Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios não reconhece HD


afpop

Posts recomendados

Boa noite! Tenho o seguinte cenário:

 

Eu tenho um notebook Dell Inspiron N4030 que estava parado há 3 anos com o HD corrompido. Nesses 3 anos adquiri algum conhecimento de hardware e resolvi tentar consertá-lo.

 

1º Problema: Não ligava. (RESOLVIDO)

Desmontei o notebook, limpei minuciosamente com borracha e limpa contato e montei novamente. O notebook ligou.

 

2º Problema:  "Error reading Disk" (HD corrompido). (QUASE RESOLVIDO)

Utilizando outro notebook, criei um pendrive bootavel com HDD REGENERATOR instalado. O programa conseguiu acessar o HD e começou a regenerar os bad blocks (nessa hora eu já estava muito feliz). Ele regenerou até mais ou menos 10% do HD e de repente mostrou uma mensagem que o programa precisava reiniciar o computador e que após reiniciar ele continuaria regenerando o HD, também mostrou um aviso dizendo que "recomenda que no bios o Sata Mode seja setado para IDE". Reiniciei o note e acessei o BIOS (o HD ainda estava aparecendo) entrei nas configurações e alterei o SATA MODE de AHCI para ATA (IDE) salvei e reiniciei (nada no hardware foi mexido). Quando reiniciei o HD parou de ser reconhecido no BIOS (Fixed HDD: NONE) e o HDD REGENERATOR também não encontrava mais o HD.

 

3º Problema: BIOS não reconhece HD 
Revirei a internet inteira para tentar encontrar a solução. Acredito que seja um problema no BIOS ou algum driver, já que o HD estava sendo reconhecido e não foi mexido no hardware (somente alterado o SATA MODE no BIOS).

      1ª Tentativa: Voltar o SATA MODE para AHCI. (não funcionou)
      2ª Tentativa: Fazer o clear CMOS: não consegui realizar o procedimento pois não encontrei o chip para fazer contato (DELL INSPIRON N4030), também deixei sem a bateria do CMOS por 12h e não resetou (coloquei senha no BIOS antes de tirar a bateria e 12h depois sem bateria continua com senha).
      3ª Tentativa: Atualizar o BIOS. A única versão do BIOS disponibilizada no site da DELL para este modelo é a versão que eu tenho, então não atualiza.

      4ª Tentativa: Re-limpar todos os contatos (não funcionou)

Alguém tem alguma ideia de solução para o problema? Minha última cartada vai ser levar em um técnico para ver se ele tem uma máquina que reconheça o HD e execute o programa novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

checou a pasta térmica do Chipset?

Dá uma checada nisso aí, porque tanto tempo parado, a pasta pode secar, principalmente se for ruim.

 

Se não tem pasta, verifique se ele aquece demasiadamente.

Trás noticias pra gente quando tiver  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Caros amigos estou com um problema tenho um notebook antigo Compaq C700 ele tem um hd de 80 gb quero colocar um de 320 gb .

 O problema é que o notebook não reconhece o hd de 320 sei que não está queimado já foi testado externamente.

não parece na bios enquanto o de 80 gb funciona normalmente.

se poderem me ajudar agradeço !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...