Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença de 4 e 8GB de RAM em games?


Posts recomendados

 Olá, tudo bem?

 Eu jogo em pc faz anos, mas nunca tive um digno de se chamar gamer de verdade, por isso nunca usei os componentes dos meus computadores ao máximo.

 Agora que estou montando um pc gamer e já defini toda sua configuração (já estou comprando), me veio a dúvida, qual a diferença de 4 pra 8 Gigabytes de RAM em games, por exemplo, vejo que algumas configurações como o i5 6400 + RX 470 + 8GB roda Battlefield 1 e outros jogos considerados pesados bem de boa, mas com muito uso da memória.

 Ai que vem minha dúvida, o que aconteceria se eu usasse a mesma configuração, porém apenas com 4GB de RAM, na mesma qualidade gráfica. O jogo ia travar, dar gargalo, ou simplesmente o jogo não ia "setar" na configuração por conta de falta de potência (no caso a falta de mais RAM).

 

 Faço essa pergunta porque minha placa-mãe tem 4 slots de memória, suporta até 64GB (que nunca vou usar, no máximo 16GB), então eu me pergunto, vale a pena comprar uma memória de 4GB de RAM agora por que é 50% mais barato e depois trocar por duas de 8GB pra fechar os meus 16? Ou vale mais a pena comprar uma de 8GB e no futuro mais 8? (não tenho condições de comprar 16GB de uma vez só)

 

 Emfim, minha pergunta é apenas se o jogo vai travar na qualidade máxima/ultra se eu ter apenas 4GB de RAM, que é o considerado o mínimo pra rodar os jogos.

 

 Muito obrigado pela atenção!

 Observação: Sei que o pessoal que me ajudou com a minha configuração ainda me responde os tópicos, então apenas queria deixar avisado que não mudei nada na minha configuração hahaha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielEu

Citação

Qual a diferença de 4 e 8GB de RAM em games?

 

A diferença? simplesmente os jogos estão requerendo 8GB e é uma realidade, jogos atuais com 4GB já não da mais...

 

Citação

vale a pena comprar uma memória de 4GB de RAM agora por que é 50% mais barato e depois trocar por duas de 8GB pra fechar os meus 16? Ou vale mais a pena comprar uma de 8GB?

 

Eu compraria uma memória de 8GB (1x8) e futuramente compraria outro módulo para totalizar 16GB

 

Citação

 Emfim, minha pergunta é apenas se o jogo vai travar na qualidade máxima/ultra se eu ter apenas 4GB de RAM, que é o considerado o mínimo pra rodar os jogos.

 

Não, o mínimo é 8GB, jogos antigos eram 4GB... mesmo se você utilizar texturas baixas ainda sim terá que ter 8GB Ram.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielEu Boa tarde!
Hoje praticamente qualquer jogo atual que você for jogar em configurações e qualidades decentes irá consumir no mínimo 5~6gb de RAM.
Caso seu jogo esteja excedendo a quantidade de RAM disponível, você terá os famosos congelamentos de tela, travamentos...
Lag de RAM é isso, você ta jogando, com FPS altos e tudo ok, porém sem mais nem menos da aquela travada de uns 2 segundos no seu game e volta.
Aconselho a pegar um pente de 8GB e futuramente pegar outro e fechar os 16GB para não ter problemas futuros.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só para jogos, mas no geral 4GB é pouco, eu trabalho com informática e recomendo pelo menos 8GB. Meu PC eu ainda planejo deixar com 32GB (exagero, mas é algo que quero).

 

A recomendação minima de jogos já pede mais de que 4GB, e levando em consideração que só o windows já consome pelo menos 2GB sem nada aberto, 4GB não seria suficiente pra nada. O jogo até chegaria a abrir, mas rodaria a baixo da capacidade, possivelmente travando, e o windows como alternativa utilizaria de memória virtual para melhorar o desempenho.

 

Resumindo... No minimo 8GB, se puder, não agora, mais pra frente, deixe com 16GB. Já seria de bom tamanho para nunca faltar memória.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Entendi, é bom que seja o minimo de 8GB mesmo, mas tipo, vejo alguns jogos rodando com uso de 6 a 7 de RAM, é um pouco assustador pra mim.

 Vou seguir sua dica e ficar com 8GB de ram e quando o PC estiver pronto eu boto mais 8.

 

Achei que o minimo era 4 porque sou da época do WoW, quando 2GB já era o suficiente haha

Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caro @GabrielEu, como informado pelos colegas, esse requisito de 4GB é coisa do passado... Você vai ter problemas em diversos jogos atuais se não tiver os 8GB. Isso é o mínimo para evitar problemas em jogos. 

 

Sobre os problemas que isso poderia causar, o principal deles é a ocorrência de "engasgos". A experiência de jogo fica traumática quando acontece...

 

Compre um módulo de 8GB e seu computador já vai ficar ótimo para jogos. Futuramente, se quiser e achar necessário, compre outro. Acrescento que dual channel não faz diferença em jogos com placa de vídeo dedicada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GabrielEu disse:

@brN Aaaa, Agora eu saquei, já passei muito por isso, dependendo a situação até dava pra jogar.. desde que você ficasse olhando pro céu pra aumentar o FPS hahaha

É uma coisa que incomoda bastante, mais até do que lag por FPS baixo em alguns casos... hehe

 

2 minutos atrás, GabrielEu disse:

@Jasiel Entendi, é bom que seja o minimo de 8GB mesmo, mas tipo, vejo alguns jogos rodando com uso de 6 a 7 de RAM, é um pouco assustador pra mim.

Eu possuo 8gb e já estou pensando em dar um upgrade pros 16.
Recentemente comprei H1Z1 e 8GB nele não é nada, jogo com o uso de RAM cravada em 7.6GB, e já vi streamer jogando com o mesmo consumindo quase 10GB.
Então não se assuste com isso, é o normal pros dias de hoje! haha :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 minutos atrás, Jasiel disse:

@GabrielEu Tranquilo, também me assustei um pouco com essa evolução rápida, antigamente utilizava 2GB DDR2 e era muito bom, hoje em dia isso é extremamente obsoleto...

Tenho um tablet/netbook (híbrido) com 2GB de ram, rodando Windows 10 32 bits. Para o dia a dia, navegação na Internet e editar documentos, é ótimo. Para tarefas mais pesadas, é muito pouco.

 

7 minutos atrás, GabrielEu disse:

 @Foxwalt Bah, vou fazer isso mesmo. Mas sabe me dizer quando os jogos vão começar a pedir mais de RAM ou já estão começando a extrapolar? Digo isso como um usuário de PC gamer Full HD, nenhuma resolução além disso.

Não há como dizer ao certo. Já vi relatos de jogos ultrapassando o uso de 8GB de ram, mas se isso provocou alguma perda de desempenho é outra história. Ultrapassar determinada quantidade não implica necessariamente em perda de performance.

 

Eu diria que, por enquanto, 8GB é suficiente. Upgrade de memória é fácil e barato, quando você realmente encontrar uma situação que precise, você faz. Por enquanto, pode ficar tranquilo com 8GB.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielEu Cara, o que eu lhe falo é o seguinte: 

Quando se tem um sistema com muita memória, você da ao windows maior espaço para alocar arquivos, e de certo modo se torna mais rápido, porém, chega um ponto em que não faz diferença colocar mais ram pois não é preciso, por isso quando eu usava 8Gb no meu notebook, no The Witcher 3, ficava 6,5 GB por aí em uso total, porém quando coloquei outro pente de 2GB, o uso total foi para 7GB por aí. Na época não senti diferença alguma nos frames, o que seria normalmente mesmo. 

Assim, é recomendado comprar um pente de 8GB e depois outro de 8 quando precisar, pois além de te dar um lastro grande para o futuro. Pois tem jogos com mais de 60GB em arquivos, já ja vai chegar a mais de 100 arquiteturas mais complexas. 

Além que um pente de 8GB é um pouco mais barato que dois de 4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...