Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como transformar meu AMD FX-6300 em um pc gamer intermediário


Posts recomendados

Olá, tenho um desktop que estou querendo dar um up para tranformar num pc gamer, mas estou meio desatualizado e gostaria de sugestões. Aqui está a configuração completa dele:

 

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ AMD AM3+ 140W M5A78L-M/USB3, c/ vídeo integrado, Compatível com FX

Processador AMD FX-6300 3.5Ghz AM3+ Black Edition FD6300WMHKBOX

Memória Kingston KVR1333D3N9/4GB, 4 GB DDR3, 1333MHZ, PC3-10600, 240-pinos

Gabinete Cougar Solution 67M3, ATX / Micro ATX, 7 Slots de Expansao, Sem Fonte

Fonte CX430 (Corsair CP-9020046-WW), Potência 430W Real, ATX 12V V2.3, 80 PLUS Bronze, Cor preto.

HD Interno Western Digital 1TB WD10EZEX, Capacidade de 1TB, Velocidade 7200 RPM, Cache: 64MB, Interface: SATA 6 Gb/s (KGH)

Adaptador PCI Wireless N de 300 Mbps TP-Link TL-WN851ND, Velocidade Wireless N de até 300Mbps, Perfeitamente compatível com os produtos 802.11n/b/g, Suporta função QSS

Monitor LED AOC E2050SWN, 19.5 Polegadas Widescreen, Resolução máxima 1600 x 900 @ 60 Hz (HD), Compatibilidade Windows/ MAC, Brilho 200 cd/m², Tamanho da imagem visível 49.4 cm

Kit Teclado e Mouse Microsoft básico.

 

Moro em uma região muito quente, e os coolers que uso tanto no gabinete quanto no processador são de fábrica, desnecessário falar que meu pc esquenta muito, comprei esse gabinete cougar por ser preparado para refrigeração líquida, e fazendo o up que pretendo quase certo que será necessário refrigeração líquida e o máximo de coolers possível.

 

Quero um pc gamer intermediário, que rode jogos mais novos com um gráfico mediano pra durar pelo menos um tempo sem precisar atualização. Gostaria de fazer o upgrade gastando o mínimo possível, mas se for necessário trocar placa-mãe e memória por exemplo ao invés de apenas expandir memória, faz parte.

 

Então creio que além de recomendações de coolers e refrigeração líquida que sejam compatíveis com meu equipamento preciso de umas recomendações do que trocar e do que manter, e recomendações de placa de vídeo, se apenas expando a memória ou se troco, se a fonte e placa-mãe dão conta do recado ou seria interessante trocar um dos dois ou ambos, monitor, teclados, mouses, mas lembrando que quero um pc gamer intermediário e estou procurando economizar. hehe

 

Agradeço a ajuda de todos. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diuves Rodstos Da parte de hardware eu ficaria apenas com a fonte CX 430 o HD e mudaria esse processador + mobo colocaria intel para pc intermediario temos ai um I5 6400 está bem em conta e se quer dar uma economizada colocaria uma RX 470 se você poder gastar mais um pouco pegava logo uma 1060 6gb ou rx 480 8gb, lembrando que essa nova arquitetura utiliza memorias ddr4 então um kit de 8gb tmb não está caro. Para refrigerar o seu processador um bom Air Cooler te recomendo esse PcYes Zero K Z5 120mm está 150 no kabum e refrigera muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não investiria muito no seu PC, já que o FX-6300 é um processador de entrada (e olha lá), e a plataforma AM3+ está muito velha e muito abaixo da concorrência, não vale a pena investir. Coloque aí uma boa placa de vídeo, e futuramente novo processador, nova placa-mãe, novas memórias (DDR4) e monitor 1080p. Quanto você tem pra gastar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diuves Rodstos Realmente a plaforma AM3+ é já antiga e ultrapassada, mas você pode ter um PC gamer intermediário com FX mesmo, basta comprar mais um pente de memória DDR3 4GB de mesma marca e modelo e uma placa de vídeo intermediária.

O que mais interfere num PC gamer continua sendo a GPU, e não a CPU.

 

Se puder investir mais mesmo vale a pena trocar quase tudo por um kit Skylake, mas aí vai ser quase como comprar um PC novo.

 

Quanto à refrigeração um sistema de refrigeração decente com fans já dá conta, no máximo um CPU cooler mesmo de qualidade como o TX3 EVO...não vejo necessidade de WC.

 

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gastando menos de R$1000:

Colocar mais 4gb de ram

uma vga tipo 1050ti/ rx 460,

talvez trocar a fonte

remover estabilizador 

Se achar um gabinete que a fonte fica embaixo fica otimo:

 

Gastando menos de R$1700

 

COlocar 16gb ram ddr

Vga pode ser a 1050ti mesmo ou se achar em conta uma 1060 6gb

Fonte seasonic

Water cooler CM seidon ou corsair H45/H60

 

 

Se for montar um PC game com ddr4 seu gasto passa dos R$2000 e terá o mesmo desempenho para games, como a maioria usa apenas o primeiro core e isso só será corrigido daqui uns 5 anos.

 

A plataforma skylake está muito cara e nem a kabylake irá compensar, só nos resta saber sobre os novos AMD serão bons.

6600 Intel vs 6300 amd

 

 

Na minha opinião com o que você tem não compensa comprar um pc novo, está tudo muito caro além do fato ser desnecessário pois rodar um game acima de 60fps é desperdicio para monitores de 60/75hz.

1080p 1050ti+6300+Farcry Primal 60fps

 

E para evitar gargalo é só aivar o vsync.

 

 

Como diria os mestres:

"Antes um PC que rode algo que um a rodar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do orçamento está em aberto, o que quero na realidade é me desprender um pouco pois meu pc roda nada, quero ter um pouco de liberdade com jogos, mesmo que seja no mínimo, como disse, estou desatualizado. hehe

 

E ter que trocar quase tudo já complica, que sei que um pc gamer decente novo não é muito barato.

 

Gostei da ideia do Zufil e repensei um pouco, agora quero deixar meu pc gamer mas que seja básico mesmo e economizando ao máximo, e daqui uns 2 anos pego um pc melhor, então tem que ser um pc básico mas que aguente pelo menos mais 2 anos. rs

 

Voltando a questão da temperatura, aonde moro é comum a temperatura passar de 40 graus. Em dias assim o pc sem fazer nada fica em 65 graus, o gabinete que tenho é com fonte embaixo, colocando uma placa de vídeo a temperatura só vai aumentar, acham mesmo que só coolers dão conta de manter o pc refrigerado?

 

 

gabinete-cougarsolution3.jpg

 

Esse é meu gabinete, mas nessa imagem não mostra que ainda tem um cooler de 120mm de fábrica. Então ele é bem ventilado, a lateral é bem aberta também, então tem uma circulação de ar muito boa. Então no caso tenho espaço para 6 coolers de 120mm além do da cpu que quando comprei vi vários comentários que o cooler original era fraco e barulhento, acham que "só" de trocar os coolers originais e instalar todos os adicionais que puder resolverá meu problema? E se acham que sim que cooler é bom e barato e também kit pra cpu que seja bom e barato.

 

Acho que é isso por agora, mas vou acompanhando aqui e respondendo sempre que der. Valeu a ajuda. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zufil Eu discordo da parte da GTX 1050/1050 Ti, essas duas placas têm mau custo x benefício, as AMDs RX 460 e RX 470 são opções bem melhores, a NVIDIA só é bom negócio a partir da GTX 1060 6GB.

A fonte não precisa ser trocada, uma CX430 aguentaria qualquer placa atual, até mesmo uma GTX 1080.

Não acho viável invistir em 16GB DDR3, vai perder depois que trocar de processador, pois a partir de agora todos vão usar DDR4, 8Gb é mais do que suficiente para um PC intermediário.

E não se usa CPUBoss para se comparar processadores, a única parte mais útil dele é a dos benchmarks lá embaixo, de qualquer forma só mostra o potencial teórico do processador. Mas vemos que o hexa-core da AMD perde bem feio para o quad-core da Intel, tanto no benchmark single-thread (usando um núcleo) quanto no multi-thread (usando todos os núcleos). Poucos jogos exploram todo o potencial do processador, e isso também depende muito da placa de vídeo e configuração gráfica suada, por isso é inútil usar esses benchmarks para comparar processadores quando o assunto é jogos.

O FX-6300 está no nível de um Core i3 4ª geração, é injustiça compara-lo com i5 6ª geração.

 

@Diuves Rodstos Qual a temperatura do seu processador em full load atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diuves Rodstos

 

Meça temperaturas no seu PC, com o AMD Overdrive.. Esqueça o resto..

 

Pra tornar seu PC Gamer, mais 4GB de RAM e uma placa de vídeo.. Uma RX 470, fica de bom tamanho..

 

E a questão de coolers? Que marca/modelo de 120mm são bons e de um bom custo-benefício? E pra ligar tudo isso de cooler, tenho que ter algum tipo de adaptador de energia pra eles ou como funciona? Como disse, estou desatualizado MESMO. haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diuves Rodstos É muito comum ver alguém com problemas de temperatura com os FX, mas 75ºC em Idle eu nunca vi. Você está correndo um grande risco, a temperatura máxima recomenda pela AMD para o FX-6300 é de 62ºC, acima disso a durabilidade do processador é comprometida. Aqui vão as prováveis causas dos seus problemas de temperatura:

 

-Placa-mãe inadequada. O chipset 760G é um chipset de 2009 equipado nas placas 78LMT e M5A78L, nesse época nem existia FX, mas graças a uma gambiarra que a AMD fez, essas placas-mãe são "compatíveis" com o processador. O que mais vemos aqui no fórum e gente tendo problema de temperatura, baixo desempenho, entre outras coisas.

-Problemas na parte de refrigeração do processador. Pode ser que a pasta térmica tenha secado, que o cooler está mal instalado, ou algo do tipo. Verifique o que pode ser feito aí.

 

Mesmo que seu gabinete não tenha uma ventilação muito boa, ele não prejudicaria a temperatura a esse ponto, e um gabinete melhor talvez não ajude tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diuves Rodstos De qualquer forma, a temperatura máxima recomendada pela AMD é 62ºC, e seu processador está trabalhando bem acima disso. Já verificou a pasta térmica e o funcionamento do cooler?

adicionado 10 minutos depois

Vou te dizer uma coisa também: aqui onde eu moro é muito quente, chega a passar de 40ºC em dias quentes, uso um Core i5 3470 com cooler stock e um gabinete comum com um cooler de 80mm jogando ar fora, a temperatura mais alta que ele chegou, em full load, foi 65ºC, e a temperatura máxima recomendada para ele, segundo a Intel, é de 67ºC, mas dizem que trabalha bem até acima de 70ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas mesmo trocando a pasta, amd esquenta mais que intel mesmo, e o cooler que tenho no processador é o original ainda. Em dias frescos, idle, ele fica em uns 45, em dias quentes 55, tenso é quando usa algo pesado, quando recém troca a pasta e faço a limpeza anual(faço umas 4 por ano, uma delas desmonto tudo, as outras desmonto quase tudo)a temperatura dele idle fica em uns 35 e full chega a 60, mas suja rápido e rápido a temperatura full tá em 65+. Por isso quero encher de cooler, pois mesmo sujando rápido vai ter mais vento pra ajudar a refrescar rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diuves Rodstos disse:

 amd esquenta mais que intel mesmo

BS.. Das grandes..

 

Uma coisa: use o AMD Overdrive pra fazer essa medição, guia "Status da CPU".. Sendo AMD, há uma chance ENORME do programa que você usa, estar te passando informação errada.. Você PODE estar se desesperando à toa..

 

Comece daí.. Depois, a gente conversa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

BS.. Das grandes..

 

Uma coisa: use o AMD Overdrive pra fazer essa medição, guia "Status da CPU".. Sendo AMD, há uma chance ENORME do programa que você usa, estar te passando informação errada.. Você PODE estar se desesperando à toa..

 

Comece daí.. Depois, a gente conversa..

Opa, bom saber, farei isso, mas mesmo que no momento seja a toa, sei que com os ups vou precisar de mais refrigeração hehe

 

Vou testar o overdrive e amanhã posto a resposta. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora para postar a resposta, tive uns problemas com a internet essa última semana.

 

Mas então, usei o amd overdrive, em repouso tem bastante sobra de temperatura, mas começando a usar qualquer coisa já reduz bastante, sendo fácil chegar a uma margem de 5 graus ou menos, e com esforço dá pra deixar os valores negativos, cheguei a -2,8ºc de margem, ou seja, está esquentando MESMO. rs

 

Então pelo que andei vendo pelas recomendações, mais 4 gb de memória(mesma marca e modelo da atual certo?), uma RX 470, e uns 2 coolers? Mas acha que apenas 2 coolers dão conta? Vendo que apesar da medição estar meio errada por outros programas, com o AMD OD deu que tá esquentando demais mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diuves Rodstos Eu concordo com o que muitos falaram, aumentar memoria, trocar placa de video e talvez colocar alguns cooler ja vai resolver teu problema.

 

Um processador seja intel ou amd dura anos, por isso nao tem necessidade de jogar fora agora.

Memoria 8 ou 16 gb : depende do quanto você se dispoem a gastar e quanto tempo pretende ficar com o pc. Hoje 8 gb é suficiente pra jogos, porém existem alguns jogos q ja é recomedavel 16 gb. então se você vai ficar com esse pc por pouco tempo pegue outro pente de 4 gb totalizando 8 gb. se pretende ficar com esse pc durante anos, pegue 2x8 gb.

 

Placa de video: Depende da faixa de preço q você quer. Pesquise no google custo beneficio dentro de quanto voce quer gastar, e uma dica boa é tb ver videos no Youtube comparando placas de video.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente a intenção é sugar o máximo possível que conseguir desse pc antes de trocar, se durar mais uns anos melhor ainda. haha

 

Vou dar uma olhada na memória se pego mais 4 ou se pego 16 direto, vou dar uma olhada nos preços pra decidir, e a questão do orçamento, como disse, está em aberto, quero economizar ao máximo, e como sei que meu pc não dá conta de rodar nenhum jogo top no máximo, não me preocupo de pegar uma placa de vídeo top, basicamente quero uma que o custo dela seja relativamente compatível com o custo/desempenho do pc. Acho que vai acabar sendo a RX 470 mesmo pelas recomendações, mas vou seguir tua dica de dar uma pesquisada melhor de custo benefício e principalmente ver videos no youtube com a qualidade.

 

Agora fica só a dúvida dos coolers mesmo, quantos sugerem, que marca/modelo, ou se apelo pro water cooler mesmo? Pois creio que com placa de video a temperatura interna do gabinete vai aumentar bastante piorando a situação. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...