Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV GRADIENTE HT M299S (mesma JVC AVT2977) pisca led vermelho e desliga


Ir à solução Resolvido por hardtecnica,

Posts recomendados

  • Coordenador

Colega @hardtecnica, Por tudo que já foi verificado nesse seu TV, sugiro que troque o Yoke dela! Se você não tiver uma bobina Yoke ai compatível com a original desse TV, não terá certeza de qual o defeito dela...

 

Um pouco de off-topic (histórias que passamos), Certa vez (à muito tempo), fiquei com uma "Cineral" pescoço fino desarmando logo que ligava por quase duas semanas na bancada! Já tinha feito de tudo e nada de solucionar! Ai me veio na cabeça de desligar o filamento do tudo da placa e alimenta-lo por uma fonte 12V separada!.... :o! (nada a ver né?)

Mesmo não sabendo qual era a tensão do filamento fiz isso! Deixei uma fonte ligada por quase dois minutos aquecendo o filamento do tubo..., Sem desligar minha fonte, liguei o TV, e para minha surpresa apareceu uma "trama" em forma de trapézio invertido ( \ / ) e com pouca largura!... (muito rápida, pois a Tv desarmava logo que ligava!)...

Como eu não tinha nenhuma bobina de 20" pescoço fino, coloquei um Yoke de 14" no lugar..., e não é que o Tv chegou até apresentar imagem?!?!?!..., Tentei outras bobinas de 20" mas só tinha de pescoço grosso!... no final das contas, tive que devolver o TV como sem conserto! (Nas lojas aqui não tinha essa bobina, e na época, internet era coisa ainda para "loucos"Hehehe!).... Fim do off-topic!...

Boa sorte ai!...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa TV está difícil. Até o colega Mineiro ficou desmotivado naquele dia, hehe.

 

Sua história é interessante, porque nunca cogitei o Yoke. Como descrevi lá atrás antes de ficar assim, ela chegava a tentar acender a tela. Da ultima vez até deixou marcado o fósforo por alguns minutos. Não sei até que ponto isso poderia correlacionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, hardtecnica disse:

Essa TV está difícil. Até o colega Mineiro ficou desmotivado naquele dia, hehe.

 

Sua história é interessante, porque nunca cogitei o Yoke. Como descrevi lá atrás antes de ficar assim, ela chegava a tentar acender a tela. Da ultima vez até deixou marcado o fósforo por alguns minutos. Não sei até que ponto isso poderia correlacionar.

Bom dia!!!

Me ajuda a clarear mais as coisas pra entendermos melhor.

O LED Power ON/ ele chega a dar piscadas ou mudar de cor alternadamente com intervalo de 1/2 segundo?

 

Citação

 

O 1 e 2 do PC além de baixo (6.9v e 6.5v) deveria estar com certa diferença na tensão. Correto? De 1V quando normal (11.8v e 10.8v).

 

 

Correto.

 

Citação

Talvez eles estejam se igulando por uma tensão maior que está chegando no PC, fazendo ativar o ovp no ic921. Me corrija se escrevi algo sem sentido.

No pino 1 de PC921 deveria haver um nível DC próximo de 12V(11,8V).

6.9V é muiiito baixo mesmo/ mas isso só acontece porque Q943 e Q944 estão conduzindo.

 

Q943, Q944 e Q942 dependem de um nível DC de IC701 (pino 31) pra ligar o resto do circuito.

Dependendo do nível, estes transístores fazem a TV permanecer em Standby, não importa o motivo, pode ser por opção do usuário ou um defeito que existe lá na frente.

 

Quando a TV sai de standby,  o transístor Q941 conduz e fornece a alimentação de H-vcc no pino 3 de IC201. Nesta condição, já temos a formação do H-out.

 

Daí com o sistema funcionando, o pino 48 de IC701 recebe uma amostra do nível DC da saída 5 do flyback, mesma do HEATER através de Q511. Conforme for o nível nessa entrada, haverá uma mudança de estado na saída de IC701 que vai retornar a TV pra Standby, vai impedir que a TV ligue novamente pelo controle, até que se retire/ligue da tomada.

 

Eu expliquei o básico do básico apenas.

A ideia é te dar um norte pra seguir

Trabalhe pra rastrear os motivos que fazem as tensões de PC921 ficarem tão baixas assim.

 

Se puder me passar os valores das tensões na base de todos os transístores citados acima, vai ajudar bastante.

Na dúvida, me pergunte.

 

Boa sorte aí  ;)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Por favor, devo chegar em casa daqui a pouco e vou analisar com carinho as leituras.

 

 

Poderia monitorar a tensão no coletor de Q511 no instante em que apertar o botão powe.

 

Mas antes desligue pela tomada e deixe por pelo menos uns 15s desconectado antes de fazer a leitura dessa tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro Todas eu estou coletando assim, se eu não esperar entre um e outro ela não dá nenhuma tensão. Na verdade já deixo o power pressionado, coloco a ponta de teste e plugo a tomada com a outra mão, já que esses valores só piscam rápido no multímetro.

 

No coletor do q511 eu fiz agora já depois de um bom tempo fora da tomada. Dá os 4.4v mesmo.

 

É normal o multímetro em acv acusar em C906 350v em acv e 150v em dcv? Já assisti videos onde o técnico diz que ele não deve exibir nenhum valor na corrente alternada, mas não sei se isso varia de um multímetro pra outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

Ótimo

Daqui a pouco eu chego em casa e vejo o que está acontecendo.

 

Te dou respostas.

 

Também vi o outro vídeo da Tv Sony lá.

Mas esse da Sony é antigo. Hehe. Foi o de abertura daquele tópico, antes dela apresentar aquele outro sintoma e da solução.

 

Ok. No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Desculpe.

estava configurando a rede wifi da minha filha.

Vou ver o que temos até agora e te respondo

adicionado 43 minutos depois
2 horas atrás, hardtecnica disse:

q943:
b: 5.5v
c:0v
e:0v

 

q944:
b:6.3v
c 5.4v
e 5.0v


q942:
b: 12.6v
c: 0v
e: 0v

 

q941:
b: 12.6v
c: 0~2.4v
e: 11.5v


q511:
b: 0v
c: 4.4v
e: 0v

q943:

está muito alta esta tensão de base porque tem dois resistores formando um divisor de tensão nessa linha.

No esquema não dá pra ver os valores de cada um porque está apagado.

Testa eles, talvez o de baixo esteja aberto/

 

q942:

Nossa!

Esse nível DC na base está nas alturas!

Cadê os resistores de polarização?

Tem uma coisa estranha...

O nível DC do emissor deste transístor tem que ser igual ao nível apresentado no pino 1 de de IC941 (130V)

Por isso recomendo que dê uma conferida em L941 (pode estar aberta).

 

Q941

b: 12.6v
c: 0~2.4v
e: 11.5v

Com estas leituras não dá pra ser exato, porque esse transístor pode não estar conduzindo de emissor pra coletor ou o capacitor C945 pode estar com baixa capacitância. Confere isso aí.

 

q511:

Cheque o nível DC em C561 e cátodo do zêner D562.

adicionado 51 minutos depois
2 horas atrás, hardtecnica disse:

@Classificados Mineiro Todas eu estou coletando assim, se eu não esperar entre um e outro ela não dá nenhuma tensão. Na verdade já deixo o power pressionado, coloco a ponta de teste e plugo a tomada com a outra mão, já que esses valores só piscam rápido no multímetro.

 

No coletor do q511 eu fiz agora já depois de um bom tempo fora da tomada. Dá os 4.4v mesmo.

 

 

Não é necessário testar todos transístores assim.

por enquanto, será apenas o Q511.

 

Citação

É normal o multímetro em acv acusar em C906 350v em acv e 150v em dcv? Já assisti videos onde o técnico diz que ele não deve exibir nenhum valor na corrente alternada, mas não sei se isso varia de um multímetro pra outro.

Se fizer assim, vai ser normal mesmo.

Não se mede assim/ tem que ser outro multímetro com recurso pra isso.

Se usar um analógico na escala ACV, e conectar a ponta de prova vermelha no conector OUT, e a preta no comum, aí será possível medir o ripple.

 

Com seu multímetro não dá.

Talvez se inverter as pontas de prova, você consegue alguma leitura, más que não é nada confiável.

adicionado 53 minutos depois
1 hora atrás, hardtecnica disse:

Nesse video pedi a outra pessoa pra plugar e retirar a tomada entre os testes. No primeiro medi o coletor do q511 (4.1V) e no segundo a base do q942 (11V), só pra você ver como estou tirando essas medidas. 
 

 

assisti seu vídeo.

mas não é necessário medir assim todos transístores.

Fica tranquilo.

O defeito está bem mais perto de ser encontrado do que imagina.

 

Basta apenas manter uma tranquilidade ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não consigo entender, uma vez que só posso tomar essas medidas da forma como fiz no vídeo. Se eu simplesmente ligar e sair medindo os transistores sem remover, esperar, e ligar novamente a tomada, eu terei apenas 0V neles, tudo que tenho é esse pico que o multimetro apresenta, exceto por exemplo, o C906, que mesmo após ela se desligar, eu continuo tendo tensão quando apoio os testes em sua respectiva polaridade.

Vou seguir suas recomendações e amanhã dou retorno.  Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Bom dia.

Acontece que mesmo fazendo da forma que faz, usando o multímetro, você sempre terá uma leitura incompleta que pode levá-lo a tomar conclusões pouco válidas.

 

O certo mesmo pra fazer a leitura dessa forma, seria com a ajuda de um osciloscópio pra vermos a forma de onda destes pontos. Por isso limitamos a fazer isso pouquíssimas vezes.

 

Quando vejo seu vídeo, até tenho impressão que ouço o som de alta chegando no tubo, mas aí ela desliga.

Dá tempo pro pulso de sincronismo chegar lá na frente e fazer o FLY fazer seu serviço/

Só não vai haver luz na tela porque não dá tempo pro filamento aquecer os cátodos.

 

Então, o senhor também deve ter percebido que o LED power ON permanece apagado depois que o circuito de proteção desliga a TV. Isso aqui diz muita coisa meu amigo ;)

 

Se fosse o circuito de proteção X-ray, proteção OCP, proteção de OVP ou mesmo o uma anomalia no circuito de correção vertical (C413)/ o LED power ON/ deveria estar piscando com cores alternadas num intervalo de 1/2 segundo.

E pelo que notei, o micro é inocente nessa história.

 

Pois a fonte apenas cai!!! por isso o LED fica apagado.

Assim, reforça o que eu sempre acreditei que fosse um defeito na fonte primária mesmo.

Talvez seja um defeito no STR ou outra coisa/ mas está lá.

 

Me passa quando puder a leitura de +B.

 

Aguardo o resultado das solicitações que fiz no post anterior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu descrevi no primeiro post, que piscava uma vez e apagava. Gravei o vídeo pra ficar mais claro o sintoma (exatamente, ele faz um barulho e vibração de alta, que é mais forte se ficar muito tempo fora da tomada), depois que você perguntou se piscava com intervalo, aí eu entendi que você se passou naquela informação, e tudo bem, você se dedica a muitos tópicos aqui ao mesmo tempo.

 

Posso adiantar que não achei nenhuma tensão no catodo do zener e no C561.

O C945 infelizmente nunca pude testar a capacitância, só se ele pega carga, e nesse ponto estava ok. 

O L941 no circuito não acusa estar aberto. Aqueles resistores são smd. Um de 15k e outro de 10k. O de 15k eu obtive 10.8k, o de 10k eu obtive 7k. Provavelmente por estarem no circuito. Vou tentar dar um jeito de medir eles, qualquer coisa eu arranco pra testar fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

Realmente não tinha visto essa informação das piscadas do LED power ON./ como não vi mesmo.

 

Aguardo notícias.

Não se esqueça de informar o +B

O +b eu posso obter também naquele c942. Correto? Se for eu medi ontem, deu aqueles 160v de pico mesmo. Mas como toda tensão, não se mantem, sobe e cai pra zero independente de remover a tomada.

adicionado 2 minutos depois

Mas esses resistores smd, dado o que descrevi, valem a pena testar fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica  Bom dia.

Citação

O +b eu posso obter também naquele c942. Correto? Se for eu medi ontem, deu aqueles 160v de pico mesmo.

O mais +B pode ser medido em C942.

 

Citação

Mas como toda tensão, não se mantem, sobe e cai pra zero independente de remover a tomada.

Mais um motivo pra investir nessa fonte.

Verifique R910, R911, R929, R925, R932, R927, R928, R930 , R933, C910, C911, C923 C924, C927, C929, C930, D929, D905, D923, IC921.

 

Os componentes destacados em negrito são os + CRÍTICOS e NECESSÁRIOS na verificação da lista.

Más é importante testar todos os componentes da lista.

 

Quando medir tensão deste lado da fonte, lembre-se de mudar o terra da ponteira também.

Gostaria que informasse o nível DC de Q921 e IC921 (pode medir normalmente, mas evite medir no pino 3 de IC921)

 

o esperado no Q921 é:

C: 10.4V     / B: 9.9V      / E: 10.5V

 

o esperado no IC921 é:

1: 2.8V   / 2: 0V    / 3: 126V    / 4: ? (não consigo visualizar/ verifique no seu esquema)     / 5: 0V

 

Citação

Mas esses resistores smd, dado o que descrevi, valem a pena testar fora?

Por enquanto não retire. Eu disse por enquanto.

 

No mais, espero que encontre um defeito na fonte desse lado.

Boa sorte ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Quando medir tensão deste lado da fonte, lembre-se de mudar o terra da ponteira também."

 

Pode me explicar melhor esse trecho? Acho que nunca medi tensões no primário.

 

O 3 de 1260v poderia queimar o multímetro (ou shock)?

adicionado 24 minutos depois

Tudo ok até aqui, alguns R são opcionais e um deles de 8K no manual tem um jumper no lugar, mas até aí deve estar tudo bem. Mas o D929 eu tenho resistência na casa dos 600 dos dois lados, um deles deveria dar infinito como todos os outros, vou testar fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...