Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc reiniciando e ocorrência de travamentos


Posts recomendados

Bom dia a todos,

 

Tenho este pc que está descrito no meu perfil desde julho de 2016, com exceção da PLaca-mãe e da fonte.

 

Instalei a versão Demo do The Sims 4 para ver como era e meu PC reiniciava ou congelava totalmente quando estava rodando o mesmo, por volta de 30 min de jogo. Ao me deparar com a situação, instalei a versão Demo do DOOM para fazer o teste, visto que entendo ser bem mais pesado, e não tive este tipo de problema. Deste modo imaginei que fosse algum tipo de problema de compatibilidade com o The Sims e até publiquei um Tópico no Fórum de jogos aqui no CW.

 

Acontece que ontem tive mais duas ocorrências de travamento e reinicialização sem estar rodando nenhum jogo, para ser mais específico, quando travou eu estava vendo um vídeo no youtube e quando reiniciou eu havia acabado de ligá-lo, deste modo imagino que o mesmo não estava superaquecido.

 

Ao fazer algumas pesquisas relacionadas a este problema, cheguei a informação que poderia ser a fonte, pois poderia haver alteração de tensão. Após isto, fiz o teste de estabilidade do Aida64, realmente só fiz com este programa, não verificando a Bios da Mobo, nem fiz o teste via multímetro, e este programa me informou que as linha 3,3v e 5v estavam dentro do padrão esperado, contudo a tensão da linha 12v marcava mais de 14v em idle e ao iniciar o teste de estresse nos componentes a mesma marcava 13,571v, o que é bem acima da margem máxima de segurança, que são 12,6v.

 

A minha dúvida é sobre estes reinícios e travamentos, será que esta variação de tensão pode ser a causadora deste problema?

 

Um companheiro daqui do CW informou que teve este tipo de problema e desabilitou o Cool'n Quiet e Apm na Bios da Mobo e resolveu, alguém poderia me dar uma luz sobre isto?

 

OBS.: Todas os componentes são novos (instalados de JUL/16 para cá), com exceção da fonte e a PLaca-mãe, visto que este PC foi sendo atualizado e estes componentes pertenciam ao PC que montei em Jan de 2012.

 

Desde já agradeço a atenção dispensada por todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual modelo exato da sua fonte?

 

Sua placa-mãe não é indicada para processadores FX e pode ser ela que esteja causando esses problemas.

 

O Chipset da sua placa-mãe é o 760G e ele foi projetado para os processadores Athlon e Phenom mas uma gambiarra na BIOS passou a suportar também os FX e por causa dessa gambiarra pode acontecer todo tipo de problema como desligamentos, travamentos, congelamentos, tela azul, queda de desempenho etc.

 

Você pode tentar atualizar a BIOS para a versão mais recente e também desativar o Turbo Boost na BIOS porém nada é garantido e talvez o problema seja resolvido apenas com a troca da placa.

 

Também pode ser sua fonte caso ela seja genérica ou de má qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, grievous disse:

Qual modelo exato da sua fonte?

 

Sua placa-mãe não é indicada para processadores FX e pode ser ela que esteja causando esses problemas.

 

O Chipset da sua placa-mãe é o 760G e ele foi projetado para os processadores Athlon e Phenom mas uma gambiarra na BIOS passou a suportar também os FX e por causa dessa gambiarra pode acontecer todo tipo de problema como desligamentos, travamentos, congelamentos, tela azul, queda de desempenho etc.

 

Você pode tentar atualizar a BIOS para a versão mais recente e também desativar o Turbo Boost na BIOS porém nada é garantido e talvez o problema seja resolvido apenas com a troca da placa.

 

Também pode ser sua fonte caso ela seja genérica ou de má qualidade.

 

Agradeço a atenção, minha fonte é uma bluecase 500w, só não sei o modelo exato, contudo sei que ela é genérica.

 

A questão da BIOS eu já havia feito a atualização, pois já havia lido algo a respeito sobre os FX.

 

Vou realizar esta configuração do turbo-boost para testar, agora já estou com esse PC há algum tempo e só agora começou a dar estes problemas. Isso tem alguma coisa haver?

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Victor Gargalhone Cara essa sua fonte é ruim, muito ruim. Pode ser ela quem esteja causando esses resets que você vem tendo. Fonte genérica coloca seu PC em risco fornecendo energia fora dos padrões que danifica os componentes aos poucos, não possui circuitos de proteção e possuem baixa eficiência. Ela pode até estourar e levar todo seu PC junto.

 

Qual seu sistema completo? Processador, placa-mãe, memória, HD e placa de vídeo?

 

Lembrando que a medição das tensões feita pelos sensores da placa-mãe não são confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, grievous disse:

Qual seu sistema completo? Processador, placa-mãe, memória, HD e placa de vídeo?

 

Obrigado pela atenção, me desculpe eu pus no perfil, mas não sei por como assinatura ainda.

 

Minha configuração é esta aqui:

 

Processador: AMD FX-6300

Cooler: lateral 12cm - traseira 12cm - cima 12 cm

Placa de vídeo: NVidia 750ti 2 Gb

Placa-mãe: m5a78-m lx/br

Memória: 8Gb Fury HyperX

HDs: Hitachi 1 Tb 7200 Rpm

Gabinete: k-mex cg-k4ak

Fonte: BlueCase 500w reais

S.O.: Windows 10 Pro

adicionado 10 minutos depois

@grievous Consegui colocar como assinatura, minha configuração agora está na assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Victor Gargalhone Então cara troque a fonte, pode ser que resolva seu problema e mesmo que não, irá evitar dores de cabeça futuras, seu hardware irá durar mais e você poderá ficar mais sossegado.

Você usa estabilizador?

Uma XFX XT 400W ou Corsair CX430W são boas, caso a grana esteja curta vá de no mínimo uma PCYES 400W SHOCKER. Qualquer uma das três e você estará bem servido, são fontes muito superiores a sua atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Victor Gargalhone Você não deve usar estabilizador e filtro de linha adiciona segurança ao seu sistema, você está fazendo certo.

 

Uma fonte de 400W segura sua configuração sim porém ela deve ser de qualidade como as que eu citei, uma fonte genérica de 400W não irá segurar. Os componentes que mais exigem da fonte em um PC moderno são: o processador e a placa de vídeo.

Seu processador possui TDP de 95W
Sua placa de vídeo possui TDP de 60W
Restante dos componentes mais uns 60W

 

Somando tudo seu sistema consome 215W, vamos arredondar para 250W, as fontes que citei entregam 400W então você estaria bem tranquilo podendo até trocar por componentes de maior consumo/desempenho sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, acabei descobrindo qual era o problema do meu PC.

 

Na época que troquei o processador do Athlon X2 250 para o FX-6300, procurei me informar sobre a compatibilidade da placa-mãe com esse processador. Então antes de trocá-lo, atualizei a Bios da Mobo e ao instalá-lo tive que fazer alguma alterações na parte de Jumper Free Configuration da Bios para que o processador não causasse esses problemas que andei tendo.

 

Estas alterações que fiz foram as seguintes:

Na parte de Overclock coloquei em manual e coloquei a frequência em "200".

Na parte da CPU, a opção "auto" mantém o clock em 20x (4Ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele parar de responder. Neste caso, tive que por em manual e em 17,5x (3,5Ghz).

Por final, na parte de over voltage da CPU tive também que alterar de Auto para Manual e colocar a tensão em 1,225v, pois a configuração padrão da placa-mãe é 0,9v, que não condiz com a tensão necessária para 4Ghz.

 

Conclusão, na época fiz esta alterações e não tive nenhum tipo de problemas, e agora após receber orientações aqui no fórum para entrar na Bios e realizar algumas alterações, descobri que por algum motivo, o qual não faço a mínima ideia, a Bios retornou para as configurações Default, ou seja, as configurações que fiz naquela época foram perdidas, o que culminou nas ocorrências de paralização do processador. Já verifiquei se a Bios resetou novamente após desligar e ligar o PC e não aconteceu, realmente nem imagino o porquê de ter acontecido.

 

Agora o PC já está funcionando normalmente e minha esposa está feliz desfrutando do The Sims 4 rsrsrs.

 

@grievous agradeço imensamente suas orientações, e desde já vou começar a juntar uma grana pra trocar a placa-mãe por uma Gigabyte GA-970A-DS3P ou uma Asrock 970 Pro3 R2.0, que acredito já me atenderem, é uma fonte Corsair CX500w. Muito obrigado mesmo.

 

Tópico resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...