Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esclarecimentos sobre No-Break


Posts recomendados

Galera eu li o tópico explicando sobre as diferenças do no-break offline/online, mas como sou totalmente leigo no assunto acho que não entendi direito.

 

Vou expor minha situação para ver se tem salvação ou não.

 

Sou jogador de poker, jogo umas 10-15 mesas ao mesmo tempo, então se a energia cai tomo um prejuízo federal...

 

-Pelo que eu entendi, o no-break offline apenas serve para o computador não desligar imediatamente quando cai a energia, mas você tem que desliga-lo logo em seguida é isso? Servindo apenas para que você possa fechar/desligar corretamente o computador...
Se sim, quais são os prejuízos que eu teria se mantivesse o computador ligado com esse no break offline até a energia voltar?

 

-Pelo que eu entendi, para continuar trabalhando normalmente com o pc quando cai a energia seria necessário um no break online, porém os que eu achei são extremamente caros (3k - 5k), alguém sabe me dizer qual seria o no-break online mais barato que existe?

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @StrukMaster ! :thumbsup:

Veja bem, explicando sua dúvida de uma maneira menos técnica:
 
Existe uma peça nesses aparelhos, chamada de inversor. Essa peça é responsável pelo acionamento das baterias em caso de queda de tensão.
No caso do no-Break off-line, o inversor permanece sempre desligado, e somente se ativa quando existe uma queda de tensão, isso faz com que ocorra uma pequena variação na energia elétrica, que é o tempo que leva para as baterias entrarem em ação.
Pense nisso como um aparelho que monitora os batimentos cardíacos, quando ocorre a "troca" do uso da energia da tomada para as baterias a tensão, que seria uma linha reta "-----------", da uma pequena oscilada " ------_----".
No entanto isso ocorre muito rapidamente, coisa de milésimos de segundo.

O no-Break online, mantem o inversor ativo o tempo todo, isso faz com que a todo momento a bateria esteja sendo carregada e usada ao mesmo tempo. Então você nunca utiliza a energia da tomada diretamente, mas sim das baterias.
Consequentemente, quando ocorre a queda de tensão não existe aquela variação do no-break off-line, simplesmente porque não vai haver um tempo de acionamento das baterias, pois elas já vão estar acionadas.

No-Break's online só são mais indicados em casos de aparelhos mais sensíveis, como Data-Centers, hospitalares ou de uso industrial. No entanto nada impede que você os utilize em seu computador (a não ser o preço :P).

Nos dois casos, deve-se observar a autonomia das baterias, dependendo do tempo que elas possam fornecer energia, o mais aconselhável é sempre salvar os trabalhos e logo após desligar o PC.
Mas isso não é regra, você não terá prejuízos em utilizar todo o tempo de carga da bateria.
Um no-break irá funcionar exatamente como a bateria de um notebook, acabando a carga, o PC desliga!

Qualquer dúvida mais, estamos ai!

Tenha um bom dia!

Se ajudei, clica no curti! Reconhecimento é legal e eu também acho bem maneiro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode optar pelo meio termo. Adotar um no-break off-line, ou interativo porém com geração de forma de onda senoidal pura e não senoidal por aproximação..

No seu caso, uma vez que podes enfrentar um prejuízo federal, conforme teu relato, procure por um que lhe permita colocar um banco de baterias externo que lhe confere uma maior autonomia podendo com uma bateria de 12V 40Ah externa poder sustentar coisa de uma hora ou mais de operação sem energia comercial..

Vou lhe dar alguns exemplos desses de que te falo, tipo interativo com geração senoidal..

http://www.atera.com.br/lista/45/12/1/0/Nobreaks+Senoidais+(servers)+Simples+conversão

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StrukMaster Talvez fosse interessante também um computador de baixo consumo (um bom notebook com tela de 15" poderia ser interessante, mais teclado, mouse e monitor externo de 24") para alongar a autonomia do nobreak. Um desktop gasta bateria muito mais rápido, e existem uns supercompactos (são menores que uma gaveta para HD externo de 3 1/2") que gastam pouca energia, pode ser interessante neste caso. Ou então será necessário um enorme banco de baterias para ter algumas horas de autonomia do no-break. Imagino que uma longa autonomia do no-break seja muito importante para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda amigos.

 

Mas desculpe minha ignorância, quando há essa oscilação nos no-breaks offlines que você exemplificou como "---__--",

e você diz durar milésimos de segundos, eu como usuário vou perceber algo? Resumindo o pc vai chegar a desligar?

@Faller esse modelo aqui por exemplo: http://www.atera.com.br/Produto/CSEN1KVAB12/Nobreak+senoidal+1KVA+600W+NHS+Compact+Bivolt120V

Meu pc usa uma fonte de 520, pelo que tá escrito ali na Autonomia então vai durar 15 mins apenas? (menos até se levar em consideração o monitor)

 

Pelo que estou vendo a solução mais barata seria comprar um notebook mesmo + uma internet 3g. Fica ruim jogar, mas é só um quebra galho mesmo, e é uma situação excepcional, então acredito não ter problema....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto não impede de você usar internet fixa, é só ter um modem VDSL2 ou fibra ótica e uma fonte com carregador de bateria automática que carregue e troque para bateria se necessário, eu tenho um sistema desses e a autonomia é de horas. O monitor normalmente tem adaptador CA com saída CC, mesmo que a tensão não seja 12V dá para alimentar pela bateria usando um conversor CC x CC, é muito melhor não precisar gerar CA, melhora a eficiência.

 

O meu carregador (fonte de 12V para CCTV de 10A, que na verdade é de 13,2V) troca para bateria de um jeito que o modem nem sente (não tem relé), e é capaz de fornecer 10A (existem com mais potência), dá para alimentar muita coisa com isso. Sai muito mais barato que um no-break senoidal e não tem o maldito estabilizador, e você ainda pode usar a bateria que quiser,  por exemplo, usar uma Moura ou Heliar para automóvel de 60 Ah (ou maior) , você terá uma autonomia enorme, muitas horas a um custo menor que com um no-break line interativo  senoidal (com bateria menor), e sem o estabilizador (que vem de "brinde" no no-break), que só dá problema.

 

E se você for realmente exigente, pode colocar um bom filtro e protetor de surge protegendo a fonte AC e o modem fixo da linha telefônica ou cabo.

 

A minha experiência com internet por cabo de TV por assinatura é que ela saia do ar quando faltava energia, não adiantava colocar no-break nele, provavelmente por morar em prédio e o amplificador que colocaram não tinha fonte de emergência, pode ser que quem more em casa não tenha este problema.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Intrudera6 , quanto você acha q vou gastar pra montar um sistema desses?

O bom do note+3g é que é algo simples, pra alguém leigo como eu conta muito....

O ***** é que tava dando uma olhada nos planos 3g e são meio carinhos.... R$50 pilas por mês e tal.... pensei q estava mais barato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StrukMaster Boa tarde!

Primeiramente devo dizer que dúvidas são extremamente bem vindas no fórum, e que não deve pedir desculpas por tê-las. :thumbsup:

Logo, esclarecendo sua dúvida respondo que você não vai "sentir" o acionamento das baterias no momento em que a energia acabar. Como eu disse, a troca é feita muito rápido não dá tempo para que o computador venha a desligar.

No entanto, o que o usuário @Intrudera6  disse, se faz verdade. A não ser que a sua internet seja distribuída a você através de linha telefônica, no momento em que o blackout ocorrer, você ficará sem internet. No entanto se for por linha telefônica, você só precisará ligar o conjunto (Modem ADSL + Router) no no-break que tudo continuará funcionando bem.

A única coisa que você notará no momento em que faltar luz, é que o no-break irá "apitar", alguns são só um "bip", indicando que ele passou a utilizar as baterias.

Infelizmente, aparelhos assim realmente tem um curto período de duração das baterias, o que não seria suficiente para durar até o término de suas partidas. :mellow:

Caso seu monitor seja uma TV, acredito que ficará mais complicado de fazer o procedimento descrito pelo colega @Intrudera6 , tendo em vista que uma TV é ligada diretamente a tomada, sem o uso de fontes externas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim meu monitor é uma TV.

 

Outro agravante é que meu pc fica no meu quarto, e o modem fica na "sala do computador", sendo assim eu teria que comprar 1 no-break para o meu quarto e outro só pra manter o modem ligado.....

 

Por isso estou cada vez mais inclinado a comprar um note+internet 3g.... +_+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, StrukMaster disse:

Mas Intrudera6 , quanto você acha q vou gastar pra montar um sistema desses?

O bom do note+3g é que é algo simples, pra alguém leigo como eu conta muito....

O ***** é que tava dando uma olhada nos planos 3g e são meio carinhos.... R$50 pilas por mês e tal.... pensei q estava mais barato...

Sem contar o notebook.

 

Comprando a fonte pelo eBay/aliexpress (mas acho que você consegue ela pelo Mercado Livre, mas não é qualquer fonte, pesquisando rapidamente não encontrei), a fonte custa uns 27,99 USD na China (12V 8A), mais uns 300 reais de uma boa bateria de carro de 60Ah (no Brasil) Moura ou Heliar = R$ 400,00 no total, mas o problema é que para receber uma fonte destas deve demorar uns 2 meses (ou mais) e tem que pesquisar (no aliexpress https://pt.aliexpress.com/item/CE-RoHS-10-years-factory-120w-battery-charger-12v-13-8V-power-supply-with-ups-function/32555041039.html?spm=2114.13010608.0.0.aFskD6 ). O monitor de 24" Samsung, imagino que esteja por volta de R$ 600,00 . Para o notebook, teria que comprar um conversor CC x CC elevador de uns de 12V para 19,5V por 4A, imagino que custe uns 150 a 200 reais. Sendo um notebook, poderia ligar o monitor na tomada e  se faltasse energia usava a tela do notebook.

 

A minha estimativa é superficial, e ainda falta o preço do notebook, teclado, mouse e do filtro de linha e protetor de surge (o Fallen pode ajudar nisso).

 

Você poderia alimentar apenas o modem (e roteador wifi se não estiver integrado ao modem) pela bateria, usa um notebook, que já tem a sua própria bateria (com boa autonomia). No caso de falta de energia usa o monitor do notebook. Internet 3G é muito cara e limitada, o que você vai gastar com ela no final acaba compensando colocar Intenet fixa, mas dois no-breaks é caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StrukMaster  Eu não tenho ideia de quanto uma partida de poker online pode consumir de internet, mas contratar franquia para esse tipo de coisa é uma furada.
Entrando no site da TIM, pude perceber que esse plano de R$ 50 reais ao qual você se referiu irá te dar direito a apenas 1.5GB de internet por mês. Para ser sincero, isso é muito pouco... Pode até ser legal para usar só em celular com aplicativos de mensagens e tal, mas para um computador é pouco.

Investir em um método definitivo para as suas necessidades, lhe trará um custo maior a curto prazo, mas que se pagará ao longo do tempo, pois tanto o no-break quanto o esquema do carregador + bateria são muito duráveis. :thumbsup:

Já o 3g irá te fazer gastar aos poucos (R$ 50 por mês) o valor que seria investido nos aparelhos. :mellow:

Confesso que desconheço como montar um esquema desses com bateria de carro e fiquei bastante curioso, no entanto pela explicação do colega @Intrudera6 parece não ser difícil. Ficaria muito agradecido se pudesse dar mais detalhes de como montar esse esquema, pois assim acredito que nos esclarecerá ainda mais sobre qual seria o método mais viável para o nosso amigo jogador de poker. :confused:

Olhando na internet achei este modelo na Americanas, só precisa comprar a bateria de carro e colocar.
http://www.americanas.com.br/produto/10720097/no-break-de-bateria-externa-500va-110-0v-realbat-nr500?DCSext.recom=RR_item_page.history-RecentHistoricalItems&condition=NEW&nm_origem=rec_item_page.history-RecentHistoricalItems&nm_ranking_rec=2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é q tá o problema.... Tb não faço ideia do quanto de banda vai consumir pra jogar.... :tw_astonished:

Nao precisaria ser grande coisa, visto que, como disse, é só em situações de emergências...

 

Digamos que caia a luz 1/2 x no mês.... e normalmente não demora mais de 1hr pra voltar.... Então seria essa a quantidade de tempo. Porém, como falei, não faço ideia da quantidade de banda que consuma, talvez por haver constante troca de informações, que você envia informação e recebe informação tb, consuma uma quantidade de banda grande...

Existe algum tipo de medidor ou algo assim, que eu possa ver qto de banda eu consumo usando a internet normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só@StrukMaster .

Fazendo uma pesquisa rápida, encontrei esse nobreak na kabum, ele vem com um engate rápido para você acoplar uma bateria externa sem nenhuma dificuldade, que também encontrei.

Nobreak SMS 1400VA Man. NET4+ Mono 220V 27289

Bateria Estacionária Freedom Df300 12v 30ah
Bateria Estacionária Moura 12v - 55ah

Entre os dois modelos de bateria eu escolheria a Moura, pela marca e principalmente pela capacidade, apesar de ser um pouco mais cara.

ATENÇÃO!!

Os próprios fabricantes alertam que NÃO SE DEVE utilizar baterias de CARRO em lugares com circulação de pessoas, pois as baterias automotivas liberam vapor de ácido que é prejudicial a saúde. Por isso foram criadas as baterias ESTACIONÁRIAS que possuem a mesma capacidade, e são seladas para evitar o vazamento de líquidos eletrolíticos e vapor de ácido.
São mais caras no entanto, saúde em primeiro lugar!

 

adicionado 8 minutos depois
11 minutos atrás, StrukMaster disse:

Existe algum tipo de medidor ou algo assim, que eu possa ver qto de banda eu consumo usando a internet normal?


Sim! 
O próprio Windows faz isso, se seu sistema for o Windows 10 é só entrar em "Todas as Configurações" / "Rede e Internet" / "Uso de Dados".

Vai abrir uma "visão geral" mas ai você clica em "detalhes de uso" e terá uma visão programa por programa de quanto consomem.

Zere o contador antes de jogar, e não use mais nada no navegador fora o seu jogo. Ao fim da partida volte lá no "uso de dados" e veja o quanto consome. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, viniR15 disse:

Isso dai é uma porcaria de um inversor que gera forma de onda retangular, prejudicial para fontes com PFC ativo...

Fuja desse tipo de solução..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me antecipar ao Faller (mas acho que ele responderia coisa parecida).

 

Onda senoidal modificada é a mesma coisa de onda quadrada, com a pequena diferença que antes de mudar de sinal de positivo para negativo (e vice versa) passa alguns microssegundos com tensão zero, aproximando de uma onda senoidal, mas entupido de harmônicas e spikes, que é horrível para todos os eletrônicos pendurados nela, para fontes chaveadas e pior ainda para fontes com FPC. O no-break/inversor senoidal é o ideal para todos os equipamentos com fontes chaveadas, e muito melhor para passar por transformadores, e usar com fontes com FPC ativo ou passivo. Eles são mais caros (inversores e no-breaks), mas a energia que eles produzem tem muito mais qualidade.

 

É interessante o que aparece quando se coloca um destes com onda modificada num osciloscópio, existem uns spikes violentíssimos no chaveamento da onda quadrada, e no senoidal a coisa é suave sem ruídos e problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, viniR15 disse:

Boa tarde @faller , como chegou a essa conclusão?
Na página de compra somente informa que o tipo de onda é modificada.

Pelo pouco que conheço, pode se tratar de 2 tipos:
Onda senoidal modificada
Onda retangular modificada

Uma vez que a forma de onda minimamente decente é a senoidal pura, como o é aquela da tomada, se a que for gerada for senoidal modificada, retangular modificada, quadrada, triangular, redonda, achatada, estampada, qualquer praga dessas não presta e não vai se dar bem com a fonte com PFC ativo..  Simples, muito simples..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite @Intrudera6 !

Obrigado pela sua explicação detalhada, de certo além de me esclarecer muita coisa, esclareceu também o nosso amigo autor do tópico. Precisamos de mais usuários como você, que além de nos dizer que 2+2 são 4 também explique o porque de ser 4.  ;)

Portanto colega @StrukMaster , acredito que para o seu caso seja mais adequado a compra de um No-Break parecido com o modelo que descrevi na outra postagem acima, interativo com regulação on-line e que lhe permita a colocação através de engate rápido uma bateria estacionária de maior capacidade, que pode ser de quantos "AH" (Amperes Hora) julgar necessário, no entanto que não seja menor ou ultrapasse 12v.
Essa dica é a mesma que foi descrita pelo usuário Faller em sua primeira resposta. Sairá mais caro que a solução apresentada pelo colega @Intrudera6 , no entanto você não terá trabalho nenhum com a instalação e pelo que observei só sairia realmente mais barato caso você importasse quase tudo que iria precisar.

Como você mesmo constatou, o consumo do aplicativo de Poker no mês não foi capaz de atingir nem mesmo a marca de 1/3 do total da internet que você gostaria de contratar na TIM, no entanto verifique a possibilidade de mudar o modem do outro quarto para perto do seu PC, assim você pode liga-lo ao no-break e como se trata de internet fixa por linha telefônica, não terá problemas com a falta de energia.

Para finalizar, volto a dizer:
Investir em um método definitivo para as suas necessidades, lhe trará um custo maior a curto prazo, mas que se pagará ao longo do tempo, além de lhe ajudar a não sair de suas partidas em caso de emergência, de quebra ainda protegerá o seu PC.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@Intrudera6 @Intrudera6 Gostaria de entender melhor sobre o que você falou sobre fonte com carregador de bateria automática.

Tenho um note que fica realizando tarefas enquanto estou na rua ou no trabalho (acesso remotamente para verificar o andamento durante o dia), e uma das tarefas tem a característica que, caso a internet caia, ele não resume (ou seja, o trabalho pára e tem de ser manualmente inserido todo novamente).

Em caso de falta de energia, a bateria do note segura a bronca, mas a questão é o roteador da Vivo fibra. Aqui é casa, e, pelo que entendi, você encontrou uma solução mais específica e adequada do que comprar um nobreak só pro roteador.

Como é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma fonte de 12 V por 10A (mas pode ser de menor potência) que mantêm a bateria de 12V sempre carregada, e quando falta energia chaveia da fonte para a bateria (sem permitir que o roteador reinicialize) como se fosse um nobreak de CC. Sai muito mais barato que um nobreak convencional, a autonomia da bateria pode ser bastante grande, normalmente estes roteadores gastam muito menos do que a fonte deles fornece, com consumo de 1A (o meu modem/roteador do Live Tim Fibra gasta em média 1A) por exemplo pode durar umas 8 horas para uma bateria de 12V 9Ah ou maiores, e o custo da bateria é bem baixo (uns 120 reais).

 

Vou passar o link abaixo de uma fonte de 10A.

 

https://www.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=100-220V+12V+10A+UPS+Sw+Power+Supply+W%2F+Battery+backup+charging+CCTV+Security&_id=331860436497&&_trksid=p2057872.m2749.l46251

 

https://www.ebay.com/itm/100V-240V-13-5V-UPS-10A-Sw-Power-Supply-W-Battery-backup-CCTV-Security-/254342641571?hash=item3b3800b7a3

 

s-l1600.jpg

 

 

Duvido que você ache um nobreak mais barato que isso (mesmo somando o preço da bateria), e que tenha uma autonomia tão grande (com uma bateria de 12V 9Ah ou maiores). E não vai danificar o seu aparelho pois é CC pura (mesmo a tensão de saída sendo de 13,2V , o que não é problema nenhum para estes aparelhos).

 

Eu atualmente estou com um Live Tim Fibra de 150Mb, e está funcionando perfeito ligado numa fonte de 10A (carga de bateria com 1A) com carregamento automático e bateria de 12V 7Ah. Por maiores que sejam as faltas de energia é bastante difícil ficar sem energia para ela, a fonte original dela é de 2,5A x 12V, mas o consumo a maior parte do tempo é de apenas 1A, a minha autonomia é enorme desse jeito.

 

Se você tem pressa, recomendo procurar uma fonte igual a esta no Aliexpress, as minhas compras lá estão chegando em menos de 1 mês (menos de 3 semanas as vezes), e todas tem rastreio. O serviço deles está muito melhor que o do eBay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Intrudera6 disse:

Eu uso uma fonte de 12 V por 10A (mas pode ser de menor potência) que mantêm a bateria de 12V sempre carregada, e quando falta energia chaveia da fonte para a bateria (sem permitir que o roteador reinicialize) como se fosse um nobreak de CC. Sai muito mais barato que um nobreak convencional, a autonomia da bateria pode ser bastante grande, normalmente estes roteadores gastam muito menos do que a fonte deles fornece, com consumo de 1A (o meu modem/roteador do Live Tim Fibra gasta em média 1A) por exemplo pode durar umas 8 horas para uma bateria de 12V 9Ah ou maiores, e o custo da bateria é bem baixo (uns 120 reais).

 

Vou passar o link abaixo de uma fonte de 10A.

 

https://www.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=100-220V+12V+10A+UPS+Sw+Power+Supply+W%2F+Battery+backup+charging+CCTV+Security&_id=331860436497&&_trksid=p2057872.m2749.l46251

 

https://www.ebay.com/itm/100V-240V-13-5V-UPS-10A-Sw-Power-Supply-W-Battery-backup-CCTV-Security-/254342641571?hash=item3b3800b7a3

 

s-l1600.jpg

 

 

Duvido que você ache um nobreak mais barato que isso (mesmo somando o preço da bateria), e que tenha uma autonomia tão grande (com uma bateria de 12V 9Ah ou maiores). E não vai danificar o seu aparelho pois é CC pura (mesmo a tensão de saída sendo de 13,2V , o que não é problema nenhum para estes aparelhos).

 

Eu atualmente estou com um Live Tim Fibra de 150Mb, e está funcionando perfeito ligado numa fonte de 10A (carga de bateria com 1A) com carregamento automático e bateria de 12V 7Ah. Por maiores que sejam as faltas de energia é bastante difícil ficar sem energia para ela, a fonte original dela é de 2,5A x 12V, mas o consumo a maior parte do tempo é de apenas 1A, a minha autonomia é enorme desse jeito.

 

Se você tem pressa, recomendo procurar uma fonte igual a esta no Aliexpress, as minhas compras lá estão chegando em menos de 1 mês (menos de 3 semanas as vezes), e todas tem rastreio. O serviço deles está muito melhor que o do eBay.

Desde já muito obrigado pela orientação, é realmente uma alternativa bem legal.

No caso a fonte que você sugeriu, O AC input vai pra tomada, o battery é o que vem da bateria e o "Sortie - + " é o que vai pro roteador, pelo que entendi.

A fonte do roteador, pelo que entendi, entrega 12V 2A (foto). Logo, se eu usar uma bateria como essas que vi no ML (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-809727752-bateria-selada-5a-12v-_JM?quantity=1#position=26&type=item&tracking_id=dd8d7042-670e-4e25-9937-c4eb65fd82c2), dá uma autonomia de duas a duas horas e meia, é isso?

 

 

 

s-l1600.jpg

IMG_20190903_222035.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...