Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha adiantará de algo?


Foxp2

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo beleza com vocês?

Pois bem, a um tempo atrás fiz um tópico perguntando se o uso de um filtro de linha descente, como um Clamper era indicado, segue link:

Porém, mesmo com a ajuda do usuário faller ainda fiquei em dúvida se no meu caso usar o filtro de linha ajudaria pelo menos minimamente em algo.

 

A questão é que recentemente adquiri meu primeiro PC Gamer, e junto dele vieram as preocupações relacionadas a surtos elétricos etc. Minha cidade sofre muito disso por ser no interior, a energia vive caindo frequentemente... Vocês já devem fazer ideia de como é a entrega energética no brasil, enfim.

Vamos direto ao ponto, minha casa não possui aterramento, a partir disso eu precisava muito saber se comprando um filtro de linha básico da Clamper, como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783115954-filtro-de-linha-clamper-5-tomadas-iclamper-energia-5-preto-_JM já renderia algum tipo de proteção, nem que fosse mínima por não possuir o aterramento. Digo isso pois o vendedor desse anúncio disse que caso não possua o terra o filtro drena o surto para o neutro.

Por favor pessoal, preciso muito saber disso. Mesmo custando 70 reais já é um valor considerável para mim, que poderia ser economizado ou usado para outra finalidade

 

 

OBS: Postei nessa área pois isso não tem a ver com indicação de filtro de linha e tal, e sim da análise do meu caso em específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxp2 Amigo não tem muito o que falar filtro de linha hoje em dia é a melhor solução para proteger seus componetes eletrônicos não apenas seu PC gamer. Os filtros de linha da Clamper na minha opinião são os melhores eu uso dois aq em casa. Fuja de estabilizadores e seja feliz com seu novo filtro de linha para seu PC gamer, Abraços.

OBS: Mesmo com meus componentes eletrônicos bem protegidos, em dia de muita chuva e raios eu evito usar o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Foxp2 disse:

Olá pessoal, tudo beleza com vocês?

Pois bem, a um tempo atrás fiz um tópico perguntando se o uso de um filtro de linha descente, como um Clamper era indicado, segue link:

Porém, mesmo com a ajuda do usuário faller ainda fiquei em dúvida se no meu caso usar o filtro de linha ajudaria pelo menos minimamente em algo.

 

A questão é que recentemente adquiri meu primeiro PC Gamer, e junto dele vieram as preocupações relacionadas a surtos elétricos etc. Minha cidade sofre muito disso por ser no interior, a energia vive caindo frequentemente... Vocês já devem fazer ideia de como é a entrega energética no brasil, enfim.

Vamos direto ao ponto, minha casa não possui aterramento, a partir disso eu precisava muito saber se comprando um filtro de linha básico da Clamper, como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783115954-filtro-de-linha-clamper-5-tomadas-iclamper-energia-5-preto-_JM já renderia algum tipo de proteção, nem que fosse mínima por não possuir o aterramento. Digo isso pois o vendedor desse anúncio disse que caso não possua o terra o filtro drena o surto para o neutro.

Por favor pessoal, preciso muito saber disso. Mesmo custando 70 reais já é um valor considerável para mim, que poderia ser economizado ou usado para outra finalidade

 

 

OBS: Postei nessa área pois isso não tem a ver com indicação de filtro de linha e tal, e sim da análise do meu caso em específico.

Como bem dito pelo colega @O Monge ,  usar um filtro de linha de qualidade é a melhor opção no que se refere à proteção agregada de equipamentos eletrônicos.

 

O que ele não citou é a questão dos outros caminhos por onde os surtos podem chegar ao seu PC. Se sua internet chegar até você pela linha telefônica ou pelo cabo coaxial (TV à cabo), e, depois do modem, vai até seu PC pelo cabo de internet, saiba que os surtos de energia podem chegar até seus equipamentos por esses meios. Logo, não adianta nada proteger apenas a tomada, tem que proteger também a rede telefônica e/ou a rede de TV à cabo com um AntiSurge apropriado, como este:

 

http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, O Monge disse:

@Foxp2 Amigo não tem muito o que falar filtro de linha hoje em dia é a melhor solução para proteger seus componetes eletrônicos não apenas seu PC gamer. Os filtros de linha da Clamper na minha opinião são os melhores eu uso dois aq em casa. Fuja de estabilizadores e seja feliz com seu novo filtro de linha para seu PC gamer, Abraços.

OBS: Mesmo com meus componentes eletrônicos bem protegidos, em dia de muita chuva e raios eu evito usar o PC.

Sim, estou bem ciente disso, Estabilizador NUNCA mais, lembro-me bem dos problemas que tive com meu antigo.

Atualmente uso o PC na direto na tomada enquanto que o monitor e adaptadores de rede vão numa extensão. Minha grande dúvida é se mesmo minha casa não tendo aterramento o filtro adiantara de algo?

Preciso muito saber disso, 70 reais parece ser um valor insignificante, mas pra mim já é dinheiro, kkkkkk

Obrigado pela atenção

2 horas atrás, braconius disse:

Como bem dito pelo colega @O Monge ,  usar um filtro de linha de qualidade é a melhor opção no que se refere à proteção agregada de equipamentos eletrônicos.

 

O que ele não citou é a questão dos outros caminhos por onde os surtos podem chegar ao seu PC. Se sua internet chegar até você pela linha telefônica ou pelo cabo coaxial (TV à cabo), e, depois do modem, vai até seu PC pelo cabo de internet, saiba que os surtos de energia podem chegar até seus equipamentos por esses meios. Logo, não adianta nada proteger apenas a tomada, tem que proteger também a rede telefônica e/ou a rede de TV à cabo com um AntiSurge apropriado, como este:

 

http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8

Já estou ciente sobre surtos que podem vir através do cabo da internet, mas isso não se aplica no meu caso porque uso via rádio e o risco seria apenas se algo viesse da antena, o que acho meio improvável...

A minha grande dúvida continua sendo se adquirindo um filtro de linha Clamper desse mais básico que citei e minha minha casa não tendo aterramento ele protegeria de alguma forma o que estivesse conectado a ele, mesmo que não fosse 100% , pela falta do aterramento. Preciso muito saber disso, 70 reais parece ser um valor insignificante, mas pra mim já é dinheiro, kkkkkk

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/01/2017 às 17:23, Foxp2 disse:

......Minha grande dúvida é se mesmo minha casa não tendo aterramento o filtro adiantara de algo?

Preciso muito saber disso, 70 reais parece ser um valor insignificante, mas pra mim já é dinheiro, kkkkkk

Você sabia que o neutro a da sua casa é unido ao aterramento existente lá no pé do relógio. Essa referenciamento com o aterramento faz do neutro um auxiliar precioso na proteção contra surtos de tensão derivados de raios. Não é igual a se ter aterramento mas ajuda bastante..

 

Em 20/01/2017 às 17:23, Foxp2 disse:

Já estou ciente sobre surtos que podem vir através do cabo da internet, mas isso não se aplica no meu caso porque uso via rádio e o risco seria apenas se algo viesse da antena, o que acho meio improvável...

Essa é muito boa, tens ai uma antena imune a raios. Logo uma antena, lá em cima, quase que superior a tudo em volta e você acha improvável que um raio possa a vir encontrá-la.. Eu mereço..

 

Em 20/01/2017 às 17:23, Foxp2 disse:

A minha grande dúvida continua sendo se adquirindo um filtro de linha Clamper desse mais básico que citei e minha minha casa não tendo aterramento ele protegeria de alguma forma o que estivesse conectado a ele, mesmo que não fosse 100% , pela falta do aterramento. Preciso muito saber disso, 70 reais parece ser um valor insignificante, mas pra mim já é dinheiro, kkkkkk..

Você pode, alternativamente, adorar uma proteção específica para a antena..

Eis alguns exemplos:

http://www.atera.com.br/produto/TVCABLEPROT/Protetor+contra+surtos+sem+terra+Clamper+p-+Antena+e+TV

http://lista.mercadolivre.com.br/protetor-contra-surtos-de-antenas

https://www.lri.com.br/categoria-produto/protetores-contra-surtos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, faller disse:

Você sabia que o neutro a da sua casa é unido ao aterramento existente lá no pé do relógio. Essa referenciamento com o aterramento faz do neutro um auxiliar precioso na proteção contra surtos de tensão derivados de raios. Não é igual a se ter aterramento mas ajuda bastante..

Primeiramente, obrigado por responder. Essa resposta ajudou bastante, deu certo esclarecimento, mas algo que ainda não entendi é se essa proteção do neutro se aplica somente aos raios ou também aos surtos provenientes apenas da rede elétrica, os que não provem de "meios externos" digamos assim.

1 hora atrás, faller disse:
Citação

Já estou ciente sobre surtos que podem vir através do cabo da internet, mas isso não se aplica no meu caso porque uso via rádio e o risco seria apenas se algo viesse da antena, o que acho meio improvável...

Essa é muito boa, tens ai uma antena imune a raios. Logo uma antena, lá em cima, quase que superior a tudo em volta e você acha improvável que um raio possa a vir encontrá-la.. Eu mereço..

Ok, reconheço que me expressei mal nessa frase. O fato é que descarto a opção de algo vindo pelo cabo da internet porque em dias com chuva muito forte não faço uso do PC, em certas ocasiões até retiro o cabo dele, quero que isso fique claro

1 hora atrás, faller disse:

Agradeço os links que citou, mas como foi dito acima estou descartando a proteção da antena, não quero gastar muito, algo que protegesse apenas o que viesse da tomada já estaria ótimo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...