Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Olá pessoal!

Venho aqui a convite do atencioso @Gabriel Torres.

Antes de registrar minha sugestão, vejo que devo contar um pouco de história. Serei breve. É apenas para facilitar a compreensão de vocês sobre como enxergo (ou não exergo :D) para "identificar a necessidade que penso ter identificado". Começar assim também servirá para não fechar uma solução. Prefiro lançar o problema. Nem gosto de escrever muito...

Acho que foi entre 2002 e 2003 que eu criei meu primeiro usuário no Fórum do Clube do Hardware. Meu perfil era de adolescente micreiro que queria aprender a mexer no computador, abri-lo, substituir peças, etc. Em 2005 eu me afastei dos assuntos informáticos. Aquela minha conta caducou. Esqueci a senha.

Então recentemente eu voltei ao fórum. Precisei criar outra conta. Os moderadores estiveram cientes. Não lembro se houve como fundir as duas contas. Acredito que não.

Pois bem. Na minha volta ao Fórum eu tive problemas com a moderação. Cuidadoso, eu sempre pesquisava antes de criar novos tópicos. E acabava ressuscitando muito tópico antigo. Os moderadores caíram em cima. Estranhei. Pensava estar certo. Como qualquer um. Mas acatei a ordem e passei a criar novos tópicos. NUNCA MAIS eu usei o campo de pesquisa na intenção de ressuscitar tópico antigo.

Eis que o tempo passou e comecei a ter uma atividade nos fóruns relacionados a eletrônica. Há lá umas pessoas muito capazes. Legítimos autores e tutores. Têm tido muita paciência comigo, pois parece que dou algumas voltas :huh:, e devo ser visto como "um teórico".

(a historinha acaba aqui)

Vejo o Fórum como uma ferramenta de geração e gerência de conhecimento. Por isso daquela minha postura de ressuscitar tópicos antigos; sem querer justificar-me.

Nos fóruns de eletrônica, beneméritos autores mantém seus tópicos com mais de 50 páginas, e crescendo! Um lado positivo é que o autor fica sempre em alta, e por isso com autoestima renovada, estimulado a continuar sua presença no Fórum e no Clube. Por outro lado, eu tenho identificado, e acho que pelo menos alguns deles concordam, que muita energia humana está sendo desperdiçada devido a "fórum" — sem customizações especiais ‒ não ser eficiente como ferramenta de gerência de conhecimento.

Em meus devaneios, já andei pensando que o Fórum do Clube do Hardware poderia ter recursos de fácil ruptura ou mesclagem de mensagens, que permitissem a moderadores e usuários, segundo seus privilégios, limpar tópicos grandes gerando novos, mantendo automaticamente a devida atribuição autoral em cada mensagem.

Exemplo para entendimento disso:

Tópico de 40 mensagens
    15 são totalmente on-topic ‒ conjunto A
    20 são são parcialmente off-topic ‒ conjunto B
    5 são totalmente off-topic ‒ conjunto C

Qual a ideia?

• Mensagens do conjunto A obviamente não seriam tocadas;
  • Mensagens do conjunto B teriam partes FACILMENTE amputadas e movidas para novos tópicos. Poderia haver um cross-link automático e visível, uni ou bidirecional, entre as mensagens. A mensagem original (editada) e as mensagens filhas (cópias editadas) poderiam inclusive repetir texto, mas haveria um controle de versões verificável publicamente e, é claro, o cross-link bidirecional (pelo menos oculto, ou seja, nem sempre com destaque, bem sempre visível logo na página).
  • Mensagens do conjunto C, se não deletadas, seriam movidas originando novos tópicos. Isso é simples e já é feito. Mas com melhoria no sistema, existiria um controle de privilégios para permitir que "pelo menos algumas vezes" os próprios usuários fizessem isso, colaborando na organização do fórum.

Eu sei que tudo isso pode soar como complicação, demanda por $$. Então hoje meus pensamentos tomaram outros rumos...

E se o existisse um wiki.clubedohardware.com.br/eletronica? (e tantos outros)

Cada um daqueles autores seria estimulado a mover suas instruções-pérolas para páginas wiki colaborativas. O crédito autoral seria bem controlado, principalmente pelo histórico de edições, como deve ser em toda wiki. Posts antigos e novos passariam gradualmente a apontar para conhecimento bem apresentado na wiki!

Mais ainda:

Após uma melhoria no motor da wiki, editores voluntários poderiam criar edições-rascunhos a serem atribuídas ao autor original da coisa, aquele autor do fórum. Como deve ser! Sempre o crédito autoral e a publicidade.

Espero ter transmitido o meu anseio. Desejo que as duas soluções presentes no meu "quasi brain storm" estimulem os que podem decidir, a encontrarem formas de aperfeiçoar tecnicamente essa comunidade que é tão geradora de conhecimento.

Precisamos gerar e gerir! Gerir para gerar mais.

Editado por alexandre.mbm
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm estamos discutindo internamente o seu tópico e em breve voltaremos com uma resposta. Como sempre, obrigado por sua participação. Obs: estou fechando o tópico temporariamente enquanto debatemos as ideias.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@alexandre.mbm

Bom dia, como vai você, tudo bem???

Esperamos que sim... 

Em primeiro queremos agradecer a sua sugestão, pois são através de sugestões como essas que melhoramos o Clube do Hardware dia a dia para todos os usuários..

Informamos que na atualidade (isso quer dizer nesse momento) a implementação da sua ideia é inviável no Fórum.  O foco do Fórum Clube do Hardware é o esclarecimento de dúvidas portanto o fato de um autor de um tópico ter um tópico com 50 páginas e um outro autor de um tópico ter um tópico de apenas 1 página ou pergunta não diminui o valor desse autor para o outro, resumindo o fato de um usuário ser bem conceituado em nosso Fórum para nós não tem menos valor de um usuário iniciante, pois todos os dois usuários são importantes para o Clube do Hardware  e foco de nosso Fórum é o esclarecimento de dúvidas a de todos os usuários.

Devemos lembrar ainda que o Fórum é dedicado a atender a todos os usuários, dos mais leigos aos usuários intermediários e também aos usuários avançados, a nossa grande maioria dos usuários hoje são oriundos de "redes sociais" e esses usuários em sua maioria estão no Fórum para buscar uma solução para o seu problema mesmo que seja um simples problema, porém um simples problema para usuários "experts" em informática não é tão simples para um usuário comum. Isso é questão de ponto de vistas e cada um tem o seu, como nós não vamos conseguir agradar a todos os usuários, resolvemos fazer algo diferente, que é tornar o Fórum acessível a todos os usuários que queiram participar da comunidade, assim como um usuário experiente tem a chance de ajudar vários outros usuários, um usuário iniciante também tem a chace de ter o esclarecimento de sua dúvida e de ter sua participação.

Para julgarmos em peso tópico por tópico o que pode ser considerado "off-topic" em cada tópico, não agradaríamos gregos e troianos, para nós pode ser um "off-topic", para o autor da dúvida ou da postagem ele terá um ponto de vista diferente e não vai considerar a mesma coisa, além do tópico que ele criou ter um valor para ele, pois ele perdeu tempo para criar e redigir o que se encontra ali. Já tivemos essa abordagem semelhante ao que foi sugerido por você aplicada anteriormente ao Fórum e justamente por não ser funcional, pois os usuários iniciantes não conseguiam sequer postar algo em nossa Comunidade tendo seus tópicos removidos resolvemos modificar a abordagem aos usuários no Clube do Hardware. Pois esse tipo de abordagem causava mais "transtornos" do que benefícios aos usuários do Fórum. É bom lembrar que ao postar um tópico, o autor se torna responsável pelo bom andamento do tópico, e não o Fórum Clube do Hardware.  Se o mesmo não denúncia no tópico dele o que ele acha ser "off-topic" quer dizer que o próprio autor do tópico considera tal participação do usuário como importante, se o autor do tópico considera que isso não atrapalha o tópico dele, não cabe a nós do Clube do Hardware intervir no tópico se o autor do tópico não acha necessário.

Agradecemos desde já pela sua participação e sugestão.  Como mencionei inicialmente,  informamos que a abordagem sugerida por você no momento não é viável mas pode ser que seja aplicada no futuro, não descartamos sugestões de nenhum usuário pois para nós como já explicado acima todos os usuários, do iniciante ao usuário avançado e suas participações são válidas para o Clube do Hardware.

Qualquer outra sugestão, estamos as ordens...

Dj Rayke

Administrador

Clube do Hardware

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais