Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Transistor 2N3055


xXNCSXx

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Estou com um problema, é simples, mas esta me consumindo uma boa parte do meu tempo e ainda não conseguir solucionar. 

Tenho uma fonte de 30V que fornece 940mA.

Montei um circuito da minha cabeça (me avise se estiver algo errado) que controla essa corrente em dois níveis diferente, 180mA e 820mA. Para isso monte esse circuito abaixo.

 

 

A teoria esta linda, mas na prática o trimpot esta esquentado e a corrente não chega aos valores esperados.

Eu estou usando um transistor 2N3055. 

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito está totalmente errado, a corrente passa totalmente pelo potenciômetro de 10k, por isso ele esquenta. A outra parte do circuito forma um variador de tensão e não de corrente. 

Agora, qual o objetivo de regular somente a corrente? 

A corrente depende da carga e não de quem está fornecendo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, xXNCSXx disse:

@Mestre88 Eu queria montar uma fonte que fornecia dois valores de corrente maxima, uma 180mA a 30V e outra de 840mA a 30V.

Sim, eu entendi. Mas qual o objetivo, em que aparelho será usado?

Estou perguntando para ver se posso indicar o circuito mais correto, fontes de corrente constante não são muito comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Sim, eu entendi. Mas qual o objetivo, em que aparelho será usado?

Estou perguntando para ver se posso indicar o circuito mais correto, fontes de corrente constante não são muito comuns.

nao tenho um nada especifico. é para uso de bancada. queria algo simples pois tenho poucos componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então para uso em bancada, o correto seria variar a tensão entre 0 e 30V. Variar a corrente é "besteira", são poucas coisas que irão usar essa tensão alta de 30V e uma corrente tão baixa.

Tensões de 3, 5, 6, 9, 12 e 24V são bem mais úteis.

E lembre-se, não é a corrente alta que queima determinado aparelho e sim a tensão (com exceção de diodos Leds, é claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, xXNCSXx disse:

eu gostaria de fazer para aprender também. 

Certo!

O ideal para esse tipo de fonte seja ela de corrente ou tensão constante, é usar um CI dedicado como o LM317. Dê uma pesquisada sobre ele, aqui no fórum principalmente.

Com o 2N3055 e meia dúzia de resistores não dá pra se fazer algo que preste, precisa pelo menos de outro transistor para "amplificar" o sinal do potenciômetro, senão ele vai continuar esquentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só uma observação, se o seu transistor 2N3055 for da Toshiba escrito em vermelho substitua por outro porque ele é falso.

adicionado 1 minuto depois
Em 19/01/2017 às 23:53, Mestre88 disse:

Então para uso em bancada, o correto seria variar a tensão entre 0 e 30V. Variar a corrente é "besteira", são poucas coisas que irão usar essa tensão alta de 30V e uma corrente tão baixa.

Tensões de 3, 5, 6, 9, 12 e 24V são bem mais úteis.

E lembre-se, não é a corrente alta que queima determinado aparelho e sim a tensão (com exceção de diodos Leds, é claro).

Não é "besteira" variar a corrente, até porque fontes de bancada deve possuir controle de tensão e corrente para proteger a fonte e o circuito que está testando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...