Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
persona

Possíveis perigos na soldagem de fios energizados em automóveis (12V)?

Recommended Posts

Olá,

Moro num prédio sem garagem e preciso fazer algumas soldagens no meu carro (instalação de rádio e luz de cortesia). Comprei um ferro de solda 12V para usar no acendedor de cigarros, mas minha dúvida é: como vou soldar fios energizados com a mesma tensão que alimenta o ferro, será que posso causar algum tipo de curto circuito ao encostar o ferro nos fios? Minha preocupação nem é com os fios de pós-chave mas sim nas vias de 12V e terra.

Procurando no fórum, achei algo sobre ferros de solda de má qualidade que "vazam" tensão, mas nada específico em relação à minha dúvida ou aos perigos que esse vazamento representaria.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na maioria dos ferros existe isolamento entre a ponta e a resistência. Aliás se não tivesse entraria em curto antes mesmo de ser usado. 

Mas se você está em dúvida, teste a continuidade entre a ponta e os fios de alimentação, coloque na escala mais alta do multímetro pode ser a de 2M ou 20Mohm. 

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado pela resposta, Mestre88. Sobre o ferro estar em curto antes de ser usado, achei que o fato de ter uma resistência entre os pólos evitaria isso, assim como no caso dos chuveiros, ferros de passar, etc...

Sobre o teste q você sugeriu, uma dúvida: ao medir a resistência usando a escala de 20Mohm, a leitura deveria ser 0 ohm (resistência infinita, indicando que existe isolamento)?

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu quis dizer é que a isolação deve ser obrigatória, senão o ferro não funciona. Imagina se o fiozinho da resistência for enrolado diretamente a uma peça metálica? Concorda que a resistência seria zero? Por isso que precisa ser isolado. 

Sobre o teste com multímetro o correto é marcar resistência infinita, o mesmo símbolo que aparece quando as pontas de provas estão livres. Quando for medir não toque os dedos nas pontas de prova, pois a resistência deles atrapalha a medição. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ok, vou fazer esse teste e ver no que dá.

Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais