Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um PC sem exageros, quebra-cabeça


Posts recomendados

Olá pessoal, estou sem desktop há 7 anos, até então utilizava o meu notebook i3 2geração, 540m, 4gb x2 ram pra jogar, trabalhar, estudar. Consegui jogar nele até os jogos de 2013,  2014+ já não era decente a jogabilidade então desisti. Resolvi montar um desktop agora para que tenha a possibilidade de jogar os "novos jogos" novamente.

Não faço vídeos jogando, não sou youtuber, não edito fotos/vídeos, não mostro meu pc pra ninguém, não tiro selfie com o pc, não me importo com a aparência dele, sou mais apegado a desempenho, conforto na jogabilidade. 

Contei a história pra que tenham noção do tanto que estou perdido durante minha busca por um novo PC e qual é meu objetivo.

 

Minha ideia original era montar um PC com componentes já saindo de linha na esperança de gastar pouco, um i7 4770, uma gtx 970, etc, descobri que além de não encontrar essas peças novas, somente usadas, o preço é bem PRÓXIMO das novas e não justifica eu correr risco de comprar componente usado com possível comprometimento, etc. Desisti dessa ideia.

 

Então pensei em comprar um i7 6700 Skylake, Asus GTX 1060 6gb, placa ga-z170x-GAMING 3, memória Kingston/corsair 4GB DDR4 2133Mhz x 4, fonte corsair 500w ou evga 500w 80plus.  Ai achei caro, rs, porque se eu precisasse disso tudo não teria problemas, o tempo que eu fico no computador faz valer cada centavo, mas acredito que seria um exagero, eu só quero jogar um The Witcher 3, GTA V, Assassin's Creed Black Flag pra frente, Crysis 3, Rise of Tomb Raider, Overwatch e BF1 talvez, pra variar um pouco, porque o que eu jogo mesmo na maior parte do tempo livre que tenho é somente o Dota 2.

 

Enfim, gostaria de ter em mãos agora um PC que "roda" os jogos acima suave E QUE, se lançarem um jogo novo que necessita de uma configuração acima eu simplesmente troque um componente ou adicione mais memória para conseguir jogar. Então, vamos ao que interessa:

 

1- Devo comprar um i7 sem placa de vídeo e me contentar com o Dota 2 até sair uma promoção de placa de vídeo que eu possa aproveitar?

2- i7 é mesmo necessário? Pelo que li da opinião da turma aí parece que um i5 pra hoje serve, mas e pros novos jogos? Tenho receio de não pegar um i7 e o processador se tornar um gargalo. 

3- A gtx 1060 6gb é o que tem de custo x benefício pra ficar bem sossegado?

4- 16gb de RAM é necessário ou será necessário para o que vem por ai? Posso simplesmente colocar 4gb ddr4 2133Mhz x2 e fazer um up depois?

5- Essa placa-mãe é exagero? Esse é o item que menos tenho noção, alias, estou bem fraquinho de conhecimento sobre pc's, estou pesquisando faz uns 2 dias, lendo um artigo ou outro, pra não errar muito, sei que vou errar, só não quero errar muito hahaha

 

HD acredito que 1TB 7200 rpm sata 3 e um SSD 120gb seria o suficiente, eu sou daqueles que quando joga um jogo não começa outro até terminar, faço tudo o que tem que fazer, depois não me importo em apagar o jogo após terminar. 

Gabinete eu gostei do Thermaltake Commander G42 pelo custo, seria esse suficiente?

 

Gostaria de gastar aproximadamente 4000,00, porém tenho que por um monitor no bolo ai SE POSSÍVEL, agora ficou difícil? Esse item nem pesquisei, aceito indicações. 

Agradeço a todos de forma antecipada, me desculpem pelo tamanho do post por algo que talvez seja trivial para maioria de vocês.

 

Abraços.

 

Edit 1: Considerem pagamento à vista no boleto para os valores.

Edit 2: O monitor vou usar só pra jogar, tenho TV com ChromeCast  do lado pra Netflix e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KnockOutCara, faz como muitos falam aqui: dá uma olhada na loja pichau. Se você pagar à vista dá para pegar uma ótima configuração.

 

Acabei de dar uma olhada e recomendaria o seguinte para comprar tudo em um só lugar:

Monitor

http://www.pichau.com.br/monitores/monitor-led-lg-ips-23-polegadas-23mp55hq-box

 

SSD

http://www.pichau.com.br/hardware/ssd/ssd-wd-green-120gb-sata-6gb-s-wds120g1g0a

 

PC

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-i5-6400-rx-470-4gb-8gb-hd-1tb-500w

 

O core i7 não vale a pena. Eu não pegaria, melhor ter um computador completo (core i5 já é da mulesta e resolve tudo em relação a jogos, até o i3 arrebenta) que ter de investir por um processador tão caro e que fará o mesmo trabalho do i5.

 

Até!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, KnockOut disse:

1- Devo comprar um i7 sem placa de vídeo e me contentar com o Dota 2 até sair uma promoção de placa de vídeo que eu possa aproveitar?

Não, no geral i7 para jogar não se justifica. i5 está ótimo, e para Dota 2 até o i3 aguenta numa boa. Sem contar que não usar placa de vídeo te limita a jogar apenas jogos leves mesmo. Com um i7 você jogaria Dota 2 numa configuração média com fps ok, com um i3 + placa de vídeo de entrada (GTX 1050 ou RX 460) você jogaria com qualidade no máximo e bons fps. Digo isso porque jogo Dota também e meu i5 + RX 460 fazem isso, é um jogo leve.

 

4 horas atrás, KnockOut disse:

2- i7 é mesmo necessário? Pelo que li da opinião da turma aí parece que um i5 pra hoje serve, mas e pros novos jogos? Tenho receio de não pegar um i7 e o processador se tornar um gargalo.

Como dito anteriormente, não. Acontece que o i7 é bom para não gargalar com placas high end mesmo, a citar GTX 1080, mas se você tem uma placa dessas muito provavelmente você vai jogar numa resolução acima de full hd (2k ou até 4k) e quando você aumenta a resolução o balanço entre processador x placa de vídeo pesa mais pra placa de vídeo e alivia o processador. Então pra jogar em 4k, por exemplo, o i3 segura.

 

5 horas atrás, KnockOut disse:

3- A gtx 1060 6gb é o que tem de custo x benefício pra ficar bem sossegado?

As duas placas custo/benefício hoje são a GTX 1060 de 3gb e a RX 470 de 4gb.

Para jogar quase tudo o que você citou elas estão de ótimo tamanho, o único jogo que precisa se preocupar é o Crysis 3, que é bem pesado. Se quiser jogar ele no ultra, vai de GTX 1060 6gb ou RX 480 8gb.

 

5 horas atrás, KnockOut disse:

4- 16gb de RAM é necessário ou será necessário para o que vem por ai? Posso simplesmente colocar 4gb ddr4 2133Mhz x2 e fazer um up depois?

Hoje para jogar o recomendado é 8gb. Mas se o seu orçamento permitir, vai de 16 para já ficar com muita folga.

 

5 horas atrás, KnockOut disse:

5- Essa placa-mãe é exagero? Esse é o item que menos tenho noção, alias, estou bem fraquinho de conhecimento sobre pc's, estou pesquisando faz uns 2 dias, lendo um artigo ou outro, pra não errar muito, sei que vou errar, só não quero errar muito hahaha

Placas da linha Z são para fazer overclock. Você pretende fazer? Então pegue ela. Se não pretende troque por uma B150 ou H170, ou até H110 se quiser economizar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, vou levar em conta a opinião de vocês pra fechar a escolha, realmente eu não faço questão de jogar no Ultra, é legal e tal mas eu não me importo de colocar uns filtros pra ganhar FPS, pretendo jogar em FullHD mesmo.

 

3 horas atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

As duas placas custo/benefício hoje são a GTX 1060 de 3gb e a RX 470 de 4gb.

Vou pesquisar um pouco sobre a RX470, valeu a informação.

 

3 horas atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

Placas da linha Z são para fazer overclock. Você pretende fazer? Então pegue ela. Se não pretende troque por uma B150 ou H170, ou até H110 se quiser economizar aqui.

Não irei fazer overclock, só quero uma placa-mãe pra que caso eu resolva fazer um upgrade ela não me limite.

 

 

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, santos container disse:

@santos container valeu jovem, vou pegar o PC pronto ali e ver se rola comprar separado ou montado já, provavelmente com o SSD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, montei aqui uma configuração, peço sugestões de melhorias ou para gastar menos, segue a configuração:

 

- Processador i5 6400 Skylake -  744,99 na Pichau

- MB ASUS B150 C/BR DDR4 1151 - 458,99 na Pichau ou Kabum, mesmo preço

- GPU Geforce GTX 1060 6gb GALAX EXOC - 1219,9 na Kabum (não sou familiar com a marca, to indo no feedback)

- Memórias 4gb 2133Mhz Corsair - 145,69 x2 = 291,38 na Pichau

- HD 1TB 7200rpm SATA 3 6gb/s WesternDigital - 244,9 na Kabum

- Fonte EVGA 600w 80 plus - 223,9 na Kabum  (achei barato essa, por isso 600w)

- Gabinete Thermaltake Commander G42 MidTower - 338,9 na Kabum

 

TOTAL : R$ 3522,87 

 

Lembrando que esse pobre coitado ainda precisa de um monitor que ainda não decidi, mouse e teclado já possuo.

Aceito dicas e sugestões, abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KnockOut Atualmente a loja mais barata q tem é ebay , processador core i7 esta por 1100 la. so q demora, tem q so pegar ofertas sem pagar alfandega, etc.

Pichau é a loja mais barata que eu achei ate agora , sem considerar importação.

@KnockOut a pichau tb tem a opção de montar o pc do seu jeito, creio eu q alem das peças serem mais baratas no geral, eles ainda te mandam o pc montado.

 

1) Nao necessariamente. O core i5 é suficiente para jogos, durara anos, e ainda a placa de video integrada dele roda sim a MAIORIA dos jogos atuais. So que é bom ter placa de video para ter um maior desempenho nos jogos, garantir os jogos mais pesados de hoje e do futuro. Core i7 é bom p edições de videos e programas pesados. claro q é bom ter um processador forte mesmo so para jogos comuns nao é? Mas nao é prioridade.

 

2) core i5 dura bastante, eu sei porque tenho um core i5 de quase 6 anos aqui.

DICA: a amd vai lançar a linha Ryzen em 28 de fevereiro, a tendencia é q os preços diminuam pela concorrencia, ou que voce ganhe mais desempenho pelo mesmo preço.

 

3) Creio que sim mas da uma pesquisada.

 

4)  16 gb com certeza absoluta pra durar anos. Hoje 8 gb ta bom, mas você nao gostaria de ja ter uma memoria boa e nao ter de mexer depois ?

 

5) Placas maes : H110 <  B150 < H170 < Z170 < x alguma coisa ( ou B250 e H270 , placas da 7 geração, mas as da 6 geração funcionam perfeitamente é so fazer atualizacao da bios )

B150 e H170 sao placas intermediarias. Claro que seu teu orcamento tiver pouco você pode pegar uma H110, mas é melhor pegar uma das intermediarias pra ter mais opções. Eu fiz um topico perguntando sobre a diferença entre essas placas maes, jaja posto aqui p você ver a opinião dos caras entendidos.

 

@KnockOut Pesquise sempre o preço peça por peça, e no geral. se você achar q compensa, você pode comprar um pc sem placa de video e comprar a placa via ebay ( gtx 1070 R$ 1250 + 100 reais de frete), CUIDADO P NAO COMPRAR COISAS Q PASSEM PELA ALFANDEGA ! Ou simplesmente compre tudo de uma vez, mais simples.

 

Tente montar peça por peça no site da pichau e compare os preços http://www.pichau.com.br/monte-seu-computador/processador/

 

Topico meu perguntando a diferença entre as placas B150 e H170

Boa sorte garoto !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

Então pra jogar em 4k, por exemplo, o i3 segura.

Eu ja vi um Core i5-750 @ 4GHz com over fazer milagres no 4k ... mas so` nele... i3 nao exagere tanto ... heheheh

Olha o bagulho gargalhando brabo... mas se tiver um video ou grafico ai fazendo comparação posta ai para eu ficar quietinho x) ...

 

22 horas atrás, KnockOut disse:

Minha ideia original era montar um PC com componentes já saindo de linha na esperança de gastar pouco, um i7 4770, uma gtx 970, etc,

 

Olha o dono do topico querendo comprar uma config parecida com a minha (apesar da gtx ser 970 g1)  e ainda ta caro hoje em dia pois o dolar disparou e o pc ainda entrega desempenho ... Depois reclamam da durabilidade

 

tem ate i7 da segunda geração no pário huahuahuahua

 

problema de gargalo como disseram e` mais difícil e` ... mas o preço mata X) por isso que quando preço ta difícil vai de i5.

adicionado 3 minutos depois

ah concordo com o resto postado aqui X) hehehe

adicionado 15 minutos depois

Vou adicionar ... uma coisa a mais MUITO CUIDADO com pegar produto importado... se o bagulho for taxado vai sair mais caro que comprar um produto nessa lojas aqui do Br ... e` 60% de imposta mais 17% do segundo imposto mais taxas extras do correios e se duvidar o povo do correio ainda fala que teu produto custou mais... ou você paga ou entra em disputa que leva tempo...

adicionado 19 minutos depois

 

 

Ainda da para reduzir o valor dos produtos comprados... comprando placa-mãe mais barata... um único pente de memoria de 8G ... reduzir a fonte para uma 500W ... mas isso só se o dono do tópico achar que não da para pagar a configuração montada aqui X)

 

 

e boa noite e fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Viinni disse:

Atualmente a loja mais barata q tem é ebay , processador core i7 esta por 1100 la. so q demora, tem q so pegar ofertas sem pagar alfandega, etc.

Atualmente tudo está sendo taxado, tá difícil viu. 

4 horas atrás, Viinni disse:

Pichau é a loja mais barata que eu achei ate agora , sem considerar importação.

Eu peguei os preços da Pichau, criei uma tabela com os preços em geral, a Pichau está perdendo da Kabum nos itens que eu optei pela Kabum, somente a memória RAM que escolhi só tem lá, a placa-mãe é 5 reais mais barata lá tb, o resto nem o produto tem ou está mais caro. 

@Viinni valeu a força aí, viu estudar mais sobre placa-mãe. 

@Bommu Perneta 

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

um único pente de memoria de 8G ... reduzir a fonte para uma 500W

Eu li que 2x 4gb pra subir pra 4x4gb depois funciona melhor que 2x 8g, vou buscar mais informações, agora a fonte eu achei barato mesmo, não vale a pena economizar 20 reais e perder 100w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta Cara, como estou no trabalho agora não vou poder te linkar nenhum vídeo. Mas procura no youtube i3 4k que você acha gameplays de GTA:V, The Witcher 3, e outros.

Não estou afirmando que o i3 seja ideal, mas que ele aguenta isso aguenta.

 

@KnockOut A única vantagem de se botar mais pentes de memória é usar o dual channel (ou triple, quad...), e essa tecnologia só te dá ganho em outros usos, mas não em jogos. Para jogar não faz diferença alguma você ter um pente de 8 gb ou dois de 4 gb, então vá de um de 8 gb pois normalmente é mais barato que os dois menores, sem contar que te economiza slots para fazer upgrades futuros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2017 às 07:59, santos container disse:

@KnockOutCara, faz como muitos falam aqui: dá uma olhada na loja pichau. Se você pagar à vista dá para pegar uma ótima configuração.

 

Acabei de dar uma olhada e recomendaria o seguinte para comprar tudo em um só lugar:

Monitor

http://www.pichau.com.br/monitores/monitor-led-lg-ips-23-polegadas-23mp55hq-box

 

SSD

http://www.pichau.com.br/hardware/ssd/ssd-wd-green-120gb-sata-6gb-s-wds120g1g0a

 

PC

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-i5-6400-rx-470-4gb-8gb-hd-1tb-500w

 

O core i7 não vale a pena. Eu não pegaria, melhor ter um computador completo (core i5 já é da mulesta e resolve tudo em relação a jogos, até o i3 arrebenta) que ter de investir por um processador tão caro e que fará o mesmo trabalho do i5.

 

Até!!!

 

A pichau é uma boa loja ? possui bons preços ?

Vejo bastante gente falando bem da Análise Informática e seus PC's prontos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira

Em 4k So` achei um video com um único jogo de comparação  que e` justamente o GTA V. O resultado de um i3 ou i7 para esse jogo tanto faz... Legal ver... porém se basear em um único jogo e` complicado e não sei se isso foi coincidência, novamente só em um único jogo de novo não tem como saber se comparar com outros testes. 

 

``repare que tem momentos que não aparece* a nave do jogo, ou seja o processador não reduziu o FPS mas `comeu` objetos do cenário por um período de tempo ...``

Essa frase minha ta errada... o cara do video mostrou game playes em momentos diferentes porque o processadores demoraram tempos diferentes para abrir o jogo ao que parece...

 

 

 

 

adicionado 24 minutos depois

@Gabriel Merlo Ferreira

Estou convencido olhei outros videos quando o aumenta para 4k o processador e menos usado possibilitando colocar processadores mais fracos para segurar a uma placa top.

 

O mesmo não ocorre em outras resoluções (1080 ou 2k)ou em jogos que exigem muito mesmo do processador.

 

Fui convertido huauhahuahahuauhahu valeu. Mas se alguem falar que um celerom aguenta ... uhauhauhauha ok parei X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KnockOut você tem certeza absoluta q os itens q você listou pela kabum perdem pra pichau ?

 

Em 16/01/2017 às 23:20, KnockOut disse:

- Processador i5 6400 Skylake -  744,99 na Pichau

- MB ASUS B150 C/BR DDR4 1151 - 458,99 na Pichau ou Kabum, mesmo preço

- GPU Geforce GTX 1060 6gb GALAX EXOC - 1219,9 na Kabum (não sou familiar com a marca, to indo no feedback)

- Memórias 4gb 2133Mhz Corsair - 145,69 x2 = 291,38 na Pichau

- HD 1TB 7200rpm SATA 3 6gb/s WesternDigital - 244,9 na Kabum

- Fonte EVGA 600w 80 plus - 223,9 na Kabum  (achei barato essa, por isso 600w)

- Gabinete Thermaltake Commander G42 MidTower - 338,9 na Kabum

 

R$1.169,04 Placa de Video PNY GeForce GTX 1060 6GB

R$1.218,98 Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 6GB EXOC

 

R$ 228,98 HD Toshiba 1000GB Sata III 3.5", DT01ACA100 - OEM

 

R$ 333,52 Gabinete Thermaltake Commander G42 Black

 

Como visto, quase TODOS os itens tem na pichau mais barato. Com exceção daquela fonte ali de 600 w q realmente ta bem barato na kabum.

 

Eu ando pesquisando desde dezembro onde q tem o pc mais barato. Pretendo comprar meu pc em fevereiro ou março.

O fato da pichau ter peças baratas + eles montam p mim fica otimo, assim nao tenho dor de cabeça e ainda economizo.

Claro q eu estou atenta aos preços das outras lojas.

Vou esperar lançar a linha Ryzen da amd em 28 de fevereiro p depois ver se os preços caem ou eu consigo um desempenho melhor pelo mesmo preço =)

 

Abraços.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Viinni disse:

Vou esperar lançar a linha Ryzen da amd em 28 de fevereiro p depois ver se os preços caem ou eu consigo um desempenho melhor pelo mesmo preço =)

Acabei tomando a mesma decisão, irei aguarda o lançamento dos Ryzen também.

 

9 horas atrás, Viinni disse:

R$1.169,04 Placa de Video PNY GeForce GTX 1060 6GB

R$1.218,98 Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 6GB EXOC

 

R$ 228,98 HD Toshiba 1000GB Sata III 3.5", DT01ACA100 - OEM

 

R$ 333,52 Gabinete Thermaltake Commander G42 Black

Pra mim no dia que pesquisei esses eram os mais baratos, irei adicionar essas informações, o fato de montar o PC pra mim não é problema, mas se tiver como comprar tudo em um só lugar agiliza o negócio, valeu pela dica, se surgir alguma novidade ou promoção relâmpago me avise =)

 

@Viinni Valeu, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...