Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulhos no HD?


Posts recomendados

Boa noite amigos, recentemente adquiri um notebook novo, está tudo aparentemente funcionando ok, mas tenho percebido um barulho que tem me incomodado. Não tenho certeza, mas suponho que venha do HD, é um barulho parecido com os ponteiros de um relógio funcionando, tipo um tec tec, me preocupo que seja a agulha batendo...

Até baixei programas como o HD Tune e o Hard Disk Sentinel e eles não acusaram nenhum problema, minha dúvida é se caso seja mesmo este problema, esses programas acusariam alguma coisa ou é algo impossível deles detectarem? Peço perdão pela minha ignorância no assunto. 

 

Me preocupo pois o notebook é novo, tem apenas uns 2 meses de uso, mas em questão de funcionamento do HD não percebi nada anormal. Não sei se é comum um HD/notebook novo apresentar este problema.

Enfim, caso fosse algum problema os programas que eu citei acusariam algo? Devo me preocupar ou estou sendo paranoico? Embora eu prefira evitar, seria caso de enviar pra garantia ou o barulho pode ser algo normal não relacionado com o HD e que eu não esteja sabendo?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, primeiro baixe o CristalDiskInfo e veja o que ele fala... depois poste aqui as imagens dele.

 

Agora só umas perguntas, este barulho acontece a todo o momento ou em algum caso especifico - tipo, muito tempo ligado, o note não esta em um lugar plano - meio de lado - usando ele sobre uma superficie mais 'mole' tipo no sofa ou cama, a leitura de temperatura quando ele faz o barulho é diferente da temperatura normal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas @bugleader  e @Zufil , aqui está a imagem do CristalDiskInfo:

 

Spoiler

Hvn22tI.png

 

Essa print inclusive do momento que ele está fazendo o barulho, (agora).

 

Não acontece exatamente a todo momento, tem momentos que sim e momentos que não, não percebi nenhum caso específico, parece ser aleatório. E sempre quando eu uso na mesa mesmo. A temperatura também parece normal, vou continuar reparando usando o CristalDiskInfo, mas essa temperatura da imagem é de um momento que estava fazendo o barulho.

 

Em 16/01/2017 às 21:34, Zufil disse:

verifique cabos e fonte além do cristaldiskinfo

 

Como faço isso? Só abrindo o notebook? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SEAGATE??????????????!!!!!!!!!!!!!!

 

Faz backup e aciona a garantia, senão tenta atualziar o firmware ele está nas ultimas, perdi dois aqui.

 

EDIT

 

Desculpe confundi com o barracuda, mas esse dai o M8 sofre do mesmo mal, eles tem um ciclo de vida muito curto.

COmo é laptop melhor abrir mesmo e fazer uma limpeza.

 

EDIT2:
 

ACho que a temperatura está alta marcando 64 ali.

Veja se o esquema de energia não está desligando o hd a cada 5 min, isso detona o HD

 

 

EDIT3

 

Não eu estava certo esse HD é da epoca da fusao das fabricas samsung seagate, ou seja: "barracuda's suicide edition"

 

Entra nessa pagina aqui e verifique o firmware:

http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/207931en?language=pt-br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura deve ser 34 graus mesmo, o S.M.A.R.T utiliza de valores hexadecimais (se não me engano) por causa disto que muitos programas que o verificam se tornam incompreensíveis, o cristal é bom neste caso, se estiver com o botão amarelo (o que indica problemas ou pior ainda vermelho que está no fim) é só colocar o mouse por cima que aparece um 'balãozinho' traduzindo o erro.

A questão é, o hd aparentemente esta perfeito - ou não esta mandando os dados de forma correta do smart. Foi ligado poucas horas com apenas 253 horas... se o note esta na garantia é uma boa ideia visitar uma assistência e aproveitar antes que piore. Só uma duvida, ele fica ligado poucas horas cada vez que é ligado, tipo, você liga um pouco antes de sair e um pouco quando volta e raramente usa nos finais de semana, ou tem mania de ligar, usar um pouco, vai comer algo, desliga, termina de comer volta e liga de novo, vai telefonar, desliga, termina, liga de novo etc?

 

 

19 horas atrás, Zufil disse:

(...)


Veja se o esquema de energia não está desligando o hd a cada 5 min, isso detona o HD

 

 

(...)

Cara eu fiquei curioso, alguém seria capaz de fazer isto???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, bugleader disse:

A temperatura deve ser 34 graus mesmo, o S.M.A.R.T utiliza de valores hexadecimais (se não me engano) por causa disto que muitos programas que o verificam se tornam incompreensíveis, o cristal é bom neste caso, se estiver com o botão amarelo (o que indica problemas ou pior ainda vermelho que está no fim) é só colocar o mouse por cima que aparece um 'balãozinho' traduzindo o erro.

A questão é, o hd aparentemente esta perfeito - ou não esta mandando os dados de forma correta do smart. Foi ligado poucas horas com apenas 253 horas... se o note esta na garantia é uma boa ideia visitar uma assistência e aproveitar antes que piore. Só uma duvida, ele fica ligado poucas horas cada vez que é ligado, tipo, você liga um pouco antes de sair e um pouco quando volta e raramente usa nos finais de semana, ou tem mania de ligar, usar um pouco, vai comer algo, desliga, termina de comer volta e liga de novo, vai telefonar, desliga, termina, liga de novo etc?

 

 

Cara eu fiquei curioso, alguém seria capaz de fazer isto???

 

 

O proprio windows faz isso, é o esquema de energia padrão para portateis eles simplesmente desliga o hd para "economizar" porém isso acaba com o ciclo de liga desliga ou pode gerar algum erro no posicionador do disco(ou da agulha).

 

Existe um outro software de diagnostico mas tente atualizar o firmware assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...