Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria feita com sucata de aço e latão


Posts recomendados

Pra quem gosta de colocar a mão na massa, vai aqui uma ideia e tanto: "Faça a sua própria bateria com sucata de aço e latão".

 

Na teoria:

Peque sua sucata de aço e latão.

Coloque isso em um pote de vidro de geleia da vovó.

Preencha com água e resto de sabão em pó e detergente de lavar roupas - estes contém hidróxido de potássio {KOH}.

E Chazam, você tem sua bateria.

 

Vale lembrar que é preciso fazer a anodização do ferro-latão.

Segue abaixo ilustração de como é feito a anodização

 

 Anodização.gif

 

Eu com certeza vou testar em casa. 

Depois coloco o resultado aqui!

 

A fonte da matéria é essa: https://news.vanderbilt.edu/2016/11/02/making-high-performance-batteries-from-junkyard-scraps/

 

Bateria que os cientistas criaram:

Scrap-Metal-Battery-light.jpg

 

Não existe risco de explosão, tendo em vista que o material não é inflamável, pois é diluído em água, diferente das baterias de chumbo ácido e de lítio, que aparentemente já estão explodindo.

 

O que acharam da ideia dos cientistas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que água de sabão não dará muito certo.

 

Mas tente aí.

 

Não é tão simples fazer a anodização, pelo que li lo artigo, mas pode ser feito em casa. 

adicionado 32 minutos depois

A bateria funciona com base numa reação química, onde uma das placas se combina com o eletrólito, formando outra substância derivada da combinação e libera elétrons pois na combinação alguns elétrons ficam livres.

 

Ao mesmo tempo a combinação da outra placa com o eletrólito, precisa ser completada com alguns elétrons. 

 

É daí que surge a corrente elétrica. 

 

Mas para funciona é preciso que todo o conjunto funcione em equilíbrio. 

 

É difícil fazer uma bateria. Pois precisa de três elementos funcionado em perfeita harmonia.

 

Precisa de um tipo de eletrólito que consiga se combinar com os dois tipos de metais, sendo que num faça liberar elétrons e no outros faça precisar de elétrons e além de tudo isso as reações químicas tem que ser reversíveis por meio da eletrólise. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Eletronortico disse:

O que acharam da ideia dos cientistas?

 

Olha .... se fizer as contas em quanta energia será necessária para anodizar a placa, verá que o rendimento dessa bateria não chegará a 5% da energia consumida para criar ela !

 

Não foram os cientistas que inventaram isso, foram os leigos de sempre kkkkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, aphawk disse:

 

Olha .... se fizer as contas em quanta energia será necessária para anodizar a placa, verá que o rendimento dessa bateria não chegará a 5% da energia consumida para criar ela !

 

Não foram os cientistas que inventaram isso, foram os leigos de sempre kkkkkkk !

 

Paulo

 

Tem como conseguir ácido sulfúrico facilmente? 

 

Eu acho a construção das baterias chumbo ácidas mais fáceis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Em matéria de curiosidade"

 

A anodização é uma eletrólise feita em solução 7:1 (geralmente) de água e ácido sulfúrico respectivamente.

o banho é feito com no máximo 30Vcc e a corrente depende do tamanho da peça, para um eletrodo que caiba num pote de conserva deve manter uns 5A com a peça a ser anodizada no positivo.

Nos banhos para perfis de alumínio chegava a atingir de 2.000 a 2.500A, mas eram muitos perfis de 6 metros de comprimento no banho.

 

Isso tudo eu indico por experiência própria, eu tinha sociedade com um amigo numa empresa de anodização de alumínio. Mas não posso indicar um tipo de material para ser o catodo, já que ele impregna o anodo.

Baterias alcalinas também são fáceis de fazer com hidróxido de sódio (soda caustica).

 

adicionado 7 minutos depois
10 horas atrás, albert_emule disse:

 

Tem como conseguir ácido sulfúrico facilmente? 

 

Eu acho a construção das baterias chumbo ácidas mais fáceis.

Ácido sulfúrico tem venda controlada pelo exército, tem que ter empresa exercendo função no ramo que justifique seu uso, e cadastro no ministério da defesa. É mais fácil almoçar com o presidente... hehehe

Nós vendíamos para um cara que montava baterias lá perto, pois ele não conseguia comprar.

Mas para baterias pode comprar solução já diluída nos postos de gasolina.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cesardelta1 disse:

Mas para baterias pode comprar solução já diluída nos postos de gasolina.

 

A solução que essas lojas vendem é exatamente este tipo : já diluída tipo 30%..... Mas sempre tem um jeitinho de diminuir a água e obter concentrações acima de 90% com processos de aquecimento controlado em vidros de borosilicato. Mas não façam isto sem pesquisar antes, e sem uma outra pessoa por perto, pois tem de tomar muito cuidado com o ponto final do processo para evitar queimaduras graves.

 

Paulo

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, aphawk disse:

 

A solução que essas lojas vendem é exatamente este tipo : já diluída tipo 30%..... Mas sempre tem um jeitinho de diminuir a água e obter concentrações acima de 90% com processos de aquecimento controlado em vidros de borosilicato. Mas não façam isto sem pesquisar antes, e sem uma outra pessoa por perto, pois tem de tomar muito cuidado com o ponto final do processo para evitar queimaduras graves.

 

Paulo

 

 

 

 

Hehehe, semana passada eu destilei 5 litros de solução, sobrou pouquinho mais de 1L.

O que sobra é um liquido viscoso e meio amarelado, diferente do acido sulfurico que comprava que era azul e bem grosso.

Talvez a diferença seja só corante e engrossante. ( se é que essa palavra existe hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cai de paraquedas no tópico e achei interessante...

Me digam uma coisa e este Ácido Sulfúrico vendido no Mercado Livre??? Já até comprei inclusive, para fazer umas experiências...

Dizem os vendedores que a venda é no máximo 2 litros por CPF, por mês. Aparentemente a concentração oferecida chega a ser de 98%... Então ou vocês estão enganados quanto a venda ou o ácido do ML é de baixa concentração e é vendido como se fosse ácido concentrado (e eu fui enganado kkkk)...

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, New Nerd disse:

Cai de paraquedas no tópico e achei interessante...

Me digam uma coisa e este Ácido Sulfúrico vendido no Mercado Livre??? Já até comprei inclusive, para fazer umas experiências...

Dizem os vendedores que a venda é no máximo 2 litros por CPF, por mês. Aparentemente a concentração oferecida chega a ser de 98%... Então ou vocês estão enganados quanto a venda ou o ácido do ML é de baixa concentração e é vendido como se fosse ácido concentrado (e eu fui enganado kkkk)...

:huh:

Qual a coloração? 

 

Segundo o amigo que já trabalhou na área de anodização, tem coloração azul quando está concentrado e ainda é um líquido grosso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, New Nerd disse:

Cai de paraquedas no tópico e achei interessante...

Me digam uma coisa e este Ácido Sulfúrico vendido no Mercado Livre??? Já até comprei inclusive, para fazer umas experiências...

Dizem os vendedores que a venda é no máximo 2 litros por CPF, por mês. Aparentemente a concentração oferecida chega a ser de 98%... Então ou vocês estão enganados quanto a venda ou o ácido do ML é de baixa concentração e é vendido como se fosse ácido concentrado (e eu fui enganado kkkk)...

:huh:

Só se mudou alguma coisa na lei de 5 anos atrás.

A verdade é uma só: se é proibido, vende mais rápido e fácil.

Na época custava R$ 200,00 uma bombona de 200L (R$1,00 o litro) tem gente vendendo 1L lá por R$ 100,00

Tudo bem que de 5 anos pra cá deve ter aumentado, mas não tanto.

Tem um doido lá vendendo num anúncio só, Ácido Sulfúrico , Acetona, e Ácido Clorídrico, pelo que eu sei todos eles tem venda restrita.

Alguém que esteja animado pode dar uma pesquisada na lei pra ver se pequenas quantidades são permitidas, eu comprava sempre 500L, então não sei dizer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que quem adquiriu produto adulterado não fui eu, porquê ácido sulfúrico puro não tem cor azul/azulada, no máximo a cor do ácido sulfúrico puro e concentrado é levemente amarelada. E 1 real o litro eu acho um absurdo mesmo para 5 anos atrás, acho que isso ai não tem como ser ácido concentrado e puro.

O que adquiri é um pouco viscoso/oleoso e acho que levemente amarelado.

 

Na verdade quando estava procurando pra comprar pesquisei sobre a venda controlada. E só pra ter certeza dos fatos pesquisei novamente e é o seguinte:

O Ácido Sulfúrico na verdade é controlado pela POLÍCIA FEDERAL e o Ácido Nítrico é controlado pelo EXÉRCITO, existe uma lista de produtos que cada um controla, aqui o link da lista de produtos controlados pela PF http://www.pf.gov.br/servicos-pf/produtos-quimicos/legislacao/anexos-da-portaria-1274-03/01-Anexo I - Listas.pdf/@@download/file/01-Anexo I - Listas.pdf

 

Lista do exército http://www.dfpc.eb.mil.br/images/pce.pdf

 

Se examinarem o documento da PF podem constatar que, a venda está sujeita regulamentação quando for maior que 2 litros do ácido sulfúrico concentrado ou fumegante, por mês.


E mais um trecho que esclarece sobre a venda de solução de bateria (Ácido Sulfúrico com concentração de 30%):

 

Citação

V - Com relação às soluções eletrolíticas de bateria, formuladas à base de ácido sulfúrico, o limite
de isenção para pessoa jurídica é de duzentos litros por mês e para pessoa física é de cinco
litros por mês;

 

Edição/Correção: O Ácido puro deve ser incolor e transparente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@New Nerd

Bom, a empresa comprou ácido desse jeito que eu descrevi por 10 anos antes de eu entrar, eu mesmo corri atrás da documentação para renovar aquela autorização, lembro de ir ao contador e pegar uns papeis, para ir até a 2ª RM delegacia de serviço militar pedir a renovação.

 

O praga do Oficial que assinava não estava lá, e eu tive que ir a 5ª CSM no centro da cidade atrás do homem, esperei-o por 25 minutos sem motivo, depois voltei a delegacia de serviço militar para eles conferirem a assinatura e emitir o papel, que por acaso bem no cabeçalho, vinha escrito: "Ministério da defesa" "Exército Brasileiro"...

Com o papel em mãos voltei lá na química perto do aeroporto do outro lado da cidade pra levar 4 galões de 50L  numa parati, por que o caminhão já tinha saído para fazer outras entregas e não daria pra me entregar os 200L aquele dia.

Isso me custou meio dia, fiquei sem almoço e tudo por que um dos clientes veio reclamar que o serviço dele  atrasaria por que o banho estava fraco, e por que ninguém me disse que tinha que repor o ácido que enfraquecia de tempos em tempos.

A gente comprava em duas químicas diferentes, as duas vendiam aquele ácido azul e bem grosso.

Não entendo de química, mas não creio que fomos enganados.

 

Depois desse dia comecei a acompanhar o serviço e pedi para um dos funcionários mais velhos a me explicar todo o processo. Até limpeza nas retificadoras eu fiz.

Me tornei, por escolha própria virar sócio/gerente/faz tudo/ sóeuquetrabalhavanaquelaporra e o outro sócio tirou férias e passou a visitar a empresa de vez em quando já que agora tinha eu que resolvia tudo.

Dá pra esquecer um dia desse?

Isso é o que eu posso te dizer, mais nada além disso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vai ver que mudaram a regulamentação recentemente.

Agora quanto a pureza e concentração do ácido talvez fosse o suficiente ou apropriado para o trabalho que você realizava, não sendo necessariamente super puro e altamente concentrado.

Mas o preço realmente me impressionou, apenas 1 real o litro não tem como isso aí ser 100% puro e concentrado, basta pesquisar as propriedades químicas na internet para constatar.

 

Independentemente disso tudo: em pequena escala, para fazer baterias caseiras, ou para pequenas experiências dá pra conseguir o produto sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É provável que seja exatamente isso!

Ele não era puro, talvez por isso era azul, para diferencia-lo do puro.

Lá no post #9 eu comento que notei essa diferença.

10 horas atrás, cesardelta1 disse:

 

Hehehe, semana passada eu destilei 5 litros de solução, sobrou pouquinho mais de 1L.

O que sobra é um liquido viscoso e meio amarelado, diferente do acido sulfurico que comprava, que era azul e bem grosso.

Talvez a diferença seja só corante e engrossante. ( se é que essa palavra existe hehehe)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que já tiramos as dúvidas sobre o acido, só falta achar as placas de chumbo.

 

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20121214071002AAH71JM

adicionado 7 minutos depois

Esta empresa vende peças para montagem de baterias;

 

http://www.skacumuladores.com.br/2013/produtos.php

 

 

Procurando no site nei, deve ser possível achar outras empresas que forneça o chumbo puro adequado para baterias. 

 

 

Deve ser até possível purificar o chumbo usado de bateria velha. 

Chumbo pode ser facilmente fundido. 

adicionado 9 minutos depois

Eu consigo juntar quase uma tonelada de baterias todo ano.

 

São de manutenção de Nobreaks.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...