Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pack para duas pilhas AG3


MOR_AL

Posts recomendados

Olá.
Após muito pesquisar, acabei fazendo um circuito para detectar radio frequência. A faixa obtida vai de 60Hz até sinais de Wi fi (UHF). A sensibilidade ficou ótima.
Comecei com duas pilhas AAA e o respectivo suporte. Aí verifiquei que as pilhas com a PCI ocupam mais espaço que uma caixinha de balas "Tic tac". Como o consumo do circuito varia desde 50uA (led apagado) até 700uA (led bem aceso), concluí que as pilhas AAA possuíam muita energia para o tal circuito. Sendo assim, decidi alimentar o circuito com duas pilhas do tipo botão (AG3) com diâmetro de 7,8mm e altura com cerca de 3mm. 
Solucionado o problema de espaço, mas criado outro problema. Como juntar duas pilhas e conectá-las no circuito. 
Procurei na net e encontrei suporte para apenas uma pilha, mas venda da ordem de milhares.
Aí decidi fazer um suporte com tubinho de caneta "Pilot Lumi Color" (diâmetro perfeito). Ok até aí! Já tenho como fixá-las, mas e a conexão elétrica?
O ideal seria algum contato que exercesse pressão, mas estou achando que seria mais fácil soldar diretamente nas pilhas, mesmo reduzindo a vida útil das pilhas.

Gostaria de receber opiniões e sugestões de vocês, de como resolver este problema, já que a opção mais imediata é soldar mesmo.  :confused:
MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do @Bcpetronzio também é boa, mas falando sobre isso:

 

2 horas atrás, MOR disse:

Aí decidi fazer um suporte com tubinho de caneta "Pilot Lumi Color" (diâmetro perfeito). Ok até aí! Já tenho como fixá-las, mas e a conexão elétrica?

De um lado da caneta coloque um contato com mola, daquele tipo usado em aparelhos alimentados por pilhas AAA, solde um fio nele. Se a caneta tiver rosca, aproveite pois será útil na hora de trocar as baterias.

do outro lado coloque algo de metal fixo para formar o outro contato, poderá ser até mesmo um parafuso e uma porca pois é mais fácil de prender.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Moris...

Soldar vai detonar a pilha.

LR41_Battery_1_5V_Alkaline_Coin_Cell.jpg

Seu tubo de caneta parece ser + indicado. Pra exercer pressão a dica que dou é ... uma esponja ou borracha ou isopor. Corte pedaço arredondado e coloque nas extremidades. Um furinho no meio, contato pode ser até um parafusinho. Trave com fita adesiva ou o que sua imaginação mandar.

 

E tá pensando que vai ser de graça né??! Trate de publicar o circuito de seu detector de radar!

 

Me fez lembrar... certa feita um (velho) amigo fez o 1º portapilhas (médias)  que vi: era um tubo de cebion - na época era de alumínio - e na tampa colocou uma borracha pra fazer pressão. Me lembro de ter pensado... por que eu não pensei isto antes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@MOR Use aquelas baterias de 3V tipo as de placa-mãe de PC ou máquina fotográfica (Mais grossa/maior corrente). 

Este aparelho já é o meu segundo. O primeiro, baixado da internet, possui este tipo de bateria. Ficou muito largo.

O que eu fiz, o segundo, é mais sensível e seu consumo é bem baixo. 

Estou testando com as duas baterias AG3 em série e soldadas. Já tem cerca de 17 horas mantidas em consumo máximo e a luminosidade do led ainda permanece estável, no máximo.

Parece que é uma solução provisória, que vai se tornar permanente, já que:

1 - Posso reduzir o consumo do circuito para a metade do que está hoje.

2 - A utilização do aparelho não mantém o consumo no máximo. Em média o consumo deve ser a metade.

Considerando estes dois fatores, a utilização já estaria em 17h x 2 x 2 = 68 horas.

 

Minha preocupação era que o calor necessário para soldar as baterias pudesse limitar sua vida útil, mas não é isso que ocorre. Legal!

MOR_AL

adicionado 11 minutos depois
18 horas atrás, Mestre88 disse:

A ideia do @Bcpetronzio também é boa, mas falando sobre isso:

 

De um lado da caneta coloque um contato com mola, daquele tipo usado em aparelhos alimentados por pilhas AAA, solde um fio nele. Se a caneta tiver rosca, aproveite pois será útil na hora de trocar as baterias.

do outro lado coloque algo de metal fixo para formar o outro contato, poderá ser até mesmo um parafuso e uma porca pois é mais fácil de prender.

Pensei em algo parecido para reduzir o tamanho da coisa.

O tubinho com altura levemente superior à altura das duas baterias e as duas chapinhas. A solda estaria nas chapinhas, mas fora do tubinho. Desbastar cerca de um milímetro de casa lado do tubinho para fixação de um pequeno elástico (*), para manter bons contatos elétricos.

(*) - Aqueles bem pequenos, para cabelo, formando uma circunferência de uns 2 cm e finos como uma linha com menos de 1 mm de diâmetro.

Mas estou convencido da opção de soldar mesmo, já que é para mim e que sua utilização deve ficar em 15 minutos por vez. A vida útil das baterias deve ficar limitada pelo envelhecimento das mesmas e não pelo seu consumo. 

MOR_AL

 

adicionado 22 minutos depois
21 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris...

Soldar vai detonar a pilha.

LR41_Battery_1_5V_Alkaline_Coin_Cell.jpg

Seu tubo de caneta parece ser + indicado. Pra exercer pressão a dica que dou é ... uma esponja ou borracha ou isopor. Corte pedaço arredondado e coloque nas extremidades.

O elástico pequeno ocupa menos espaço.

Um furinho no meio, contato pode ser até um parafusinho. Trave com fita adesiva ou o que sua imaginação mandar.

Boa ideia a de uma perna de resistor para formar o contato, mas a experiência mostrou que o contato vira mau contato devido a formação de uma espécie de zinabre (óxido de cobre, acho).

E tá pensando que vai ser de graça né??! Trate de publicar o circuito de seu detector de radar!

Vou fazer isso. Aliás pretendo mostrar o histórico, que mostra ser esta uma ótima solução.

Me fez lembrar... certa feita um (velho) amigo fez o 1º portapilhas (médias)  que vi: era um tubo de cebion - na época era de alumínio - e na tampa colocou uma borracha pra fazer pressão. Me lembro de ter pensado... por que eu não pensei isto antes...

Não sei se detecta radar. Estes aparelhinhos detetam qualquer RF bem próximo de fonte sem muita potência. Cerca de 10 cm. O que eu fiz era para aumentar para algo como um metro de distância.

Acredito que para detectar sinais gerados mais longe seja necessário uma sintonização. Sem ela e aumentando ainda mais a sensibilidade, começa a captar apenas ruído do próprio aparelho.

Valeu Isa.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, MOR disse:

um pequeno elástico

Me deu outra ideia pra te dar. Sabe aqueles elásticos garrote ou macarrão? Corte 1 pedaço duns 5mm ou um pouco maior que o diâmetro e envolva as duas pilhas. Além de travar uma na outra, mantém a pressão do contato - que não deve ser oxidável obviamente. Algo como um terminal olhal ou algo do gênero.

 

Não sei se deixo você soldar estas pilhas. Bem... você já calejado e bem experiente até posso deixar. Mas prefiro que algum leigo que nos acompanha seguindo nossos caminhos tenha outras soluções pra optar. Creia-me, já explodi uma ao tentar soldar.  Perceba que as baterias moedas com terminais são solda ponto. Claro o objetivo primario é agilizar a produção mas me deu vontade registrar pois há mínima conexão (do quesito temperatura).

 

realmente detector de radar só pode ser sintonizado, mais sensível e etc. só estava zoando

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Me deu outra ideia pra te dar. Sabe aqueles elásticos garrote ou macarrão?

Não! Dê mais detalhes dele.

Corte 1 pedaço duns 5mm ou um pouco maior que o diâmetro e envolva as duas pilhas. Além de travar uma na outra, mantém a pressão do contato - que não deve ser oxidável obviamente. Algo como um terminal olhal ou algo do gênero.

 

Não sei se deixo você soldar estas pilhas. Bem... você já calejado e bem experiente até posso deixar. Mas prefiro que algum leigo que nos acompanha seguindo nossos caminhos tenha outras soluções pra optar. Creia-me, já explodi uma ao tentar soldar.  Perceba que as baterias moedas com terminais são solda ponto. Claro o objetivo primario é agilizar a produção mas me deu vontade registrar pois há mínima conexão (do quesito temperatura).

Bom. Estou testando com a máxima corrente já há 29 horas e ainda está funcionando com a luminosidade normal. Isso dá umas 58 horas de operação normal. Ainda é possível dobrar este tempo. Já está muito ótimo. A solda não prejudicou as pilhas a ponto de reduzir o tempo de utilização para pouco.

realmente detector de radar só pode ser sintonizado, mais sensível e etc. só estava zoando

Ok!

abç

Terminei uma exposição do histórico que resultou neste Sniffer. Acho que vale a pena ler todo.

Segue o link

http://www.4shared.com/office/fbzm4R0dce/VHF_UHF_Sniffer_Moris_2_Transi.html

Sei que poderia anexar aqui o arquivo, mas decidi anexá-lo via 4share. 

Sei que dá algum trabalho para baixar, mas desejo manter no 4share.

Peço para quem baixá-lo, não o anexar aqui.

Grato.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, MOR disse:

A solda não prejudicou as pilhas a ponto de reduzir o tempo de utilização para pouco.

de fato esta nem é minha preocupação. É sim uma visão de alguém que acabou de sair das fraldas soldando uma pilha destas com um chumbão de 100W. kk. Mas enfim... só um registro paranoico... kk

A qualquer momento vou baixar e analisar ok?

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...