Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipadores em uma placa-mãe


Stalion

Posts recomendados

A minha duvida eo seguinte eu sei de 2 dissipadores em uma placa-mãe a do chipset norte e sul ( de azul) mas existe uns q não conheço e não sei para que serve

pelo que eu vi em alguns modelos possuem um dissipador em cima das vrms (acho q esse e o nome)(de vermelho) mas não ficão em cima dessas caixinhas (cor verde) mais a da minha placa-mãe qui e a q esta na foto esquenta muito essas caixinhas ( em verde) alguém pode me explicar o porque ja que os 2 esquentam muito ?

asus-m5a78l-m-usb3-p_692410f_zps0unpucoq

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O VRM é o circuito regulador de tensão (em português), ele quem faz a conversão da linha 12v de energia recebida pela fonte para as tensões que o processador, chipset e memória usam.

 

Certos cenários como overclock ou processadores de alto desempenho precisam de mais energia para funcionar, consequentemente exigindo mais do VRM e parte do trabalho vira calor. Por isso o dissipador em cima, algumas placas não possuem de fábrica mas nada impede você de tentar amenizar o problema colocando dissipadores em cima:

 

vrm_cooling.jpg

 

No seu caso eles esquentam muito pois sua placa-mãe não foi projetada para os processadores FX da AMD, apenas suportam eles através de uma gambiarra na BIOS. Os chipsets que devem ser usados são: 970(entrada), 980(intermediário) e 990(entusiasta).

 

Algumas placas mãe desses chipsets também não possuem dissipador no VRM, fuja dessas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, grievous disse:

O VRM é o circuito regulador de tensão (em português), ele quem faz a conversão da linha 12v de energia recebida pela fonte para as tensões que o processador, chipset e memória usam.

 

Certos cenários como overclock ou processadores de alto desempenho precisam de mais energia para funcionar, consequentemente exigindo mais do VRM e parte do trabalho vira calor. Por isso o dissipador em cima, algumas placas não possuem de fábrica mas nada impede você de tentar amenizar o problema colocando dissipadores em cima:

 

vrm_cooling.jpg

 

No seu caso eles esquentam muito pois sua placa-mãe não foi projetada para os processadores FX da AMD, apenas suportam eles através de uma gambiarra na BIOS. Os chipsets que devem ser usados são: 970(entrada), 980(intermediário) e 990(entusiasta).

 

Algumas placas mãe desses chipsets também não possuem dissipador no VRM, fuja dessas.

Ok entendi mas porque nenhuma placa-mãe tem dissipadores nos ferrites somente nas vrms ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Stalion disse:

Ok entendi mas porque nenhuma placa-mãe tem dissipadores nos ferrites somente nas vrms ?

 

Porque o ferrite é so um pedaço de fio enrolado num núcleo de ferrite... contanto que elas não derretam seu funcionamento e vida útil não é afetado pelo calor, ao contrario dos transistores MOSFETs, cujo calor exessivo reduz a capacidade de fornecer corrente...

 

Outra coisa a ser observada, é que muitas placas mais basicas são pensadas para computadores básicos, que geralmente usarão o cooler box, o cooler box joga ar em cima da placa, ajudando a refrigerar esses componentes, com o uso de um water cooler ou cooler torre, esses componentes não terão mais esse fluxo de ar e irão trabalhar mais quentes.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2017 às 13:20, F4b10 disse:

 

Porque o ferrite é so um pedaço de fio enrolado num núcleo de ferrite... contanto que elas não derretam seu funcionamento e vida útil não é afetado pelo calor, ao contrario dos transistores MOSFETs, cujo calor exessivo reduz a capacidade de fornecer corrente...

 

Outra coisa a ser observada, é que muitas placas mais basicas são pensadas para computadores básicos, que geralmente usarão o cooler box, o cooler box joga ar em cima da placa, ajudando a refrigerar esses componentes, com o uso de um water cooler ou cooler torre, esses componentes não terão mais esse fluxo de ar e irão trabalhar mais quentes.

Comprei uma fita termica auto adesiva e colei um dissipador com um cooler em cima sera que isso dara pelo menos alguma estabilidade pois fiz uns testes com o AIDA64 e a tensão estava estavel o que você acha ?20170121_124005_zps3rbjsznc.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 21/01/2017 às 13:31, Stalion disse:

Comprei uma fita termica auto adesiva e colei um dissipador com um cooler em cima sera que isso dara pelo menos alguma estabilidade pois fiz uns testes com o AIDA64 e a tensão estava estavel o que você acha ?20170121_124005_zps3rbjsznc.jpg

Amigo como você fez esta gambiarra gostei muito como você conseguil esse dissipador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Rapaziada, eu to com uma asus prime b450m gaming que nao tem dissipador nos vrms (kkk asus), ai tava pensando em colocar os dissipadores manualmente, só que, se eu colocar eles por cima de capacitores e indutores que tem perto dos mosfests, eles serão danificados (capacitores/indutores) ? Pois eles estão bem perto dos mosfests e não tem capacitor com a medida certa para colocar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...