Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse problema pode ser por causa da frequência da memória?


Posts recomendados

Oi. Estou com problema pra rodar qualquer jogo, só tenho jogos originais. Acontece o seguinte. Com poucos minutos jogando, geralmente não mais do que 5 minutos, o pc trava. Ele não desliga, continua funcionando,não dá vídeo e some o áudio, a tela fica preta como se não tivesse sendo alimentada de energia pela fonte do pc. Só consigo sair desse modo desligando e ligando o pc de novo. O computador é praticamente zerado. Só processador e HD que já eram usados e ainda assim, pouquíssimas vezes. Já verifiquei as temperaturas através do Riva Tuner na hora do jogo antes dele travar e tá tudo ok. Vga chega no máximo a 70º e o processador não vi passar de 60º. 

 

Lendo sobre isso, vi que pode ser a memória ram, A minha é uma  8gb ddr4 2400mhz G.Skill Value F4-2400C15S-8GNT. Vi que devido a minha placa-mãe ter suporte apenas até 2133mhz de frequência, a minha ram pode está trabalhando na frequência errada. Já acessei a bios da placa-mãe e vi que lá que a ram frequency está setado no auto. Não vi nenhuma opção pra mudar a frequência em sí. O que vi foi duas opções, uma sendo enable boost e outra desabre boost. Isso pode realmente ter a ver com o que tá acontecendo? O que são esse enable boost e desable boost?

 

Por favor me ajudem. Estou aqui p da vida, pois estava empolgado pra matar o verme e me vem isso. Se alguma alma caridosa puder me ajudar, serei eternamente grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

Processador: Intel Core i5 6500 Skylake

Cooler: Deep Cool Ice Edge Mini FS

Placa de vídeo: XFX Rx 470 4gb

Placa-mãe: Gigabyte H110M-H

Memória: 8gb 2400mhz DDR4 G.Skill NT

HDs: Seagate 500TB 7200RPM

Fonte: Pcyes Shocker 500w 80 Plus White

Gabinete: Thermaltake Versa H15 Window

 

Quase tudo novo, nunca usado. Comprei usado apenas o processador e o HD, ainda assim  com pouquíssimo uso e de um amigo de confiança.

adicionado 3 minutos depois

Não sei se é relevante, mas aconteceu ao jogar Farcry Primal e Metal Gear Solid V. Quando eu jogo FIFA 17 ou PES 17 não dá problema. Não sei se por serem jogos mais leves e não forçar tanto o hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, felipepif disse:

@NascarBR

Baixei o drive da placa-mãe hj mesmo, isso não significa que já está atualizado? Ou tem alguma outra maneira de atualizar isso?

Driver não é Bios. Baixe e rode o CPU-Z, verifique a versão do Bios atualmente instalada e verifique na página da Gigabyte a versão de Bios mais atual que tem pra baixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, NascarBR disse:

Driver não é Bios. Baixe e rode o CPU-Z, verifique a versão do Bios atualmente instalada e verifique na página da Gigabyte a versão de Bios mais atual que tem pra baixar.

É isso mesmo. Tinha confundido. A BIOS estava desatualizada, acabei de atualizar. Vou testar agora o jogo. Rezem por mim kkk. 

adicionado 10 minutos depois

@NascarBR @grievous

Não deu certo. O problema persiste.Não sei mais o que fazer. Vou levar numa assistência técnica pra que lá façam os testes e vejam o que pode ser. Se tiver ainda algo que eu possa tentar aqui por favor me digam. Se não, obrigado pela presteza. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 minutos atrás, felipepif disse:

É isso mesmo. Tinha confundido. A BIOS estava desatualizada, acabei de atualizar. Vou testar agora o jogo. Rezem por mim kkk. 

adicionado 10 minutos depois

@NascarBR @grievous

Não deu certo. O problema persiste.Não sei mais o que fazer. Vou levar numa assistência técnica pra que lá façam os testes e vejam o que pode ser. Se tiver ainda algo que eu possa tentar aqui por favor me digam. Se não, obrigado pela presteza. 

Qual versão do driver da VGA está usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@felipepif Seu caso está complicado, aparentemente não existem incompatibilidades quanto ao seu hardware. Imagino que deva ser algum problema do sistema operacional ou drivers.

Qual windows você está usando? Tente atualizar ele para a versão mais recente. Tente também baixar um driver mais antigo ou instalar o driver que vem no CD junto com a placa de vídeo.


Para desinstalar o driver de vídeo use o DDU (Display Driver Uninstaller) no modo de segurança. Ele remove completamente os arquivos/registros do driver de tal forma que não haja conflito com o novo driver a ser instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza. Vou tentar aqui até me descabelar. Eu não usei nenhum cd de instalação, baixei tudo pelo site. Vou formatar o pc e instalar tudo usando os cds da placa-mãe e da vga. De todo modo, obrigado mesmo. Depois posto se deu certo ou não.

adicionado 0 minutos depois

uso o windows 10 e está atualizado tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous @NascarBR Reinstalei o windows e todos os drivers através dos cds de instalação que vieram com a vga e placa-mãe, mas foi mais uma tentativa frustada. De tudo já tentei, vou levar na assistência técnica. Se for algum problema de hardware, vou acionar o RMA da loja. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@felipepif É o que resta fazer. Caso descubram qual era o componente defeituoso peço para que poste aqui para que no futuro possamos ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

 

O maior problema aí estão nas peças usadas porque se o problema for nelas você vai estar enrascado. Vai que o antigo dono desse i5 6500 usou ele com memórias DDR3...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous  @NascarBR

Acabei de fazer mais um teste aqui. Coloquei o jogo pra rodar na vga integrada do processador hd graphics 530. Coloquei nas configurações mais baixas possíveis, o jogo ficou a 18 fps, joguei por bastante tempo e não deu nenhum problema. Com a minha placa de vídeo offboard Rx 470, como eu disse, não passa de 5 minutos de gameplay e acontece o problema. 

 

A conclusão que eu tiro, podem me corrigir se estiver errado, é que podem ser duas coisas.

1. Placa de vídeo que de fato veio com defeito de fabricação. (Comprei na Pichau no dia 23 de dezembro e chegou no dia 5 de janeiro)

2. A placa-mãe que está com algum problema na conexão pci-express. (mas essas eu acho improvável, pois se não o problema era pra ocorre mesmo sem está em jogo).  

 
34 minutos atrás, grievous disse:

O maior problema aí estão nas peças usadas porque se o problema for nelas você vai estar enrascado. Vai que o antigo dono desse i5 6500 usou ele com memórias DDR3...

Usou não cara, eu conheço o antigo dono. Ele usou apenas por 2 meses e usava com memória hyperx ddr4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, grievous disse:

@felipepif Certo. Pelo visto é a placa de vídeo, se tiver como testar ela em outro PC apenas por desencargo de consciência.

É o que eu vou fazer. Amanhã eu vou levar num brother meu que trabalha numa assistência técnica. É bom porque lá eles testam todas as possibilidades. Tomara que seja isso mesmo, porque comprei quase tudo no mercado livre, somente a vga que comprei na Pichau. Presumo que seja mais fácil o retorno deles do que dos vendedores do ML, apesar de que comprei em vendedores de excelente reputação. Ou então, até mesmo acionar o RMA direto da XFX, já que a placa é nova e tá na garantia. Mas primeiro ver com a Pichau.

 

Vendi o meu desktop antigo que tava ultrapassado em outubro pra comprar um novo. Passei esses três meses comprando peça por peça, aproveitando oportunidades pra baratear o máximo possível. Infelizmente, vou ficar pelo menos mais 1 mês no verme. Bora lá encarar de frente. Depois posto aqui o resultado dessa saga. Mais uma vez grato pela ajuda @grievous .    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

 

Boas novas. Dos problemas que poderiam ser, é um dos mais simples. E não é a vga que tá com problema. 

 

Hj eu fui na casa do meu irmão que tb tem um pc gamer e levei o meu lá pra gente fazer vários testes.

 

Tentamos:

1º - A minha vga no pc dele e rodou de boa.

2º - A vga dele, uma gtx 960 2gb da Galax, e tb rodou de boa no meu pc.

 

Aí já descartamos que o problema fosse vga e placa-mãe. Mas isso só nos fez ter mais dúvidas ainda. Até que recorremos a ajuda dos "universitários", amigos entendidos de hardware kkk, um deles deu a ideia de ver se o problema era a fonte. Pois a minha fonte poderia não está suportando toda a carga da vga quando ela era muito requisitada. Aí com o MSI Afterburner a gente reduziu um pouco o clock da vga e pimba, deu certo. O jogo rodou por bastante tempo e não apresentou nenhum problema. 

 

Minha fonte Pcyes Shocker 500w 80 Pus White não dá conta de uma Rx 470. Talvez fique no limite pra que desse conta. Mas pra não ter que jogar com clock da vga reduzido e até mesmo pra não ficar no talo da energia suportada pela fonte, vou ver com a loja que eu comprei se eles fazem a troca por outra de 600w. Se não fizerem a troca, vou vender no Mercado Livre e OLX pra então comprar uma nova com 600w e vou logo na Corsair que é mais seguro.

 

É isso então chapa. Valeu aí pela força. Por isso que esse fórum é irado. A galera se ajuda, isso é muito bom.  

adicionado 7 minutos depois

Detalhe é que eu vejo muita gente aqui no fórum indicando fontes de 430w pras placas da nova geração da AMD. Pelo que eu vi, para a rx 470 e rx 480 é bom ter uma fonte de pelo menos 550w. A não ser que tenha dado esse problema p a pcyes shocker é fraca mesmo ou o meu modelo da XFX consome mais que outros modelos. 

 

Vi no site que a fonte minima recomendada é 500w e o aconselhável é 550w. Por isso fica o alerta pros que estão indo de VGA AMD, pra ter alguma folga, pelo menos 550w. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@felipepif Muito estranho isso, talvez seja algum defeito na sua fonte ou conflito com alguma coisa, não sei. Falo isso porque a Pcyes 500W Shocker é mais do que capaz de rodar a RX470, sobra potência.

A linha de 12 volts de uma fonte é que alimenta o processador e placa de vídeo, os dois componentes que mais puxam energia da fonte. A etiqueta da sua fonte tem duas linhas de 12 volts, juntas elas são capazes de fornecer 37 amperes que correspondem a 444W de potência (37amperes x 12volts =444watts)

shock1.jpg

De acordo com a XFX a sua RX470 tem TDP de 120W.
De acordo com a Intel seu i5 6500 tem TDP de 65W.

Somados você tem 165W de potência, vamos "arredondar" para 200W. Sua fonte entrega 444W, se subtrairmos os 200W da GPU e CPU ainda sobra 244W livres. Você usa menos da metade da capacidade da fonte na linha de 12v.

 

Eu falo isso que o problema ainda está aí porque a GTX960 de seu amigo possui exatamente o mesmo TDP que a sua RX470, se sua fonte não aguentasse a RX470 também não era para aguentar a GTX960.

 

Teste a fonte de seu amigo no seu PC e a sua fonte no PC dele para ver se há alguma alteração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipepif Experimente usar a placa por mais tempo e até deixar em idle por o máximo de horas o possível para verificar se o problema não volta.

 

O que você descreveu parece muito com o problema que um punhado de gente (eu inclusive) está tendo com as RX, e no nosso caso não é fonte. O mais irritante é que quando você acredita que solucionou o problema ele volta sorrateiramente, após um número bem alto de horas (6, 18, 72...) só para te frustrar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, felipepif disse:

@grievous

 

Boas novas. Dos problemas que poderiam ser, é um dos mais simples. E não é a vga que tá com problema. 

 

Hj eu fui na casa do meu irmão que tb tem um pc gamer e levei o meu lá pra gente fazer vários testes.

 

Tentamos:

1º - A minha vga no pc dele e rodou de boa.

2º - A vga dele, uma gtx 960 2gb da Galax, e tb rodou de boa no meu pc.

 

Aí já descartamos que o problema fosse vga e placa-mãe. Mas isso só nos fez ter mais dúvidas ainda. Até que recorremos a ajuda dos "universitários", amigos entendidos de hardware kkk, um deles deu a ideia de ver se o problema era a fonte. Pois a minha fonte poderia não está suportando toda a carga da vga quando ela era muito requisitada. Aí com o MSI Afterburner a gente reduziu um pouco o clock da vga e pimba, deu certo. O jogo rodou por bastante tempo e não apresentou nenhum problema. 

 

Minha fonte Pcyes Shocker 500w 80 Pus White não dá conta de uma Rx 470. Talvez fique no limite pra que desse conta. Mas pra não ter que jogar com clock da vga reduzido e até mesmo pra não ficar no talo da energia suportada pela fonte, vou ver com a loja que eu comprei se eles fazem a troca por outra de 600w. Se não fizerem a troca, vou vender no Mercado Livre e OLX pra então comprar uma nova com 600w e vou logo na Corsair que é mais seguro.

 

É isso então chapa. Valeu aí pela força. Por isso que esse fórum é irado. A galera se ajuda, isso é muito bom.  

adicionado 7 minutos depois

Detalhe é que eu vejo muita gente aqui no fórum indicando fontes de 430w pras placas da nova geração da AMD. Pelo que eu vi, para a rx 470 e rx 480 é bom ter uma fonte de pelo menos 550w. A não ser que tenha dado esse problema p a pcyes shocker é fraca mesmo ou o meu modelo da XFX consome mais que outros modelos. 

 

Vi no site que a fonte minima recomendada é 500w e o aconselhável é 550w. Por isso fica o alerta pros que estão indo de VGA AMD, pra ter alguma folga, pelo menos 550w. 

O problema não é a potência da fonte, tem muita gente usando normalmente essa RX com fonte de 430W.  Faça o que já foi lhe dito, teste seu PC com a fonte do seu amigo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR @grievous

Tb achei muito estranho isso. Até comentei com meu irmão que a vga dele consome a mesma energia que a minha vga. Até porque usei a vga dele no meu pc e rodou de boa. Agorinha eu passei pelo menos meia hora jogando com a opção power limit do msi afterburner reduzido em 50% e não travou, não passei mais tempo porque vi que a placa tava muito barulhenta, pois devia tá com os coolers próximos a 100% da velocidade total.. Só tive que diminuir um pouco os gráficos do jogo para poder ter pelo menos 30fps.

 

Não sei o que acontece. Amanhã vou leva-lo numa assistência técnica de confiança pra que lá façam todos os testes possíveis.

 

@Nihal você ta me dizendo então que esse é um problema de construção das placas da série Rx da AMD? Com você tá acontecendo o mesmo problema? Como você solucionou? 

adicionado 3 minutos depois

Agora, fato que no próprio site da XFX diz que o minimo recomendado de fonte é 500w e o aconselhável é 550w.

 

Tirado do site da XFX

REQUIREMENTS

External Power - 6-pins : 1

Minimum Power Supply Requirement : 500 watt

XFX Recommended Power Supply : XFX 550W PSU

 

http://xfxforce.com/en-us/products/amd-radeon-rx-400-series/rx-470-rs-4gb-dd-triplex-rx-470p4lfb6

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR @Nihal @grievous Diante dos fatos vou fazer um novo tópico aqui no fórum sobre essa questão da fonte + rx 470. E ver se como o colega acima disse, tem outras pessoas com problema parecido.  Se as pessoas estão usando essa vga com fontes de 430w ou até mesmo a mesma pcyes shocker 500w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, felipepif disse:

@NascarBR @Nihal @grievous Diante dos fatos vou fazer um novo tópico aqui no fórum sobre essa questão da fonte + rx 470. E ver se como o colega acima disse, tem outras pessoas com problema parecido.  Se as pessoas estão usando essa vga com fontes de 430w ou até mesmo a mesma pcyes shocker 500w.

É uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...