Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com driver freesync beta AOC G2260VWQ6 em 75 HZ


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Possuo um monitor AOC Speed G2260VWQ6. Ele pode ser executado em 75Hz, mas o "range" do seu freesync é de 48 à 60 FPS, então sua frequência, por padrão, é de 60 Hz.

Por acaso eu achei no site europeu da AOC (e só tem lá) um driver beta que aumenta o freesync para 35-75 Hz. Eu instalei para testá-lo. Ele funciona mas possui um problema: quando ponho meu monitor em 75 Hz, todos os jogos e vídeos que rodam com fps menores que isso (tipo um vídeo em 30 fps) começam a dar uns glitches; começam a "piscar" em preto na tela. As vezes a tela preta fica toda e não volta, sendo necessário fechar o jogo ou até mesmo reiniciar o PC. Isso só é resolvido quando mudo o monitor para rodar em 60 Hz. Aí fica tudo perfeito, só que não dá pra testar as "coisas" em 75 Hz, hehehe.

 

Gostaria de saber se alguém já testou esse driver e passa pelo mesmo problema, e se sabe se tem uma solução pra isso e poder por esse monitor em 75 Hz com freesync sem erros.

 

Pra quem queira, o driver está nesta página aqui:

http://aoc-europe.com/en/products/g2260vwq6

 

Desde já obrigado!

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala ae amigo, beleza?

Conseguiu resolver o problema com seu monitor?

Eu tenho uma rx 480 e estou pesquisando um monitor com freesync para comprar. Com certeza os monitores AOC são interessantes por conta do preço. Estou de olho no AOC Sniper 24'' 75hz.

Porém, tenho visto que ele não atinge 75Hz com o freesync ativo, além de ter muita gente falando da atualização do driver.

Agora estou na dúvida se compro ou não....

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@avcasares, tudo tranquilo?

 

Então, fiquei mexendo nas configurações do monitor nada mudava. O problema persistia. Até achei que seria alguma problema da minha placa de vídeo (R9 290). Mas então imaginei que seria algum bug do driver mesmo, por ser beta. O driver que me mandou também deu alguns erros na instalação. Então deixei com o driver beta e em 60 hz. Não tive escolha, hehehe. 

 

Fora esse detalhe, o freesync está funcionando muito bem. Alguns jogos (de tiro, geralmente) eu coloco pra rodar em 37 fps (igual o Evil Within, que era fixado por padrão) por causa que tenho o "mal do movimento", e jogos com movimentos muito rápidos e "fluídos" me deixam com mal estar. E o mais legal é que com 37 fps + freesync, o jogo fica tão suave que nem sinto muito a diferença comparando com 60 fps. Achei isso muito bom pra mim.

 

No geral eu gostei bastante do monitor da AOC que comprei, em razão do preço e do que ele me oferece. O freesync deixou meus jogos bem suaves e sem aqueles gargalos e tearing, e até o momento me agradou bastante, mesmo eu não podendo colocá-lo em 75hz com esse driver beta. É uma pena, mas pra mim ainda é vantajoso.

 

O que você pode fazer é procurar em algum lugar que mostre o alcance real do freesync do AOC Sniper. Olhe o exemplo do meu monitor sem o driver beta. O alcance real dele é de 48-60hz, mesmo dizendo nas propagandas que ele vai até 75hz. Na verdade só o monitor é, o freesync não (isso eles não informam!! hehehe). Com o driver beta ele vai de 35-75hz. Porém com 75hz ele dá esses problemas de tela preta. Então o deixo em 60hz. 

 

Para você, que quer comprar um monitor com freesync, olhe esse site da AMD que tem vários monitores compatíveis. Daí vai olhando o preço de cada um e escolha o que te agrada mais. Um detalhe que achei importante  e que não levei em consideração, é o suporte pra LFC, que é o Low Framerate Compensation, que deixa o jogo ainda suave mesmo com variações de fps abaixo do minimo suportado pelo freesync. Mas de qualquer forma, por experiência, eu recomendaria os Monitores da AOC mesmo, sem receio.

 

http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/technologies-gaming/freesync

 

valeu!!

Freesnc AOC 22.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaelrvr Comprei o AOC Sniper e chegou ontem em casa. Fiz só um teste rápido ontem...

 

O manual no monitor fala o seguinte: 1920x1080@60Hz...  no site da AMD mostra o mesmo monitor compativel com a seguinte especificação 1920x1080 @ 48-75Hz!! Qual será que é o verdadeiro? rss

 

Outro lance é que se cair muito o FPS, abaixo da faixa suportada e freesync não faz mais efeito.. teria que ser um monitor com suporte ao LFC para trabalhar com FPS mais baixos. O meu não tem esse suporte :/

 

Bom, vou testar outras configurações no monitor X placa de video e falo se eu descobrir algo novo... Por enquanto estou rodando o monitor com o driver de fábrica, até entender qual a capacidade real dele.

 

Você tem travado o limite de FPS nos jogos, dentro da configuração da placa de video?

 

Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@avcasares Que engraçado essas informações "diferentes" em cada lugar. Baixe o HWInfo e olhe as especificações do monitor por lá. Imagino que ele dá a especificação correta, hehehe.

 

Como estão os testes? Espero que tenha gostado do monitor.

 

E eu travo os fps pelo driver da AMD. Tem um "Controle de Destino da Taxa de Quadros" lá, aí eu crio um perfil pro jogo que desejo mudar e escolho o fps máximo nessa opção.

Ou então, caso não funcione, eu uso o Riva Tuner, que vem junto com o MSI Afterburner. Com ele também dá pra travar os fps do jogo.

 

Uma abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 24/02/2017 às 12:08, avcasares disse:

@rafaelrvr Comprei o AOC Sniper e chegou ontem em casa. Fiz só um teste rápido ontem...

 

O manual no monitor fala o seguinte: 1920x1080@60Hz...  no site da AMD mostra o mesmo monitor compativel com a seguinte especificação 1920x1080 @ 48-75Hz!! Qual será que é o verdadeiro? rss

 

Outro lance é que se cair muito o FPS, abaixo da faixa suportada e freesync não faz mais efeito.. teria que ser um monitor com suporte ao LFC para trabalhar com FPS mais baixos. O meu não tem esse suporte :/

 

Bom, vou testar outras configurações no monitor X placa de video e falo se eu descobrir algo novo... Por enquanto estou rodando o monitor com o driver de fábrica, até entender qual a capacidade real dele.

 

Você tem travado o limite de FPS nos jogos, dentro da configuração da placa de video?

 

Abraços..

Cara, onde achou o manual? Comprei esse mesmo monitor e não veio manual algum! Sobre o assunto, uso uma placa da Nvidia e ao colocar em 75hz o monitor fica chamuscando. Como resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Caral*ho.. consegui ahahha

 

Fiquei 4 Meses tentando isso, entrei em contato com o Suporte da AOC e nem mesmo eles sabiam resolver... Pediram até que eu levasse o monitor pra assistência, pra verificar se o erro era no monitor...

 

E cara, hoje, consegui, fiquei PUT*O! . . . Coisa tão simples no meu caso, espero que no de vocês também seja, pois criei a conta aqui no CH só para passar pra vocês kkk

 

Bom:

 

Simples, cliquei no botao para abrir a configuração do monitor (Ao lado do botão ON/OFF)

Fui até a parte "Config. Menu OSD"

Lá tem um esquema de "Cap. DP" [Seu cabo Display Port]

De padrão vem com a config: 1.1, mudei para 1.2 (Meu cabo é o que veio junto com o monitor). Tela piscou duas vezes, e após de 2 min feito :)

 

Usei o próprio driver que tem o link aqui [Primeiro post]

E tenho uma RX 580.

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Primeiramente agradeço ao Dipnlik pela dica e fico feliz que tenha dado certo, mas infelizmente pra mim ainda não funcionou. Fiquei testando de várias maneiras, mas no fim deixei o jeito que estava mesmo. Pena.

 

Agora, sobre o problema do luizfagner27, eu diria pra testar usando a demo Windmill da AMD (caso não usa).

O freesync funciona automaticamente quando ativado pelo driver da amd. Veja pelo afterburner (ou fraps mesmo) quantos fps está rodando o windmill. Ele deve funcionar na faixa dos 38 à 60 fps (com o driver beta e com o monitor como o meu), se estiver com fps fora dessa faixa, ative o VSync pra sincronizar com os hertz do monitor (se estiver acima dos 60 fps), ou veja se algum programa está forçando os fps para baixo (tipo 30 fps), como no afterburner ou pelo próprio driver da amd (nas opções de controle de taxa de quadros).

 

Ou ainda, veja em Propriedades do Adaptador de Vídeo, na aba Monitor, qual a frequência que está funcionando o monitor. Deixe em 60hz, por exemplo e vai testando.

 

Nos retorne com mais detalhes dos testes que você fez, pra gente ver quais os possíveis problemas.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, rafaelrvr disse:

Primeiramente agradeço ao Dipnlik pela dica, mas infelizmente pra mim ainda não funcionou. Fiquei testando de várias maneiras, mas no fim deixei o jeito que estava mesmo.

 

Agora, sobre o problema do luizfagner27, eu diria pra testar usando a demo Windmill da AMD (caso não usa).

O freesync funciona automaticamente quando ativado pelo driver da amd. Veja pelo afterburner (ou fraps mesmo) quantos fps está rodando o windmill. Ele deve funcionar na faixa dos 38 à 60 fps (com o driver beta e com o monitor como o meu), se estiver com fps fora dessa faixa, ative o VSync pra sincronizar com os hertz do monitor (se estiver acima dos 60 fps), ou veja se algum programa está forçando os fps para baixo (tipo 30 fps), como no afterburner ou pelo próprio driver da amd (nas opções de controle de taxa de quadros).

 

Ou ainda, veja em Propriedades do Adaptador de Vídeo, na aba Monitor, qual a frequência que está funcionando o monitor. Deixe em 60hz, por exemplo e vai testando.

 

Nos retorne com mais detalhes dos testes que você fez, pra gente ver quais os possíveis problemas.

Abraços!

eu baixei essa demo do windwill e tb nem deixa ativar aquele botão freesync,só uma pergunta esse freesync funciona na minha placa AMD HD 7870 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, luizfagner27 disse:

eu baixei essa demo do windwill e tb nem deixa ativar aquele botão freesync,só uma pergunta esse freesync funciona na minha placa AMD HD 7870 ?

Aa, sim. Um detalhe importante, hehehe. Pelo site da AMD, ela diz que todas as placas da série 7000 suportam/suportariam, mas apenas para questões secundárias, como economia de energia e videos (http://support.amd.com/en-us/search/faq/219). Mas para jogo, infelizmente a 7870 não suporta. porque o freesync funciona com cabo DP 1.2a, que, se não me engano, sua placa não tem suporte. :(

 

Abraços!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde pessoal

Para as pessoas que assim como nós estavam com dificuldades em colocar em 75HZ, aqui vai a solução que consegui depois de muita pesquisa

- Primeiro instale o driver beta que o amigo Rafael postou, para ter certeza que deu certo deve aparecer dessa forma no gerenciador de dispositivos:

image.thumb.png.74d511d1fbef1efc6afad98dd71228d1.png

 

Depois de confirmar o driver, faça o seguinte:

- Na área de trabalho clique com o botão direito e vá em configurações de exibição

- Na janela que aparecer, clique em Propriedades do adaptador de vídeo la no fim da tela, deve abrir uma tela como essa:

image.thumb.png.e95b348d5d74ddbd93aba5beb8c6e20a.png

 

Agora é só ir na aba Monitor e selecionar 75hz.

Pronto, agora tanto nas configurações da Radeon no freesync, quanto no botão fisico do monitor vão aparecer os 75Hz

 

Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida em relação ao processo pode perguntar.

Me desculpem se ressuscitei o post, mas acho que várias pessoas podem ter essa dúvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

tenho o mesmo monitor e aqui ta funcionando 75 hz com freesync de boa.
pro freesync funcionar você tem que por o DP capability pra 1.2, nas configurações de video do windows mudar para 75 hz e na configuração da placa ativar o freesync pro seu game!
freesync.thumb.png.1f89d90c2c4c5d693bddb78787cc6ec9.png

 

E no site https://www.testufo.com/photo
você consegue ter certeza que seu monitor está a 75 hz

ufoteste.thumb.png.ccac6c86f50ab0edcb3fc5f63c6a3761.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Bom Dia vamos as duvidas acabei de pegaum um AOC Sniper G2460V e não consigo habilitar o freesync o que estou fazendo de errado já li o post varias vezes e não consegui identificar onde estou errando tenho uma AMD Saphire 7970 tanto monitor ja esta em 75hz qunto o windows w esta OBD em 1.2.

freesync.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Eaw Galera ... Todas as questões foram resolvidas? Tô pensando em comprar esse monitor AOC Speed, mas vendo esse post fiquei na dúvida.

adicionado 37 minutos depois

Achei esse post 

 

A galera indica fazer uma especie de overclock no monitor para chegar a frequência de 75hz.

 

Vídeo mostrando como fazer :

 

Meu monitor ainda não chegou por isso ainda não testei.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2018 às 14:41, netosi disse:

Eaw Galera ... Todas as questões foram resolvidas? Tô pensando em comprar esse monitor AOC Speed, mas vendo esse post fiquei na dúvida.

maioria dos problemas é ref. a configurações p/ ativação do freesync ou cabo compatível.

 

Eu mesmo não tive problema algum, só tive que abrir as configurações e ligar o Freesync quanto setar os 75hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...