Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de celular automotivo


Posts recomendados

Ola pessoal, tudo bem?

 

Estou com um projeto onde quero colocar duas portas USB no painel do carro para que funcionem como carregadores de celulares.

Irei utilizar um LM7805 para diminuir a tensão da bateria de 12v para 5v, porém, minha real dúvida, é na corrente de saída desses 5v.

Segundo o datasheet do LM7805, ele libera aproximadamente 1.5A na saída, o problema é que ele esquenta muito quando conecto algum celular pra carregar.

Seria possivel utilizar algum transistor de maior potencia para fazer um "amplificador de corrente" mesmo o LM7805 liberando somente os 1.5A?
Desculpem se a resposta for meio óbvia mas é que sou novato na parte de eletronica!
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu também já fiz um desse, e o caso é que não compensa.

O 7805 por mais que for bem dissipado entra em proteção térmica.

Eu já acompanhei passo a passo o ciclo de recarga de um galaxy S3, um galaxy Y, um Ipod e um da Asus que não lembro o modelo, comparei todos e cheguei a conclusão que todos levam o regulador a proteção térmica.

 

Eu resolvi esse problema com um conversor buck que se acha no ML com valor perto de R$10,00

regulador-de-tensao-ajustavel-lm2596.jpg

Esse bichinho aí suporta 2A sem dissipador e de 3 a 5A com dissipador, a corrente máxima, cada um fala uma coisa.

Tem proteção contra curto, proteção térmica e limitação de corrente (térmica)

Por usar tecnologia chaveada, não esquenta tanto e não entra em proteção com 1,5A.

 

Para carregar tablets, smartphones e outros Gadgets esse conversor é o melhor, mais prático e com melhor custo beneficio que achei.

1,5A é mais que suficiente para os gadgets de hoje em dia, então funciona muito bem sem dissipador.

É só instalar e usar, garantido!

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O erro não é do LM7805 não, o erro é não colocar um bom dissipador nele. Imagine que ele tenha de fornecer 15 Amperes e imagine que seu carro esteja com o motor operando (tensão de bateria sobe para 13,8 Volts)

A dissipação térmica no CI alcança 1,5 x (13,8 -5) = 13,2 Watts que se não dissipados podem fazer a temperatura do CI ultrapassar os 100 graus Celsius.

Adote o conversor chaveado sugerido pelo colega cesardelta1. Muito melhor, e menos quente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...