Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

usar api


Posts recomendados

Boa noite a todos, não tenho muito conhecimento com programação web, no entanto estou criando um projeto voltado para a plataforma, e nesse projeto eu preciso consultar alguns dados de um site externo através de uma API, no entanto não sei por onde começar e como colocá-la no site, pois após solicitar estes dados está API vai me dar os dados em XML. Segue um esquema do que preciso, qualquer tipo de ajuda para me orientar ou até exemplos que eu possa seguir vão me ajudar muito!!!!

 

 

Apresentação1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@guicaseiro Olá,  seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

Esta API que foi mencionada nada mais é do que uma biblioteca de funções que permitem a interação do sistema  do site com o seu.

 

Vou tentar ser o mais objetivo possível!

Geralmente precisa-se importar a api para poder usar as funções.

Ela pode ser em javascript, php ou qualquer outra linguagem.

 

Então é isso. com a biblioteca importada basta chamar as devidas funções de acordo com o o que a api oferece.

Por exemplo:

O facebook tem uma api para várias linguagens diferentes.

 

Então basicamente, você vai ter um formulário HTML que enviará para um arquivo php por exemplo e neste arquivo php é recebido os dados do formulário. Ali, se a api for para php,  você vai usar as funções para para gerar o XML desejado, se conectar com algum banco de dados e retornar dados se necessário...   

 

Enfim, de repente se você der mais detalhes, parte do código que está com dificuldade, informar qual a api..  pode ser que você obtenha respostas mais elaboradas!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF muito obrigado pela atenção, vou detalhar melhor para ficar um pouco melhor de entender.

 

Em um determinado local no meu site preciso de um campo e um botão submit que vai buscar determinadas informações em um site externo, porém a API desse site é consultada através de um link:

http://www.aisweb.aer.mil.br/api/?apiKey=2122431875&apiPass=SENHA&area=met&icaocode=SBGR

e nesta url acima tem algumas informações sobre a API:

apiKey --> é a autorização que tenho para utilizá-la

apiPass --> é a senha que possuo para utilizá-la e complementa a apiKey

area --> aqui eu defino o que eu quero consultar neste site, no caso é MET que atuará junto com o icaoCode

icaoCode --> será o valor que o usuário digitar no campo mencionado acima 

e então essa api me gera o seguinte código em XML:

<aisweb>
	<met>
		<loc>SBGR</loc>
		<metar></metar>
		<taf>
		2017011616 - TAF SBGR 160830Z 1612/1718 06005KT 9999 SCT012TX28/1618Z TN19/1708ZBECMG 1613/1615 34010KT SCT035PROB30 TEMPO 1618/1702 		15007KT 6000 TSRA BKN020 FEW045CBBECMG 1702/1704 13003KT BKN015BECMG 1706/1708 06004KTPROB30 1709/1711 5000 BR BKN007BECMG 1711/1713 		34005KT SCT035 RMK PGD=
		</taf>
	</met>
</aisweb>

então as informações que estão entre <met></met> e <taf></taf> iriam aparecer em uma área pré-determinada.

Resumindo...

Um nome digitado pelo usuário (neste caso possui 4 dígitos) consulta um site externo que gera um resultado aparece em um local específico mostrando para o usuário a consulta.

 

Ps.: A única coisa que irá mudar vai ser o icaoCode=XXXX

 

Agradeço desde já sua ajuda!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@guicaseiro Entendi. Basicamente o que você tem aí não é uma API de integração entre sites, mas sim uma API de consulta por URL.

 

Nesse caso,  você precisa usar esta URL no action do formulário para enviar os dados a ser consultado.

Como esta aí não é aquelas de importar, você tem a liberdade de usar outras funções para gerar o xml

Não sei quais os recursos que você tem acesso, mas dá para fazer com php ou jQuery.

 

Infelizmente não sei como ajudar você nesta parte mas deixo as dicas para você pesquisar por classses ou funções que criam um xml no php ou no jQuery( com ajax)

 

Com php pode ser mais fácil.

 

Achei aqui uns exemplos com outras apis que podem ser a  mesma coisa

https://sounoob.com.br/api-de-consulta-de-transacoes-por-codigo-usando-php-sem-utilizar-a-biblioteca-oficial/

Basicamente ele ensina a usar uma API de consulta com cURL que parece ser o mesmo caso seu.

 

Tome como exemplo, para poder implementar seu código com sua api!

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...