Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois Roteadores na mesma rede com DHCP em faixa diferente (lento)


Posts recomendados

Bom dia, 

 

 

Estou com o seguinte cenário. Tenho um modem da NET Virtua Motorola svg6582. 

Deixei ativado o DHCP do modem ativado.

E um roteador tplink que fornece gateway para as máquinas (DHCP desativado)

Tenho outro roteador tplink (OUTRA FAIXA DE IP) que recebe o sinal do NET Virtua, porém quando eu ativo esse DHCP para poder aumentar range de máquinas a conexão fica lenta quando conecto em um quanto em outro. A velocidade cai de 60mb para 1mb

 

Seria algum conflito?

Estando em faixas de ips diferentes eu não posso ter dois roteadores distribuindo dhcp?.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo, então tudo funcionava normal, depois q mudou o modem da NET aconteceu isso.

 

Modem da NET 192.168.20.1 (DHCP) - (Conectado em um switch)

Roteador 1 - 192.168.0.1  (Conectado em switch que esta conectado o modem da NET) (NÃO TEM DHCP)

Roteador 2 - 192.168.30.1 (Conectado em switch que esta conectado o modem da NET) (DHCP)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Doug, pelo que entendi é quase o mesmo problema que eu estava tendo agora pouco. você só pode ter 1 fornecedor DHCP ligado na mesma rede fornecendo IP se não BO... 

Resolvi o meu assim:

Liguei um cabo do swtich na porta WAN do que seria Roteador 2 seu, a WAN configurei a WAN com o mesmo range de IP da rede e configurei a LAN do Roteador 2 com outro range de IP e deixei o DHCP ligado nele... ou seja... quem conecta no Roteador 2 recebe um IP gerenciado pelo DHCP do Roteador 2 com uma faixa fora do IP fornecida pelo Modem e a WAN do Roteador 2 que fara a comunicação com a rede.

 

Se a sua intenção é fazer com que as pessoas que conectarem no Roteador 2 "por cabo ou WF" consigam ter acesso a internet, mas não consiga acessar as pastas que estejam compartilhadas em algum outro computador ligado no switch ou no Roteador 1, que é o meu caso.... não funcionou.... mesmo com essa configuração continuo tendo acesso as pastas compartilhadas.  

 

Abs.... =) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, obrigado!

 

A ideia é aumentar o número de conexões.

 

Quando eu usava no modem da internet da CTI eu tinha dois servidores DHCP com faixas de IP diferentes na mesma rede.

Quando troquei para o modem da NET acontece essa lentidão. 

 

Desta mesma forma que você explicou eu ja tenho funcionando com um DHCP sem problemas. Meu problema é que após instalar o modem da NET não consegui mais ter dois DHCPs com faixa diferente na mesma rede.

 

Tentei também desativar o DHCP do modem deixando somente dos roteadores como era no cenário anterior quando estava conectado no modem da CTI.

 

 

adicionado 2 minutos depois

Ja tentei também conectar em cascata, mas ainda persiste a lentidão quando faço isso.

 

 

Se uso o modem da CTI não tenho problema de lentidão, conseguindo ter dois servidores DHCP, mas com o modem da NET que deve ser o atual não consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intenção é ter mais de 253 host (IPs) disponíveis ter mais conexões via wireless usando mais de 1 roteador?

 

Se for a segunda opção, é melhor você usar os roteadores em cascata e manter só 1 DHCP no switch. Fiz isso uma vez pois apenas 1 DHCP de 1 roteador nao estava suportando mais de 15 conexoes wireless. Então coloquei um segundo em cascata LAN x WAN com outro range de IP e funcionou perfeitamente.

 

Sobre o modem na NET, tenta desativar IPV6, ele sempre causa lentidão e vem ativado por padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...