Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NAS D-Link 320l x Desktop com Samba (Linux)


dutrix

Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Estou precisando de um storage e li algumas coisas sobre o D-Link 320l, com capacidade máxima de 8 TB (2 x 4 TB) e opção de trabalhar em RAID1.  Mas também li muita gente, em especial os fãs de Linux incentivando a usar qualquer desktop, mesmo mais velho, para fazer um servidor de arquivos com Samba e outras ferramentas. E aqui peço a ajuda de vocês. 

 

Atualmente, os HDs estão todos em Sata 3 (pretendo começar com 2 x 4TB, em Raid 1). Para mim,  um pouco leigo nesse quesito, é óbvio que um desktop mais antigo não terá uma mobo com conexão Sata 3. Então eu precisaria de um kit básico novo (mobo, Processador e Ram) com suporte ao Sata 3 para de fato fazer uso da velocidade. Em contrapartida, li em alguns tópicos que é mera questão comercial as velocidades altíssimas do Sata, tendo em vista que não alcançam sequer os 150 MB/s (acho que escrevi certo), independente do padrão Sata. 

 

Isso vai influenciar na decisão de comprar o D-link (achei no ML com NF e 8 TB inclusos por R$ 2.000,00 ) ou de conseguir aproveitar um desktop mais velho (tenho como conseguir) e então compraria somente os HDs. Se precisar de um Kit novo, financeiramente não vai compensar a solução do desktop.

 

Espero ter sido claro nas ideias. Obrigado a todos!

 

Abraços,


Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...