Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu estraguei essas duas fontes?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Anos atrás, de uma maneira muito *****, eu quis "remixar" uma experiência de colégio. Foi perigoso e inclusive sofri consequências biológicas. Não gosto nem de lembrar! Aquele negócio de eletrólise, tirar ferrugem de prego... Libera ácido em forma gasosa! Eu pensei que fazer ao ar livre seria suficiente para a segurança, mas não foi. Enfim, essa é uma outra história.

 

Vamos à eletrônica!

 

As duas fontes de alimentação que eu forcei com a experiência, eu as mantive guardadas até hoje. Parece que há algo de anormal nelas. Uma deveria ser 12 V, mas a saída dá 16 V. A outra deveria ser 16 V, mas a saída dá 19 V, quase 20 V.

 

Ou elas estão normais?

 

Eu só consegui abrir uma (sem quebrar). A outra eu não quis quebrar. Mas eu suspeito de que seguirão o mesmo padrão de projeto que eu pude verificar na primeira, o mais simples possível: um trafo, quatro diodos retificadores, 1 capacitor eletrolítico grandão, 1 capacitor bem pequeno.

 

Não tenho experiência. Ocorreu-me que essas tensões de saída podem até estarem normais. Devo fazer testes nos trafos, não é?! Mas aí é que está... eles deverão dar quanto?

 

É seguro eu simplesmente usá-las com base nessas tensões aferidas, como partes de novos circuitos? Ou por acaso a frequência "na transformação" pode estar ruim? Acho que sim, né?!

 

Update

 

Lembro que as fontes cheiraram ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"É normal!"

Ela não é regulada/estabilizada então tem a tensão maior que o nominal, quando coloca uma carga ela baixa a tensão na marra.

Se tivesse transistor ela seria regulada/estabilizada e o transistor estaria em curto deixando passar toda a tensão do trafo.

Antigamente faziam fontes assim mesmo!

Agora fazem chaveadas abaixo da corrente informada, melhorou alguma coisa?

Se você gosta de eletrônica, pode fazer um circuitinho para regular e estabilizar elas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, melhorou.

 

Acho que preciso conhecer o tal circuito. Eu estava pensando em apenas adicionar um regulador de tensão acompanhado dos devidos capacitores. Mas agora fiquei curioso sobre o "transistor" do qual você fala. Você não está já falando de fonte chaveada, porque pelo que já estudei elas são totalmente diferentes, desde o primário.

 

Mas eu mencionei que minhas fontes foram forçadas. Imagino que a eletrólise impôs alta corrente nelas. O que pode ter acontecido? Será que os trafos ficaram "meia-vida", meio capengas?

 

Quando um trafo termina de se detonar, ele pode mandar tensão mais alta do que o esperado, ou ele sempre morre na dela, sem mexer com o resto?

 

Ou será que a frequência pode ficar bem baixa, dificultando o trabalho do capacitor que o segue?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Acho que preciso conhecer o tal circuito. Eu estava pensando em apenas adicionar um regulador de tensão acompanhado dos devidos capacitores. Mas agora fiquei curioso sobre o "transistor" do qual você fala.

O circuito é exatamente esse aí. O transistor ou os transistores só são necessário(s) se a corrente da fonte ultrapassa a do regulador.

Se o trafo está funcionando ele está "bom" coloque a fonte para trabalhar, exija dela a corrente que ela entrega e verá se está tudo bem.

10 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Quando um trafo termina de se detonar, ele pode mandar tensão mais alta do que o esperado, ou ele sempre morre na dela, sem mexer com o resto?

existe 3 possibilidades:

1 - ele entra em curto e não funciona, queima fusível na hora.

2 - ele queima e abre o bobinado, assim ele não dá sinal de vida nenhum.

3 - muito raro, mas pode acontecer de aquecer muito e o primário entrar em curto com o secundário e passar a tensão da rede para a saída.

mas essa última só acontece se o trafo for muito ruim, de muito pouca qualidade, sem os devidos isolamentos entre os enrolamentos. Caso raro!

Uma vez, vi um caso que dois diodos retificadores estavam ruins e a tensão estava mais alta que a nominal, mas quando colocava qualquer carga a tensão zerava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, cesardelta1 disse:

Se o trafo está funcionando ele está "bom" coloque a fonte para trabalhar, exija dela a corrente que ela entrega e verá se está tudo bem.

 

Se não estiver, o esperado é que o trafo se vá antes de qualquer coisa?

Se ela começar a esquentar e eu não souber diferenciar, poderá acontecer o caso 3, não é?

 

Não consigo imaginar a coisa com os diodos. Só passa a parte positiva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz! Não sei te dizer sobre o diodo, talvez até tenha sido meu multímetro com bateria fraca, ou sei lá.

o caso 3 do trafo é muito raro, geralmente o primário aquece e se rompe pois tem os fios bem finos, fora que esses fios esmaltados suportam 180, 220ºC...é muito raro mesmo.

Geralmente a tensão cai quando se coloca muita corrente nela, se no seu teste você ver que a tensão caiu 10V, diminua a carga... sempre monitorando a tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...