Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema elétrico fonte atx ajustável 1.25v à 22.2v com lm317


Posts recomendados

  • 2 meses depois...

Olá, tudo bem?

Novo no mundo da eletrônica e tentando fazer um projeto semelhante.

Pode me tirar algumas dúvidas?

O símbolo que esta em amarelo(D1) é um Led ou diodo?

Os capacitores são de cerâmica ou eletrolítico?

Posso usar um LM 350 nesse mesmo circuito pra conseguir uma maior corrente?

e para a instalação de um voltimetro/amperimetro digital, onde devo instalar?

 

muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, RonaldoBD disse:

Olá, tudo bem?

Novo no mundo da eletrônica e tentando fazer um projeto semelhante.

Pode me tirar algumas dúvidas?

O símbolo que esta em amarelo(D1) é um Led ou diodo?

Os capacitores são de cerâmica ou eletrolítico?

Posso usar um LM 350 nesse mesmo circuito pra conseguir uma maior corrente?

e para a instalação de um voltimetro/amperimetro digital, onde devo instalar?

 

muito obrigado.

O D1, cujo label é Led Yellow, como o label já diz é um led e amarelo...

C1 é de cerâmica, de poliéster e C2 é um eletrolítico..

Podes usar o LM350 sim

Se forem medidores independentes o voltímetro deverá ir na saída, em paralelo com a mesma, exato na mesma posição que o voltímetro do desenho está. Já o amperímetro eu colocaria depois do fio amarelo da fonte e o local onde está marcado +12Vcc no esquemático desenhado..

Quando se usa capacitor na saída é aconselhável se colocar dois diodos como recomendado pelo fabricante do CI, na página 10 figura 9.  Veja ai: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 21/01/2017 às 14:47, Lubarino Topógrafo disse:

Boa tarde pessoal! criei esse esquema pra utilizar a fonte ATX como ajustável, e claro, que funcione! Esse foi criado no proteus e simulei e deu certo, queria saber se há alguma falha, para então eu poder montá-lo, desde já grato pela atenção! LUBARINO

 

ESQUEMA ELÉTRICO FONTE ATX AJUSTÁVEL 1.25V à 22.2V COM LM317.jpg

Bom, eu aumentaria o valor do resistor do LED, você calculou? Falta também um diodo em paralelo com R2 para proteger a saída do regulador da descarga de C2, falta um capacitor na saída de tântalo de 1uF(ou 25uF se for eletrolítico), um diodo entre a saída e a entrada do regulador para proteger a saída do regulador da descarga desse capacitor e também falta um resistor de carga que deve consumir pelo menos 3,5mA de 1,2 a 22V.

Você pode ter problema usando essa fonte chaveada quando ligada em alguns circuitos, sugiro um filtro entre a saída da fonte chaveada e a entrada do regulador, assim como um filtro na entrada AC da fonte se não tiver.

 

Acabei esquecendo, aquele capacitor C1 deve ser ligado o mais próximo possível do terminal de entrada do regulador e o pino do potenciômetro que vai ligado ao negativo, ligue no borne de saída da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu só não entendi de onde vais tirar aqueles -12 Volts da entrada. O mais 12 Volts sei que é de um fio amarelo da saída da fonte ATX.

Se estás considerando o fio -12 como o negativo dos 12 Volts, o fio preto, vais te dar mal e a saída da fonte será ajustável de 1,25 a 10 Volts com 1,5 Amperes máximos.

Se estás considerando a saída de -12 Volts de uma fonte ATX sim terás ajuste de 1,25 até 0s teus desejáveis 22 Volts porém a corrente total será os miseráveis 0,3 A que a linha de -12 Volts consegue suprir e a mesma será a limitadora da corrente total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...