Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Siegfried01

Configurar 1 Roteador Visitante sem acessar pastas compartilhadas

Recommended Posts

Boa tarde galera.

Vou coloca minha situação para saber se é possível fazer, já revirei muito a internet e não encontrei nada falando se é possível. 

 

O esquema da rede aqui na empresa:

 

1) Vivo Fibra ligado a um Roteador da VIVO(192.168.1.1) ligado um Switch.

2) Servidor Windows_server 2008r2 ligado ao Switch (192.168.1.3) com DHCP fornecendo IP para rede e com varias pastas compartilhadas.

 

Tenho comigo um roteador da Intelbras e gostaria de liga ele em um ponto da rede para usar o wifi apenas com acesso a internet para os visitantes que virem na empresa.

 

É possível configurar esse roteador de forma que as pessoas que conectar com notebook tenha apenas acesso a internet e não tenha acesso as pastas compartilhadas do servidor ? se caso procurara por 192.168.1.3 ? 

 

Se for possível, como eu devo fazer ?

 

Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Configure o roteador em um range diferente do seu, 192.168.0.x por exemplo, coloque ele pra pegar IP de internet via DHCP e conecte o cabo de rede na WAN dele. Isso deve isola-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Caique Boa tarde,

     

    Fiz exatamente isso que você me disse no roteador...

     

    Configurei

     

    Na WAN com IP manual 192.168.1.85 "IP q não esta em uso na rede" Gateway 192.168.1.1. "liguei o cabo de rede na WAN"

     

    Na LAN do roteador configurei 192.168.0.1 com Gateway 192.168.0.2.. DHCP ativado na LAN com range 192.168.0.5 a 192.168.0.10... 

     

    DNS configurei como Manual: DNS1: 8.8.8.8 DNS2: 8.8.4.4 DNS3: 192.168.1.1

     

    Conectando meu notebook pelo Wifi nesse roteador ele pega o IP 192.168.0.6 com Gateway 192.168.0.1 

     

    Internet OK mas ainda sim consigo acessar o 192.168.1.3 e manipular as pastas.

     

    Obrigado. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Para quem estiver com um problema semelhante a esse, consegui encontrar uma solução. a configuração está da forma como descrevi anteriormente com o ponto de rede ligado na WAN do roteador, a LAN com DHCP ativado só que com outra faixa de IP.

    Para os computadores não acessarem o compartilhamento que tem na rede principal configurei uma restrição no firewall do roteador bloqueando o IP 192.168.1.3 (servidor).

     

    Obrigado a todos

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×