Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema para led 7 segmentos


Galdino14

Posts recomendados

Olá amigos.

Estou precisando de um esquema para led 7 segmetos, bem simples pois sou uma negação em eletrônica, de maneira que a cada toque em um interruptor os números avancem de 0 a 9 e uma forma de voltar a zero também com apenas um toque. Quero utilizar pilhas como fonte de alimentação. Não quero usar arduino. Será que vocês poderiam me ajudar? Desde já agradeço pela atenção de todos.

Abraço

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Faller.

Muito obrigado pela atenção. Fiquei muito grato mesmo.

Te peço desculpas pela minha ignorância mas preciso de alguma coisa bem simplificado mesmo. Com os nomes dos componentes, etc. O problema é que eu não entendo nada de eletrônica mas sou curioso e gosto de "futucar". Nem sei se é possível simplificar ainda mais a ajuda que você me deu. Mas se for, desde já agradeço, pela segunda vez, por sua atenção.

Abraço

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Galdino14 disse:

Oi Faller.

Muito obrigado pela atenção. Fiquei muito grato mesmo.

Te peço desculpas pela minha ignorância mas preciso de alguma coisa bem simplificado mesmo. Com os nomes dos componentes, etc. O problema é que eu não entendo nada de eletrônica mas sou curioso e gosto de "futucar". Nem sei se é possível simplificar ainda mais a ajuda que você me deu. Mas se for, desde já agradeço, pela segunda vez, por sua atenção.

Abraço

Carlos

Guie-se pelo último esquemático que tem mais conexões do que componentes.

São 8 resistores, um capacitor, um botão de pulsar, dois CI's e um display 7 segmentos do tipo Anodo comum..

Lembre-se das dicas escritas no diagrama. Além das ligações mostradas tem ainda de ligar, no 7490 o pino 10 a massa e o pino 5 ao positivo da alimentação.

No Ci 7447 ligar o pino 8 a massa e o pino 16 ao positivo da alimentação.

 

Se desejares um botão para zerar o contador em qualquer momento separe, no CI 7490, os pinos 2 e 3, dos demais ligados a massa, deixe-os unidos e ligue-os via um resistor de 390 ohms a massa. Coloque um segundo botão pulsador entre o + 5 volts e a junção desses pinos 2 e 3. Esse será o botão de reset do contador.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais simples que esse não tem:

imagem480.GIF

 

Mas primeiro estude um pouco sobre o CI 4026 e sobre Displays de 7 segmentos, vai precisar saber que existm 2 tipos deles, os de catodo comum e os de anodo comum.

Por exemplo, nos circuitos postados pelo @faller são usados displays de anodo comum, já no que eu postei são usados os de catodo comum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre88

Você pode conferir a lista dos componentes do esquema que você me enviou?

 

- 1 bateria 6.0 V

- 2 botões de pulsar

- 1 resistor 10k ohms

- 1 resistor 1k ohm

- 1 capacitor 4.7uF

- 7 resistores 180 ohms

- 1 display catodo comum de sete segmentos

 

Mais uma vez agradeço (pela paciência) com o aprendiz.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...