Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Nihal

GPU dedicada só é detectada quando conectada à monitor durante boot?

Recommended Posts

Estou me preparando para enviar minha placa-mãe e CPU de volta à loja por um dos dois estar com defeito no PCI, e tenho uma dúvida sobre algo que pode ou não ser outro sintoma desse defeito.

Neste computador minha placa de vídeo só é detectada pela placa-mãe se, além de estar habilitada na BIOS (obviamente), houver um monitor conectado à ela na hora do boot. Se não houver nenhum monitor conectado à GPU dedicada  na hora do boot a placa-mãe age como se não houvesse nada no slot PCI e a placa de vídeo não é "inicializada".

Ou seja: Se eu tenho a GPU dedicada habilitada na BIOS e nenhum monitor conectado, ao ligar o computador e então conectar o cabo à GPU nada acontece. Ela não funciona, pois a placa-mãe a ignora por não ter havido nenhum monitor conectado à ela durante o processo de POST.

Não faço ideia de como deveria ser pois passei anos usando laptop.

Isso é comum ou é defeito?

Ah, e para referência o sistema é:

Gigabyte GA-H170N-Wifi
Core i5 6600
Corsair 16GB DDR4 RAM
PowerColor RX 460 4GB
Corsair CX430

Editado por Nihal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Nihal Então ela usa o video integrado certo? Indicou na BIOS o video que você quer usar?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Raul Melo Sim, certamente.

As condições de inicialização dela são: 1. Estar habilitada na BIOS. 2. Ter um monitor conectado à ela no momento que ligo o PC (durante o POST).

Editado por Nihal

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Então é defeito, ele só continua usando o integrado se o video PCI não funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal mas para que quer usar o vide-o integrado? 

No meu pc, o integrado não é nem reconhecido pelo sistema como driver de vídeo, o monitor é conectado na minha RX 480 via display port e desde o primeiro boot foi normal.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Raul Melo Não nesta configuração. Esta placa-mãe é capaz de utilizar GPU dedicada e iGPU ao mesmo tempo.

A iGPU não interfere na detecção da GPU dedicada. Se ela estiver desabilitada, a PCIe estiver habilitada e não houver monitor conectado à dedicada na hora do boot a dedicada continuará sendo ignorada pela placa-mãe.

Você me deu uma ideia por sinal, mas só poderei testá-la daqui há alguns dias, quando finalizar um teste de PCI: Refazer esse teste de desabilitar iGPU e não conectar o monitor à RX na hora do boot agora que tenho speaker. Antes eu só ficava literalmente no escuro quando o fazia, e só via que a RX falhava em iniciar quando usava a iGPU (com um segundo monitor) também.

@Flávio Santana Lima Para ver o que acontece quando o PCIe dá problemas.

@dcm50 Sim. Só que driver não interfere no processo de POST de computadores, a placa de vídeo deve funcionar na BIOS mesmo sem drivers instalados no OS. Não é o caso.

Editado por Nihal

Compartilhar este post

Link para o post

@dcm50 Esqueci desse detalhe.

Mas pelo que ela disse, a placa nao dá nem boot, ou seja, nem o Fan gira

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Gente. Eu só preciso de um "sim" ou "não" para a pergunta "É normal placas de vídeo não serem inicializadas/detectadas pela placa-mãe quando se liga o computador sem um monitor conectado à ela?"

Não é problema na BIOS ou em suas configurações. Não é problema de drivers ou de OS, pois ambos não interferem no funcionamento da placa ANTES do OS entrar.

P.s.: Editei post inicial para que fique mais clara a minha dúvida.

Editado por Nihal

Compartilhar este post

Link para o post

A resposta é Não.

Independente do monitor conectado, ela aparece na BIOS

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Depende, existem sistemas que agem assim ou aceitam o boot, o controle é do firmware da VGA, porque é ele que passa alguns "dados" ao sistema da motherboard. Mas não é generalizado. Resumindo, é +/- o que acontece com mouses e teclados P2, se não tiver conectados antes do boot, eles não serão mais conectados.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @zOpek Seria possível afirmar que: Caso a placa de vídeo não deixe de ser detectada nestas mesmas condições em um segundo sistema (outra placa-mãe e outro processador), então não é comportamento padrão dela, logo, um defeito do primeiro kit?

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Se for similar (marca ou/e BIOS), sim.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @zOpek Infelizmente não são, e serei uma idosa antes que a Gigabyte responda meu ticket sobre isso.

Como isso não é o defeito principal só citarei no meu pedido de RMA então. Obrigada pela ajuda de todos!

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal um amigo também teve um grande problema com uma placa-mãe da gigabyte, diferente, porém em ambos os casos, não teve resposta do ticket. Esse suporte ta deixando a desejar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Flávio Santana Lima Pois é... Antes de comprar a placa eu tinha algumas dúvidas. Um e-mail não foi respondido, então tentei ligar para a Central de Atendimento daqui do Brasil. A atendente foi super atenciosa e me passou um outro endereço de e-mail que seria de um contato direto com o setor que eu precisava falar, e...

...o e-mail continuou não sendo respondido.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais