Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Crossfire ou 1060 ?


Posts recomendados

Estava pesquisando uma placa-mãe,  a ASUS Z170M-PLUS/BR e me veio o seguinte questionamento lendo as especificações dela, tais como

Ela suporta crossfire, sendo que planejo montar Intel + 1060 6Gb Asus STRIX, porém me veio a duvida.

fiquei sabendo por alto, não sei se e verdade, que as 1060 não suportam SLI, partindo desta informação em custo x beneficio ao longo do tempo

o que seria melhor uma RX 460 rodando liso e depois de sei uns 6 meses comprando mais uma e fazendo crossfire se tornaria melhor que uma 1060 ?

eis a questão, o que seria melhor ?

Crossfire ou 1060 única, dissertem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 1060 realmente não suporta SLI, para isso usa-se a 1070 e 1080.

 

Combinação de placas não vale a pena, além do problema do consumo de energia já citado, o ganho não é o esperado (dobro) e nem ao menos é sempre, as vezes te fazendo perder fps por má otimização desse uso em diversos jogos.

Vá de 1060, será muito melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 quando eu disse "má otimização de combinação de placas", não ficou claro, más é a otimização fraca de SLI e Cross. 

Alguns jogos escalam muito bem, como DOOM, tanto é que foi nesse jogo que a AMD usou para comparar 2 RX 480 VS GTX 1080, aí o cross ganhou, porém tem jogo que cross/sli uma placa fica em 50% de uso e a outra nos 70/80, aí o FPS que antes era de 60, por exemplo, fica 90, não escala em 100%. E ainda tem jogos que a perfomance faz é cair com SLI e cross.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 Combinação de placas é exatamente o SLI ou Crossfire, a diferença é que SLI é a tecnologia combinação de placas da Nvidia enquanto o Crossfire é da AMD, mas ambas não deixam de ser combinação de placas, independente de ser a mesma placa ou placas diferentes.

 

Além do problema do consumo de energia que vai te requerer uma fonte mais forte, e do problema da má otimização em muitos jogos te obrigando a desativar uma das placas pra jogar melhor, ainda existe o problema do aquecimento do seu sistema como todo, principalmente porque uma placa irá jogar o ar quente na outra, além de serem duas placas esquentando no seu gabinete.

 

Hoje essas tecnologias são só para entusiastas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira sempre pensei q era uma tecnologia não mt boa, mt marketing pra pouco ganho, mais não custa nada perguntar e agregar o conhecimento.

aliado a bem como você falou de ter que ter uma fonte ainda melhor e com mais potencia, tem também a questão da TV/monitor suportar um 4K por exemplo.

acho que vou de 1060 e minha TV full HD de boas mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 Não é gastar bem menos, o amigo ali disse que duas RX 460 ia ter o triplo do consumo, ele está bem equivocado, uma 460, se não me engano, consome no máximo 75W, assim, tendo as duas juntas, o consumo da GTX 1060 em full load, que PODE  chegar aos 150W. Ou seja, a diferença é pequena de consumo.

Já, você teria também outras opções, como a RX 480, ela permite cross, e a versão da saphire nitro+ 8gb, ou XFX GTR 8gb são boas, porém na minha, registrei pico de consumo de 200W, porém como falo, é pico, não algo constante, normalmente fica em 150 ~170, e isso pois aumentei o power limit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte: uma GTX 1060 tem o dobro do desempenho de uma RX 460, o consumo de energia delas é o mesmo. Crossfire não escalona o desempenho 100% em 1080p, no melhor dos casos você ganhará 80% de desempenho, nos jogos mais bem otimizados, alguns jogos nem suportam, outros são cheios de bugs (tanto de desempenho, quanto gráficos). Ou seja, você vai acabar gastando o dobro de energia, tendo menos desempenho e mais dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1060 consumo Adrenaline 

Olha o consumo em full load dela, e compara com RX 480. 

E as medidas que fiz de consumo, se dão pelo GPU-Z, que são bem imprecisas, o método do adrenaline, é colocando um watimetro e medindo o consumo do pc completo, e é bem mais preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 Você está mais do que certo, tem que perguntar mesmo! Melhor do que tomar qualquer decisão sem ter certeza do que está fazendo.

 

Se ainda tiver curiosidade dá uma olhada no youtube, lembro que a Adrenaline já testou SLI de 1080 e Crossfire de 480, se eu não me engano. Nos testes fica claro que não vale a pena, só se você realmente fizer questão e tiver dinheiro sobrando (que infelizmente não é o meu caso =[).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira certamente também não é meu caso, se eu fosse optar pelo cross por exemplo compraria uma RX e pagaria em umas 10x pra depois ir e comprar a outra, 1080 ta absurdamente caro o que não e surpresa visto que estamos no brasil, então temos sempre que ver o custo em primeiro lugar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 como te disse, e outros também. Não vá em cross. Se você acha que vai ficar mais bonito duas VGA's etc, concordo contigo, planejo um cross futuramente, mas não por questão de perfomance, e mais estética, em geral, nos números, cross e sli, não vale a pena.

Pega 1060 ou 480, e se quiser mais perfomance, vá de 1070 e fique sossegado por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Thiiiagoo_08 disse:

@Flávio Santana Lima to ligado, vou de 1060 6Gb mesmo, que é o que dá no momento.

agora to na dor de cabeça de placas mãe, não ta fácil.

Eu iria na Z270, vi uns problemas relacionados a Z170 da MSI e da Gigabyte. E além de ser um chipset novo e a diferença de preço estar pequena. Se pode pegar algo mais atualizado, pelo mesmo preço, porque não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 outra coisa, já que desistiu da ideia do cross, para que a z170? kk.

Pegue uma B250 e já vai ter a grana para ao invés da 1060, pegar uma 1070 não?

MSI B250 preço da minha H110m ....

Porém se for fazer overclock, ou se o chipset do Z170 tiver coisas que queira. A z270 ta mais ou menos 100 reais mais cara que a z170.

Z270

 

Nota que economizará 300 reais se pegar a B250, aí colocando mais uns 200 ou 300 reais no orçamento, da para pegar uma 1070 no lugar da 1060.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiiiagoo_08 Você vai fazer overclock no processador? Pois as placas da linha Z são para isso.

Se não for, pegue uma B150 ou H170 que são mais baratas. Ou B250, sei lá.

adicionado 1 minuto depois
agora, Flávio Santana Lima disse:

Nota que economizará 300 reais se pegar a B250, aí colocando mais uns 200 ou 300 reais no orçamento, da para pegar uma 1070 no lugar da 1060.

Palavras de sabedoria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima sim desisti pois não vou fazer OC.

não tenho motivos e nem necessidade.

B250M - não sou fã de MSI e ela só tem 2 slots de memória ai quebra, queria uma de pelo menos 4 slots.

Z270M - Mt cara, ai quebra a firma.

 

gostei muito das

B150M PRO GAMING ( ASUS ) - 549,90

B150M-C/BR ( ASUS ) - 458,90

 

e fiquei apaixonado pela  PRIME B250-PLUS ( ASUS ) R$ 530,00 mais ta indisponivel =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...