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Possíveis perigos na soldagem de fios energizados em automóveis (12V)?


persona

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Olá,

 

Moro num prédio sem garagem e preciso fazer algumas soldagens no meu carro (instalação de rádio e luz de cortesia). Comprei um ferro de solda 12V para usar no acendedor de cigarros, mas minha dúvida é: como vou soldar fios energizados com a mesma tensão que alimenta o ferro, será que posso causar algum tipo de curto circuito ao encostar o ferro nos fios? Minha preocupação nem é com os fios de pós-chave mas sim nas vias de 12V e terra.

 

Procurando no fórum, achei algo sobre ferros de solda de má qualidade que "vazam" tensão, mas nada específico em relação à minha dúvida ou aos perigos que esse vazamento representaria.

 

Obrigado.

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Na maioria dos ferros existe isolamento entre a ponta e a resistência. Aliás se não tivesse entraria em curto antes mesmo de ser usado. 

Mas se você está em dúvida, teste a continuidade entre a ponta e os fios de alimentação, coloque na escala mais alta do multímetro pode ser a de 2M ou 20Mohm. 

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Obrigado pela resposta, Mestre88. Sobre o ferro estar em curto antes de ser usado, achei que o fato de ter uma resistência entre os pólos evitaria isso, assim como no caso dos chuveiros, ferros de passar, etc...

 

Sobre o teste q você sugeriu, uma dúvida: ao medir a resistência usando a escala de 20Mohm, a leitura deveria ser 0 ohm (resistência infinita, indicando que existe isolamento)?

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O que eu quis dizer é que a isolação deve ser obrigatória, senão o ferro não funciona. Imagina se o fiozinho da resistência for enrolado diretamente a uma peça metálica? Concorda que a resistência seria zero? Por isso que precisa ser isolado. 

Sobre o teste com multímetro o correto é marcar resistência infinita, o mesmo símbolo que aparece quando as pontas de provas estão livres. Quando for medir não toque os dedos nas pontas de prova, pois a resistência deles atrapalha a medição. 

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