Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

m5a97 le r2.0 suporta fx-8370 ?


CeLioCiBR

Posts recomendados

Olá a todos, eu gostaria da ajuda de vocês sobre a compra de um novo processador.

O meu processador atual é este:

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom II X4 945 - HDX945WFK4DGM (HDX945WFGMBOX).html

já passou da hora de ser trocado.. :(

O processador que pretendo comprar é este:

http://products.amd.com/pt-br/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-8-Core-Black-Edition/FX-8370-with-Wraith-cooler/131

mas andei lendo ai na internet com meu inglês super limitado, que a minha placa-mãe não aguenta e irei ter mais problemas do que estou tendo agora..

minha placa-mãe:

http://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_LE_R20/specifications/

o que acham ? não pretendo de forma alguma fazer over, só quero usar o processador normal, será que nem na velocidade stock dele poderei usar sem medo ?

desculpem se cometi algum erro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma loteria mas tem grandes chances de dar problemas sim.

Apesar da sua placa-mãe suportar os processadores FX, não é recomendado usar ela pois não foi projetada para isso. Os chipsets que foram projetados para os FX são: 970(entrada), 980(intermediário) e 990(entusiasta).

Ao combinar um FX com placa-mãe de chipset 760G você pode ter queda de desempenho, tela azul, desligamentos e resets.

Se você vai trocar o processador e terá de trocar a placa-mãe também recomendo ir de Intel ou pelo menos esperar os Ryzen da AMD. Processadores FX foram lançados em 2012, são antigos e já foram descontinuados pela AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

É uma loteria mas tem grandes chances de dar problemas sim.

Apesar da sua placa-mãe suportar os processadores FX, não é recomendado usar ela pois não foi projetada para isso. Os chipsets que foram projetados para os FX são: 970(entrada), 980(intermediário) e 990(entusiasta).

Ao combinar um FX com placa-mãe de chipset 760G você pode ter queda de desempenho, tela azul, desligamentos e resets.

Se você vai trocar o processador e terá de trocar a placa-mãe também recomendo ir de Intel ou pelo menos esperar os Ryzen da AMD. Processadores FX foram lançados em 2012, são antigos e já foram descontinuados pela AMD.

Entendo.. uma pena que fui desesperado e comprei uma placa-mãe ruim.. eu achei que uma placa de 500 R$ que paguei na época tinha sido pelo menos uma opção aceitável.. obrigado pela atenção.. acho que vou esperar os novos da amd mesmo, obrigado mesmo xD
Obs: Pergunta iniciante, como fecho o tópico ? ou algo do tipo.. ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, grievous disse:

É uma loteria mas tem grandes chances de dar problemas sim.

Apesar da sua placa-mãe suportar os processadores FX, não é recomendado usar ela pois não foi projetada para isso. Os chipsets que foram projetados para os FX são: 970(entrada), 980(intermediário) e 990(entusiasta).

Ao combinar um FX com placa-mãe de chipset 760G você pode ter queda de desempenho, tela azul, desligamentos e resets.

Se você vai trocar o processador e terá de trocar a placa-mãe também recomendo ir de Intel ou pelo menos esperar os Ryzen da AMD. Processadores FX foram lançados em 2012, são antigos e já foram descontinuados pela AMD.

 

Essa M5A97 possui um chipset 970. Então não tem nenhum problema em utilizar o FX-8370

@CeLioCiBR

 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, CeLioCiBR disse:

Entendo.. uma pena que fui desesperado e comprei uma placa-mãe ruim.. eu achei que uma placa de 500 R$ que paguei na época tinha sido pelo menos uma opção aceitável.. obrigado pela atenção.. acho que vou esperar os novos da amd mesmo, obrigado mesmo xD
Obs: Pergunta iniciante, como fecho o tópico ? ou algo do tipo.. ?

A placa-mãe é ótima. Eu tenho ela.

adicionado 1 minuto depois

 

@CeLioCiBR

@grievous

Compatibilidade

https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_LE_R20/HelpDesk_CPU/

adicionado 1 minuto depois

 

Chipset AMD 970/SB950

https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_LE_R20/specifications/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Math.Pi @CeLioCiBR Falta de atenção minha, peço desculpas por não ter notado. Olhei a imagem da placa-mãe e já assumi que era uma 760G da Asus que vive dando dor de cabeça. 

 

Parece que está tudo certo, peço apenas que verifique a versão da sua BIOS primeiro. Talvez necessite um update para que o FX8370 seja suportado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous @Math.Pi

 

hum... então posso comprar sem medo e ficar feliz ? o medo bate... fica tenso xD
porque realmente dei uma olhada e o FX 8370 com o Wraith cooler aparece na lista da minha placa-mãe, mas ai nos fóruns gringos eu achei ter entendido que a minha placa-mãe não ia dar conta de passar energia pro processador.. algo a ver com fases de 4 ou 8.. não entendi xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema fica em questão da BIOS mesmo. Se não atualizar a BIOS antes de trocar o processador, é bem provável que não funcione.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, CeLioCiBR disse:

hum... então posso comprar sem medo e ficar feliz ? o medo bate... fica tenso xD
porque realmente dei uma olhada e o FX 8370 com o Wraith cooler aparece na lista da minha placa-mãe, mas ai nos fóruns gringos eu achei ter entendido que a minha placa-mãe não ia dar conta de passar energia pro processador.. algo a ver com fases de 4 ou 8.. não entendi xD

Como é uma placa-mãe mais simples, 4+1 phases, eu não recomendo fazer overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CeLioCiBR Eu fico com receio pois a sua placa-mãe não tem dissipador em cima do VRM (Circuito Regulador de Tensão). E como o FX8370 puxa 125W eu não sei como a placa-mãe irá se comportar, a ASUS diz que aguenta processadores de até 140W então imagino que esteja tranquilo...
 

Caso queira saber mais sobre VRM:

Caso tenha problemas você pode colocar dissipadores em cima dos mosfets para tentar amenizar as temperaturas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, minha bios está atualizada, eu tenho essa mania de atualizar tudo sempre que possível, então irei comprar o processador.. obrigado galera xD
e sem overclock.. claro xD

adicionado 2 minutos depois

@grievous

obrigado mano pela atenção, irei ler sim e torcer pra da tudo certo.. o processador ainda ta caro.. 1000R$ ainda.. xD

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...