Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV SONY KV-21FS105 tela azulada e retraços quando está fria


Posts recomendados

Olá pessoal, junto com outra Gradiente (que criei um tópico aqui) peguei esse televisor também. Ela faz um barulho vibrante quando é acionada, o que pode ser normal, pois essa é a primeira Wega que eu tenho, então não conheço como elas se comportam. A imagem aparece azulada e com retraços horizontais, como de que o screen está alto e só depois que aquece volta ao normal. Se eu utilizar ela durante um tempo e retornar a ligar no dia seguinte, ela normalmente não apresenta mais o defeito. Uma vez ela chegou a azular a tela mas mantendo a exibição do conteúdo da imagem, mesmo depois de aquecida. Segue o vídeo com som para maiores detalhes: 
 



O que já fiz: nada, ainda não abri o televisor e não estou usando para evitar mais defeitos.

Esquema: https://www.electronica-pt.com/esquema/func-download/22782/chk,f2b4f1fbb889ac7815bccb3b3975820c/no_html,1/

Fico no aguardo de sugestões do que posso verificar para ir em cima do problema. Me parece ser simples, mas se eu for abrir agora sem nenhuma orientação vou sair testando muita coisa desnecessária :lol:. Obrigado.

(Como podem ver no vídeo, a TV está com problemas de convergência. Faixa azulada no canto esquerdo e vermelha no superior, mesmo assim a imagem já é muito boa, mas as cores ficariam perfeitas se eu ajustasse isso. O manual não me deixou muito claro se eu devo folgar algum parafuso para fazer o ajuste dos anéis, então qualquer sugestão também nesse sentido é bem vinda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Olá,

Ainda não abri o esquema, e talvez, nem precise.

O que você vai fazer agora, é apenas ressoldar.

Comece na PCI do tubo e depois acompanhe o cabo até a placa principal e ressolde todos os fios.

 

Devido a elevadas tensões e temperaturas durante anos de uso, as soldas em determinados locais, conforme citado, são os mais propensos a fadiga.

 

essa fadiga é que chamamos de solda fraca, que acaba deixando alguns componentes praticamente soltos na placa e sem ligação com o circuito, daí nasce seu problema.

 

Revise essas soldas.

 

Bom, veja uma relação de coisas que podem causar o mesmo sintoma, "tela predominantemente azul" :

  • CI de RGB com fuga;
  • A tensão +B de RGB baixa;
  • Capacitor fraco (baixa capacitância);
  • Soquete do tubo;
  • Solda fria ou fraca na placa do tubo;
  • Resistor aberto ou alterado na placa do tubo;
  • Tubo (probabilidade bem remota).

Para as linhas de retraço, talvez uma verificada no circuito de ABL ou capacitor esgotado no vertical ou horizontal, sem esquecer também do Screen.

 

São várias vertentes, más o norte que dou agora é a ressoldagem.

Trabalhe nisso agora e depois retorne com novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece, MAS NÃO acredito que tem defeito na convergência. Isso ainda pode ser uma outra consequência da mesma FALHA do circuito RGB.

 

Por enquanto não mexa nas regulagens!!!

 

Antes tem que fazer uma desmagnetizaçăo do tubo e tal...

 

E depois, pode ser alguma coisa no setup.

 

Deixaremos isso por enquanto no escanteio.

 

Ok? ;)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou mexer nos anéis não. Estão até com cola. Vou refazer as soldas, mas antes eu preciso remover tudo pra limpar, e é esse o problema, o socket (CB) está bem firme e não parece querer se desencaixar. Eu não forcei por medo de que quebrar, estou pensando em tentar fazer o serviço sem retirar ele, e isso é meio annoying.

 

Depois que que fechar ela, se continuar eu mostro a vocês a questão da convergência melhor porque ela está criando vermelho nas bordas das cores claras, como o branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 minutos atrás, hardtecnica disse:

Depois que que fechar ela, se continuar eu mostro a vocês a questão da convergência melhor porque ela está criando vermelho nas bordas das cores claras, como o branco.

Essa lista é normal....

 

Geralmente o soquete do tubo é difícil de remover pela primeira vez, depois fica mais fácil...., Verifique se não tem cola entre o soquete e o tubo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 minutos atrás, hardtecnica disse:

Já forcei e ela chegou quase na ponta, mas não sai, e se eu solto ele começa a se reencaixar só. Nunca vi isso.  Infelizmente não achei nenhum vídeo. Não é cola.

Hehehehe!!! Deve ter cola ai!, A placa não voltaria sozinha se não tivesse algo prendendo o soquete ao tubo!

O único movimento que você não pode fazer é o de torção da placa, mas você pode movimenta-la no sentido vertical (hora para cima, hora para baixo) ou horizontal, (hora para direita hora para esquerda)....

Lógico, que esse movimento não pode ser exagerado, pois corre o risco de quebrar a ponta do pescoço do tubo! Por outro lado, não precisa ser muito delicado não!... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem chão. Rachou essa parte laranja da ponta do vidro. O que acontecia é que os pinos estão presos do tubo estão presos no encaixe do socket de uma forma inseparável, e quando eu forçava ele na verdade estava forcando o pino que vai soldado no pcb. E por isso "saia" e depois voltava. Não tem cola, te garanto e já tenho costume de remover socket. Sempre encaixo e desencaixo desse jeito que você falou mas essa foi diferente.

IMG_20170120_224248.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra atualizar vocês e amanhã vocês me darem uma posição. Estou muito chateado por ter rachado essa peça que, mas depois que esfriei a mente, observei que ela parece ser só um espacador de vidro, o tubo em si não parece ter rachado, entre o tubo e esse anel de vidro laranja que prende o socket há colas, mas elas não vão até o socket de plastico branco, então não estavam impedindo de sair. Eu não vou em.hipótese alguma remover esse socket maldito até porque como esse "espacador" rachou, o impacto em tentar remover vai recair no tubo.

 

Resoldei todos os componentes do socket sem deixar curto, já peguei pratica total nisso, antes disso, eu testei depois que o anel laranja rachou, e o sintoma agora antes e depois das ressoldas no socket mudou :(. Ela liga como antes com os retraços, tela azul e com audio, depois o brilho da tela fica bem forte e após alguns segundos ela se desliga sozinha. Nesse standby ela diz algo através das piscadas, ela pisca duas vezes seguidas, intervalo, mais duas vezes, segundo o manual isso é sobrecorrente no +B.

 

Esse novo sintoma e a persistência da cor azul é devido a rachadura desse espaçador de vidro (ou é plástico, parece plástico, vidro quebraria de uma forma diferente) ou ao simples fato de eu ter movido a placa principal de lugar e ter tirado a TV do seu lugar "de conforto"? A solda fria ter piorado na placa principal ou sabe o que.

 

(Depois) Ressoldei alguns ICs e os conectores da placa que vão pro socket, dentre outros componentes maiores. O sintoma permanece o mesmo. Espero ter uma palavra de conforto pois o que não quero é que o problema seja relacionado a essa peça laranja que vai no tubo (ver foto acima), que me parece não ter relação. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS. Me sinto na obrigação de reportar tudo a vocês. Detalhe a detalhe. No socket do tubo tem um.cabo fino de 3 ou 4 vias que vai pra dentro da malha do desmagnetizador. Afobado quando a pecinha rachou, eu me esqueci de reconectar apenas ele de volta quando fui testar, e então ela apresentou essa tela azul e etc, mas também ficava fechando o vertical e também tentando desmagnetizar criando manchas com a tela escura. Depois manifestava a mesma coisa que já citei. Da segunda vez que testei apos ressoldar o socket eu lembrei de plugar esse cabo de volta e então o sisntoma permaneceu só aquele que citei, não mais ficou fechando vertical etc, só a tela azul, que depois aumenta o brilho com retracos sempre e entra standby com aquelas duas piscadas intervaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hardtecnica

Bom dia.

Não se preocupe. Esses defeitos que aparecem depois das ressoldas são muito comuns. Por enquanto não vamos tentar mover essa PCI do cinescopio.

 

Quando eu chegar do serviço, às 15h eu retorno aqui pra te dar uma ajudinha.

 

Tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pesadelo esse soquete ein? Saudades da Gradiente hehe (comprei no ML aquele componente dele, esperando o vendedor confirmar o envio, quando chegar atualizo lá). Pior que  isso apareceu depois desse fatídico EP mesmo, nem tinha ressoldado nada até então, o único detalhe é que esqueci o cabinho do socket que vai pro desmagnetizador como disse. Pra chegar a rachar você tira o empenho que fiz pra tentar remover isso. Muito triste se tiver sido isso.

 

Poderia estar usando a TV do jeito que estava, mas por outro lado solda fria uma hora ou outra iria se manifestar num defeito contundente e/ou fazer estragos no circuito.

 

Tudo bem, até mais tarde. Obrigado pela ajuda de sempre.

adicionado 39 minutos depois

Achei interessante esse vídeo. No momento que ele aterra o azul fica exatamente igual ao da minha TV (e com linhas horizontais levemente inclinadas) o que me leva a crer que o CI do soquete está em curto (segundo o manual essas duas piscadas pode ser ele em curto). Me corrija se eu estiver equivocado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...