Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Imac com pixels coloridos na tela


Posts recomendados

Estava navegando quando começaram a aparecer alguns pixels brancos na tela. A medida que eu ia usando o scroll os pixels foram aumentando... só aparecia na aba aberta em que navegava. Alguns minutos depois os pixels aumentam, sairam da aba e assumiram toda a tela, o Imac travou. Tentei forçar encerrar mas travou mesmo, desliguei atrás e agora ao iniciar ele trava na maçãnzinha com uns pixels verdes e amarelos, muito estranho!

 

Será problema da placa de vídeo ou de superaquecimento? Ajudem por favor, preciso desse iMac para trabalhar! Obrigado desde já

adicionado 2 minutos depois

achei na net uma foto similar, com pixels travados na pág inicial... mas as cores dos meus pixels são amarelos e verdes...

pixels_iMac.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei ele descansar por 13 horas e tentei religar...

abriu a maçanzinha com fundo listrado (???) e carregou até cansar!

Uns 10 min, depois de cansado, apareceu em letras pequenas no meio da tela dizendo que um erro ocorreu no meu computador, teclar algo não que não identifiquei ou aguardar, logo em seguida sumiu a bolinha carregando e só ficou a maçanzinha sem nada acontecer.

 

Meu hd de 2T 60% ocupado é único componente que troquei, faz 2 anos, o restante da máquina continua intacta desde 2010.

 

O que pode ter ocorrido? Alguma orientação ou suposição?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr as especificações técnicas do meu iMac são essas aqui: https://support.apple.com/kb/SP576?viewlocale=en_US&locale=en_US / a diferença é que troquei o HD de 1T por um de 2T.

 

Comprei no Canadá, no início de 2010, era a versão mais recente (portanto a lançada no final de 2009).

 

Não tenho certeza da versão do OSX dele, mas creio que atualizei em meados do ano passado.

 

Ele continua na mesma, demora pra abrir e aparece a mensagem que algum erro ocorreu. :(

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FerGazz então ele nao inicializa?? Fica congelado com a maçã na tela?? Pode ser problema no hd, pode ter corrompido algum arquivo do sistema ou ate a placa de video com defeito. Se voce conseguir inicializa-lo, faz backup de todos os seus arquivos. Depois de salvo, recomendo formatar e reinstalar o osx. Faca com o disco original dele e depois atualize pelo store. Se nao conseguir, voce pode tentar um acesso remoto, caso ja tenha habilitado isso antes. Por ultimo, pode retirar o hd e acessa-lo por uma maquina windows, utilizando o programa Transmac.

 

se precisar de um mac, voce poderá tentar usar o osx numa maquina virtual no windows. Veja como fazer: 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jah resolveu o problema?

Se nao, isto acontece muito por causa da placa de video.

Tenho alguns iMacs com problemas similares.

Dependendo do modelo do seu iMac, voce pode trocar a placa de video ou tentar um outro procedimento mais drastico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pessoal, estou viajando e na segunda vou tentar trocar o HD pra inicializar... tem algum cabo pra eu fazer o backup do HD com problema? Pelo fato do HD ter só 2 anos acredito que o problema seja placa de vídeo... mas como não fui eu que comprei o HD (meu técnico comprou pra mim) vai que ele é OEM né... vá saber!

 

Aproveitando, onde compro placa de vídeo pra Mac no BR?

 

Obrigado mais uma vez, vou postando aqui a medida que tentar...

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do modelo do seu iMac, voce tem que procurar por placas de video com conector MXM. Nao acredito que voce encontre isto no Brasil. Com certeza no eBay tem um monte disponivel.

 

Responde com o numero de serie do seu iMac. Com o numero de erie eh possivel identificar corretamente o modelo do computador e o tipo de placa de video utilizado.

 

Com absoluta certeza, este problema de video nao tem nada com o HDD.

 

Se for super-aquecimento, as ventoinhas internas disparam. Voce pode ouvir um som como um aviao a jato levantando voo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Numero de Serie pode estar em diferentes lugares dependendo do modelo do seu Macintosh. Se for um iMac, olhe na parte de baixo do "stand" de aluminio. Em MacBook(s) o numero de seria é microscopico gravando na parte de baixo, proximo ao lado com a tela.

 

Este erro ocorre mais vezes por causa de memoria ruim. Nao necessariamente somente memoria. é mais frequente quando existem modulos de memoria ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembro que no sistema constava que a placa era ATI Radeon HD, não sei ao certo o número mas nas especificações do link acima (imac final de 2009, comprei no Canadá no início de 2010 e era modelo recem lançado) dia que é:

ATI Radeon HD 4670 graphics processor with 256MB of GDDR3 memory

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o numero de serie é mais fácil identificar o modelo.

Talvez voce tenha este modelo aqui: http://www.everymac.com/systems/apple/imac/specs/imac-core-2-duo-3.06-21-inch-aluminum-late-2009-specs.html

Se for este, a placa de video nao pode ser trocada.

 

adicionado 7 minutos depois

Eu tenho alguma experiencia em recuperando iMacs por causa de problemas com a placa de video. Nos modelos que utilizam placas como o imagem abaixo, é só trocar a placa. Algumas vezes a solucao é colocar a placa de video no forno por uns 15 minutos ou então usar um mini macarico. De qualquer forma, a solucao mais adequada é trocar a placa de video.

 

eurocom_980m_card-100585858-orig.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas F Berendsen

putz! Acho que a notícia não poderia ser pior!! Então não tem nada a ser feito ou o problema pode não estar na placa de vídeo? Se for placa de vídeo o que me aconselha... desmontar e vender as peças? Caramba, por essa eu não esperava!

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em uma oportunidade, e só aconteceu uma vez, o problema da placa de video estava relacionado a memoria defeituosa. Normalmente nao pode acontecer pois a memoria da placa de video *NAO* é integrada a memoria principal. De qualquer forma, tente usar outros modelos de memoria e veja o resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FerGazz em alguns casos, esse problema estava relacionado ao aquecimento na placa de video. então, existiam algumas alternativas para isso: a. seria utilizar um app para controlar manualmente as fans/ventoinhas do mac, de forma a aumentar o fluxo de ar e diminuir um pouco da temperatura interna e, por tabela, da pl video;  b. em alguns casos, voce pode excluir parte do arquivo de drive da placa de video, perdendo recursos relacionados a aceleração 3d. Assim, a placa acaba esquentando menos, mas o desempenho grafico tbem é afetado; c. alguns usuarios, quando concluiam que o problemas estava relacionado ao aquecimento, instalavam ventoinhas diretamente no dissipador do chip grafico, inclusive criando aberturas no gabinete do imac, afim de ter uma entrada de ar direta para esta ventoinha; d. voce poderia tentar instalar uma versao de sistema linux (ou windows), e verificar se ele funciona melhor. Se voce depende do osx e tem a licenca original pra uso, poderia roda-lo em uma maquina virtual no seu pc.

voce, @Andreas F Berendsen , acompanhou alguma dessas criativas solucoes e seus resultados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr, baseado nos problemas que tive, e as solucoes que usei, se mostraram mais em relação ao tipo de solda utilizado para fixacao do GPU. Por exemplo, já resolvi um problema assando a placa da GPU. Uma outra solucao que usei, antes de usar o forno, foi usando um peqeuno macarico. Nos iMac que podem ter a placa de video trocada, esta tambem foi a solucao que usei.

 

Nao sabia deste problema de super-aquecimento da GPU a ponto de instalar mais refrigeracao. Vou me lembrar disto para proximas vezes.

 

Hoje mesmo resolvi um problema com um iMac que me deixou muito irritado. No final o probema foi causado por um dos 4 conectores de energia do painel de LCD nao ter sido conectado. O computador funcionou normalmente por 1 ano. Comecou a apresentar problemas com 6GB de RAM. Reduzindo para 2GB o iMac funcionou. Usando as mesmas memorias em outra maquina, tambem funcionou. Ao desmontar o iMac para tentar isolar o problema dei de cara com o cabo desconectado. Muito provavelmente a painel foi alimentado usando apenas 3 dos 4 cabos ao longo de um ano, o que deve ter causado algum tipo de over-powering na System Board. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas F Berendsen pode ser problema de solda tbem. Nesse caso so tentando esquentando as esferas da bga pra ver se resolda, eliminando o mal contato.

Eu tentaria dar o boot ou reinstalar o osx, mas em um ambiente bem gelado, como com ar condicionado jogando ar direto no imac. Se for aquecimento, vai funcionar no frio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...