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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
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Possíveis perigos na soldagem de fios energizados em automóveis (12V)?

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Olá,

 

Moro num prédio sem garagem e preciso fazer algumas soldagens no meu carro (instalação de rádio e luz de cortesia). Comprei um ferro de solda 12V para usar no acendedor de cigarros, mas minha dúvida é: como vou soldar fios energizados com a mesma tensão que alimenta o ferro, será que posso causar algum tipo de curto circuito ao encostar o ferro nos fios? Minha preocupação nem é com os fios de pós-chave mas sim nas vias de 12V e terra.

 

Procurando no fórum, achei algo sobre ferros de solda de má qualidade que "vazam" tensão, mas nada específico em relação à minha dúvida ou aos perigos que esse vazamento representaria.

 

Obrigado.

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Na maioria dos ferros existe isolamento entre a ponta e a resistência. Aliás se não tivesse entraria em curto antes mesmo de ser usado. 

Mas se você está em dúvida, teste a continuidade entre a ponta e os fios de alimentação, coloque na escala mais alta do multímetro pode ser a de 2M ou 20Mohm. 

Editado por Mestre88

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  • Autor do tópico
  • Obrigado pela resposta, Mestre88. Sobre o ferro estar em curto antes de ser usado, achei que o fato de ter uma resistência entre os pólos evitaria isso, assim como no caso dos chuveiros, ferros de passar, etc...

     

    Sobre o teste q você sugeriu, uma dúvida: ao medir a resistência usando a escala de 20Mohm, a leitura deveria ser 0 ohm (resistência infinita, indicando que existe isolamento)?

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    O que eu quis dizer é que a isolação deve ser obrigatória, senão o ferro não funciona. Imagina se o fiozinho da resistência for enrolado diretamente a uma peça metálica? Concorda que a resistência seria zero? Por isso que precisa ser isolado. 

    Sobre o teste com multímetro o correto é marcar resistência infinita, o mesmo símbolo que aparece quando as pontas de provas estão livres. Quando for medir não toque os dedos nas pontas de prova, pois a resistência deles atrapalha a medição. 

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  • Autor do tópico
  • Ok, vou fazer esse teste e ver no que dá.

     

    Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.

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