Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler "pressionando" o processador e retendo o envio de imagem


Posts recomendados

De início tudo começou com o Windows iniciando normalmente e travando após alguns minutos de uso, sendo necessário resetar. Após algumas travadas o Windows não iniciou mais e começou ir direto para a tela preta com o erro "reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key"

 

hqdefault.jpg

 

Então pensei comigo, vou aproveitar que estou com esse problema e vou fazer aquela limpeza maravilhosa no computador (realmente estava precisando), inclusive removi a pasta térmica do meu processador e do meu Air Cooler TX3 Evo, comprei uma pasta térmica de uns vinte reais (branca) e coloquei um pouco no centro.

 

Remontei o computador normalmente e eis que me deparo com um novo problema: o computador não esta mais enviando imagem para o monitor.

 

E aí começa investigar todas as centenas de possibilidades: memória ram, mobo, placa de vídeo e inclusive o processador, até mesmo porque havia mexido nele e quem sabe não deu algum curto-circuito, sei lá hehehehee

 

Horas e horas fuçando pra ver o que seria e nada, confesso, passei o dia todo mexendo nisso e nada... até que fui no site da Kabum e comprei um outro processador na promoção (FX-8320e), pois o restante parecia estar tudo OK. Como havia comprado outro processador, eu pensei, vou realmente confirmar se o processador está funcionando sem o Air Cooler por cima, pois se estiver esquentando, talvez seja um sinal (isso na minha cabeça, ok)? E fazendo isso, eis que o computador resolve enviar a bendita imagem pro monitor.

 

Desligo rapidamente o computador pra que não queime o processador e começo averiguar o que está acontecendo e me deparo com algo que nunca vi nada vida. O próprio Air Cooler, depois de 2 anos começa a "machucar" o bendito do processador hahahahahaha

 

Exemplo, se eu apenas coloco o Air Cooler por cima, sem fixar ele com as alças (pra apertar e não despencar com o gabinete virado) funciona normalmente, envia as imagens e tudo OK.

 

Porém, se eu fixar as alças e apertar ele já era... não envia nada....

 

Juro que isso me deixou muito intrigado, pois isso só pode ter acontecido depois de ter colocado a pasta térmica, porque antes estava tudo normal.

 

Alguém já lidou com alguma situação parecida com essa e como proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Nihal disse:

@vittoroliveira A suas configurações são a da assinatura?

 

Quando você coloca o cooler sem fixar já coloca conectado na placa-mãe, puxando energia para funcionar?

 

São sim, com exceção da placa-mãe que até hoje não troquei (atualmente m5a78l-m). 

 

Eu coloco o cooler no PC desligado, mas sem as alças pra apertar e aí vai tudo ok.

 

Não fiz nenhum teste com ele ligado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vittoroliveira Não, não coloque com o PC ligado. O que quis perguntar é se o cooler está puxando energia em ambos os testes.

 

Às vezes sua fonte está falhando, e a energia que o cooler puxa é o último passo para cair no precipício. Bem improvável, mas é bom eliminar essa hipótese. Outra pergunta: Está ligando no estabilizador? Se estiver, coloque direto na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Nihal disse:

@vittoroliveira Não, não coloque com o PC ligado. O que quis perguntar é se o cooler está puxando energia em ambos os testes.

 

Às vezes sua fonte está falhando, e a energia que o cooler puxa é o último passo para cair no precipício. Bem improvável, mas é bom eliminar essa hipótese. Outra pergunta: Está ligando no estabilizador? Se estiver, coloque direto na tomada.

 

A fonte eu descartei porque tudo está rodando normalmente, inclusive, sem a alça eu consigo usar o Windows normalmente. O problema mesmo é quando fixa. 

 

Onde o computador fica tem um filtro de linha, mas onde estou fazendo os testes ele está conectado diretamente na tomada.

 

Acredito que a pressão que o Coolee faz quando prende a alça faz o processador parar de funcionar, mas não consigo entender o motivo.

 

Não sei se essa informação pode ser útil, mas quando conecto o cooler sem afixar com as alças ele liga normalmente, mas quando afixado o computador além de não enviar a imagem ele também não consegue desligar pelo botão do CPU, ou seja, trava tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vittoroliveira Só queria descartar problemas de energia mesmo. Se a superfície do cooler está normal só consigo pensar em problema no soquete da placa-mãe. Você teria outro cooler compatível para testar? Seria bem útil conseguir testar com um cooler diferente fixado, pressionando a CPU como deveria ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Nihal disse:

@vittoroliveira Só queria descartar problemas de energia mesmo. Se a superfície do cooler está normal só consigo pensar em problema no soquete da placa-mãe. Você teria outro cooler compatível para testar? Seria bem útil conseguir testar com um cooler diferente fixado, pressionando a CPU como deveria ser.

 

Fiz esse vídeo aqui pra você ver: 

 

 

Infelizmente não tenho mais o Cooler stock (que vem com o processador). O jeito é ir cutucando até achar uma posição aqui hshehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ola amigo, conseguiu resolver? estou EXATAMENTE com o mesmo problema, passei horas e desisti do meu watercooler, deixei com o cooler box da intel mesmo, mas queria voltar ele mas fica dando essa tela preta, nem na bios entra e desliga apos uns 5seg e liga novamente, e fica nisso

IMG_E2343.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Fiz o cadastro aqui pois passei pela mesma situação e cheguei a uma solução que pode ajudar a outras pessoas. Bom, resumindo, notei que de alguma forma os parafusos exerciam pressão demasiada em cima do processador e isso, pelo que constatei, estava levando a diversos problemas. Solução: deixei o gabinete deitado, tirei os parafusos e apenas deixei o cooler por cima (não houve problema em relação a aumento de temperatura). Resolvido o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...