apresentar 001/002 ohm entre Dreno e Source.

 

Agora, pra desarmar, é só inverter as ponteiras do procedimento anterior, só que tem uma diferença: este mosfet tem um diodo interno, que quando colocar o ponteira vermelha no source/ preta no Dreno, ele vai marcar uma resistencia maior que 400ohm. Atente a isso. Repita o procedimento e garanta que o mosfet vai estar desarmado; pra isso, basta curto-circuitar os 3 terminais ao mesmo tempo com qualquer coisa metálica.

 

em seguida, faça o que solicitei no tópico anterior.

Não precisa ser hoje porque já está tarde.

Pode fazer isso amanhã, se quiser.

 

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Entre o dreno e o source (preto e vermelho) eu tenho 578ohms, invertendo infinito, se é um diodo, tudo normal. Vermelho no G e preto no source, e depois vermelho no D e preto no S, mesmo sendo a mesma coisa que fiz antes, funcionou, marcou 007, talvez porque dessa vez eu desarmei invertendo com você falou (preto no G e vemelho no S) sem seguir o tutorial que vi no vídeo. Enfim, mosfet está bom afinal.


Fiz logo hoje suas sugestões, segue os resultados. (Todos esses valores são do pico antes de caírem para zero medidos na escala DCV 200.


Pc921
Pino 1: 6.9v (cai rapidamente)
Pino 2: 6.2v (cai mais lentamente)
C944
+: 13v (cai num piscar)
-: 0v
C945
+: 12.4v (cai num piscar)
-: 0v
C942
+: 166v (e vai caindo)
-: 0v

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Algumas pessoas poderiam lhe sugerir para soltar o fly e tal, mas como a tensão sobe muito rápido, eu prefiro apostar no defeito de ic941.

 

O ic941 é um amplificador de erro, ele deveria sentir essa tensão mais elevada em c942 e fazer pc921 conduzir de tal forma que reduza o tempo de condução do mosfet interno de ic921.

     portanto, recomendo que substitua ic941.

 

O primeiro passo é este, quando o +B se estabilizar em 130V ou próximo disso após a troca, peço que retorne com as mesma informações nos pontos de coleta que eu solicitei no tópico passado

.

Não tem problema se a TV continuar em standby, porque essa TV deve ter mais defeitos/ este é só o começo.

 

 

 

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Muito obrigado. Eu já estava desconfiado que pudesse ser algum transistor mesmo, inclusive já estava de olho nesse SE130, mas não sei como testa-lo. Quais os substitutos dele? Tenho algumas sucatas aqui de fonte de alimentação de PC... A depender eu já coleto as novas medidas hoje caso tenha um aqui.

 

Mas a TV não está em standby. Tanto que eu só tenho tensões por uma fração de segundo, depois eu tenho que tirar da tomada e esperar. Ela parece estar sempre entrando em proteção, talvez por essa tensão elevada.

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@hardtecnica o problema é que este componente só deve ser encontrado em outros modelos dessa marca. 


Hoje em dia um dos mais usados nessa posição é o Tl431.

 

Procure o se130 no Mercado Livre. /ou em alguma loja na sua cidade.

 

Com relação ao Standby, depois que voce trocar o ic941, acredito que TV devera permanecer em standby por proteção até encontrarmos outro defeito.

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3 horas atrás, hardtecnica disse:

Não encontrei aqui na cidade. O que mais pode precisar ser trocado? Porque se o mesmo vendedor tiver eu aproveito o frete.

Boa noite colega.

Deveríamos aguardar a troca do ic941 primeiro.

Como por sugestão do senhor para economizar no frete, imagino que pode gastar dinheiro em coisas desnecessárias. No momento não temos como afirmar que outras coisas estejam ruins, o que tenho é uma forte convicção que há outros defeitos.

 

Bom, segue a lista:

q522;

2 unidades de 2sc4544-c1

q941;

c524;

c381;

c382;

ic941;

c942;

ic401;

ic541;

ic291;

ic292;

ic293;

 

Alguns componentes podem ser testados e eliminados da lista se estiverem bons. Infelizmente, alguns componentes não dão medidas confiáveis no multímetro, o que sugere troca direta como medida de segurança.

 

Algumas dessas peças podem nem ser usadas, mas se te conforta, poderá usa-las em outra TV no futuro.

 

Lembrando que isso não é tudo, e que pode haver outros componentes com defeito que nem foram citados acima. Isso pode ocorrer e não quero ser culpado disso; ok?

 

A lista está aí e se mais alguém tiver outras sugestões, serão bem vindas.
 

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Ah, só isso? Tá tranquilo :tw_grimace:

Na verdade não posso gastar muito em coisas desnecessárias não, sua lista por exemplo, só posso comprar o que for mais essencial pra sanar o defeito e mais certo de ser a causa, se não vai sair caro. Já vi tv's de tubo aqui na cidade por 80 e funcionando. As coisas assim que vou trocando sem real necessidade até aqui são as mais baratas e genéricas, relativamente mais fáceis de achar. 

Por gentileza, pode me informar quais desses eu posso testar no multimetro?
 

O C942 é novinho, troquei esses dias depois do episódio, ele é de 250v mas mesmo uf. O IC401 eu já troquei por outro, se ele estivesse ruim provavelmente o zener d402 teria entrado em curto. O C524 eu já tenho o 103j 1.6kv. Porque o original é impossível. O C382 está presente no socket, mas o C381 é ausente de fábrica. Talvez eu consiga amanhã outra placa dela de sucata pra pegar esse transistor e o que mais precisar. Vamos ver. Por hora estou trocando três resistores que já estavam descascando. O R962 na mesma situação, de 1.2ohm e 2w que não encontro pra comprar de jeito nenhum, tá até um pouco deformado, mas não sei se posso substituir por outro valor próximo ou se tem que ser preciso mesmo. Estou trocando só pra deixar tudo novo e evitar problemas depois que for reparado, porque eles estão "bons" no teste. Está até engraçado o R922 e o R923 que eu trouxe o de 5w de porcelana porque não tinha outro menor, o original é 2w, imagine aí.

Obrigado, sua ajuda está sendo muito importante.

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Use os resistores conforme montagem do fabricante/não pode ter valor menor ou maior.

 

A i informação sobre ic401 não está muito correta/ mas se trocou, ótimo.

 

Oa reguladores ic941, ic942, ic943 podem ser testados fora do circuito. Ligue numa fonte externa e veja se na saída aparece a tensão correta.

 

 Como eu te falei no tópico anterior, o defeito pode ser só aquele ic941 mesmo, só que hoje não tem como ser exato.

 

Vou dizer porque:

Os técnicos já vão em cima do defeito e não ficam soltando tantos componentes assim.

 

Imagino que já trocou muita coisa. Novo ou usado, já mexeu no circuito. Então há grandes chances de ter colocado involuntariamente mais defeitos.

 

Agora o senhor me entende?

 

Assim, o senhor tem que fazer uma escolha: consertar pra ter a TV, ou consertar pra aprender. Se comprar outra TV pode ficar mais em conta por razões que expliquei acima. Se quer aprender, pode prosseguir o conserto dessa TV ou escolher uma outra. O senhor é que escolhe.

 

Bom, a questão é que quanto menos mexer nos circuitos, mais chances tem de consertar.

 

Tome bastante cuidado com as trilhas na hora de  soldar/dessoldar pra não estraga-las com o calor do ferro de solda.

 

Se o senhor encontrar o ci em sucata, talvez não precisa comprar um novo. Espero que sim. ;)

 

 

 

 

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A placa dessa TV é bem resistente. Hehe. Posso te garantir que do que fiz até aqui eu não acrescentei nenhum defeito novo, eu tenho muito cuidado no manuseio, na hora de soldar pra não criar curto,  sou muito atento até quando algo sai fora do esperado. Eu buli muito nela pelo motivo de ter funcionado inicialmente com aqueles problemas que descrevi no vertical, então naquela região eu já troquei muita coisa no que tange resistores e capacitores, mas tudo isso só depois dela ter apagado de vez, antes eu só havia trocado o c524 mesmo. Até a questão da altura do R em relação a placa eu respeito pra preservar refrigeração, e pasta térmica branca pras microfissuras do CI e dissipador....

 

Um R smd próximo ao vertical chegou a ser arrancado pelo ferro de solda, eu catei, testei e coloquei de volta, isso mostra que o você fala é verdade, mas sou muito atento para contornar estes casos. Então estou esperançoso de ser só esse ic 941 sim.


O IC 401 é o seguinte, todo mundo que já reparou essas TVs fala que quando um queima o d402 vai junto, ou vice versa, se está correta ou não essa afirmação eu não sei.

 

Eu quero arrumar com os dois objetivos, aprender e ter a TV, porque desde que minha LG ficou com a imagem expandida e borrada eu fiquei no sentido de conseguir outra(as). Tenho uma Sony LCD de 40, pode me chamar de louco, mas meu objetivo é ter quem sabe um dia um daqueles modelos que fazem 1080i e um monitor PVM da Sony.

 

Caso não arrume de sucata talvez importe da China, então como vai levar meses, passo pra outra Sony que comprei junto com ela. Essa Sony fica azulando a imagem e abrindo o screen sozinha, depois que aquece volta ao normal. Ela tá sem convergência, quero dicas de como ajustar sem quebrar as aletas, mas isso fica pra um próximo tópico.

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  • 2 semanas depois...

@Classificados Mineiro IC941 trocado. Continua o mesmo sintoma, não chega a ligar e pisca o led uma vez mostrando esse pico de tensão. Os mesmos 160+v de piscada no c942. Esse pico realmente deve ser levado em conta como uma tensão maior que o normal? Eu pergunto porque talvez esse pico não signifique isso. Não sei.

 

(Atualização) Lá atrás, logo quando trocado o C524 que a TV saiu da proteção e operava querendo fechar o vertical,  eu devo soltado uma perna do R103 pra testar fora enquanto buscava resolver esse novo sintoma. Hoje fiz uma revisão visual geral para tentar encontrar problemas provocados por minha pessoa e achei esse resistor com uma perna sem solda. Sem necessidade nenhuma devo ter testado ele lá atrás porque tinha acusado curto (claro, tem um indutor entre eles (hehe)) e esqueci de soldar de volta essa perna. Vai ver ela chegou a funcionar depois sem eu me dar conta disso. Não posso afirmar se mexi nela antes dessa 1 hora que ela chegou a funcionar perfeitamente, mas estou quase certo. Depois nem pensar eu iria procurar coisas no Tuner, só pode ter sido antes mesmo. Descrevo isso para deixar mais detalhado e sem nenhuma omissão pra ajudar a encontrar respostas caso eu tenha provocado com esse descuido isolado um problema em algum componente nessa região que passou a colocar a TV em proteção. De resto, os circuitos da TV estão perfeitos. Sim,  soldei de volta esse resistor e o sintoma não alterou.

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  • 2 semanas depois...

Estou a disposição caso tenha mais sugestões. Uma vez que o ic941 estava bom, eu não sei por onde recomeçar, qual daquela lista seria o mais provável.

 

O 1 e 2 do PC além de baixo (6.9v e 6.5v) deveria estar com certa diferença na tensão. Correto? De 1V quando normal (11.8v e 10.8v). Talvez eles estejam se igulando por uma tensão maior que está chegando no PC, fazendo ativar o ovp no ic921. Me corrija se escrevi algo sem sentido.

@Classificados Mineiro

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