Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde Achar um Tutorial para SQLite, e sugestões de outros BDs?


Posts recomendados

Tenho duas perguntas para fazer:

1: Onde acho um tutorial de SQLite para o C#???

Cansei de procurar e não acho um bom tutorial em português em lugar algum. E os poucos que achei deram erros e como os caras do youtube não explicam direito e apenas fazem a gente copiar o que eles escrevem dai não consegui resolver, e continuei tentando achar um tutorial, mas alguns eram para plataformas diferentes e outros só ensinavam a conectar no c# e não a fazer realmente aparecer a tabela.

 

Por isso queria que alguém me informasse aonde eu posso achar um bom tutorial de SQLite para Visual Studio Windows C#. Queria aprender a trabalhar com ele mais to com dificuldade de achar materiais que ensinem. cheguei a pensar em desenvolver no Access, já que é mais fácil e tem mais material bom, mais tem tanta gente que fala mal dele, que até desanimo, e fora que não sei se o limite dele de 2gb é um bom limite para aplicações comerciais(já que to aprendendo a programar com o foco profissional no futuro).

 

2- Alguém sabe algum outro Banco de Dados offline para se trabalhar no c#???

Queria desenvolver aplicações primeiro pessoalmente, mais depois profissionalmente. Mais os dois únicos bancos de dados locais sem servidor online que conheço é o Access e o SQLite, mais fico pensando que não é possível que só existam esses dois no mundo. claro que tem os da oracle, mysql, firebird entre outros, mais esses são online, e precisam de servidor na web, e queria um exclusivamente offline, com o banco de dados instalado junto da aplicação sem a necessidade de acesso a servidores remotos online, não sei se esse é o termo correto(offline) mais deu para entender né.

 

Desculpem a pergunta longa, mais se alguém puder me responder principalmente onde acho um bendito tutorial de SQLite eu agradeceria.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Willianp Você pode usar o Mysql "offline" também,  basta instalar o servidor dele e rodar localmente na sua máquina.

 

O jeito mais prático e fácil é instalar o programa EasyPHP.  embora o programa seja voltado para PHP, você pode usar apenas o Mysqli  para  sua aplicação em C# que por sinal é uma linguagem de programação muito parecida com o PHP.

 

Então minha sugestão é que você estude e use o mais comum.. que é o Mysql. Na minha opinião não tem melhor.

Claro que esta opinião é pessoal e é de meu gosto.. outros podem preferir outros.

Mas com ele é bem mais fácil de se trabalhar.

 

PS: basta rodar o programa easyphp e inicializar o servidor mysql que já fica apto para usar com qualquer linguagem de programação.

 

java, C#, PHP, Ruby...  etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dif, Eu agradeço a sua resposta, mais eu to aprendendo a trabalhar com banco de dados, para futuramente vender aplicações para clientes, e nesse caso não seria possível instalar nem configurar o mysql no computador do cliente.Por isso tem de ser algo que já vá com o instalador da aplicação do C#. E  dessa maneira infelizmente só conheço o SQLite, que não tem muita ajuda em português para ele.Por isso queria que alguém me indicasse um bom tutorial para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Willianp Você tem a opção de usar sua aplicação online. Desenvolver o aplicativo instalável na máquina do cliente e usar a internet para se conectar em um servidor.

Sinceramente o SQLite é bem ruinzinho.

 

Até é melhor que você já pense desta forma, porque a tendência é sempre ter usabilidade de multiplataforma.

Imagine que você queira expandir seu sistema para dispositivos móveis além do aplicativo instalado no PC do cliente para ele sempre ter a mão.

 

É por aí a coisa.  HJ em dia banco de dados offline já são um pouco obsoletos. 

Se realmente quiser usar.. vai ter que ser o SQLite mesmo... com suas API e pouca documentação em inglês mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...