Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fio de cobre ou alumínio esmaltado?


lithium_ion

Posts recomendados

Olá!

Quero fazer um transformador elevador de alta tensão, com aqueles núcleos de ferrite, mas na hora de comprar o fio esmaltado achei esses dois, um sendo de cobre e o outro de alumínio. O de alumínio é uns 50% mais barato, o que seria uma grande economia, visto o preço desses fios.

Então fica a dúvida: Qual a diferença? Sei que a resistividade do alumínio é um pouco maior que a do cobre, mas será que é algo muito relevante? Levando em conta que é um transformador de alta frequência e elevador de tensão, teria algum detalhe que impossibilita o uso do alumínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lithium_ion disse:

Olá!

Quero fazer um transformador elevador de alta tensão, com aqueles núcleos de ferrite, mas na hora de comprar o fio esmaltado achei esses dois, um sendo de cobre e o outro de alumínio. O de alumínio é uns 50% mais barato, o que seria uma grande economia, visto o preço desses fios.

Então fica a dúvida: Qual a diferença? Sei que a resistividade do alumínio é um pouco maior que a do cobre, mas será que é algo muito relevante? Levando em conta que é um transformador de alta frequência e elevador de tensão, teria algum detalhe que impossibilita o uso do alumínio?

 

A resistividade do alumínio também chega a ser perto de 50% menor, o que força a você usar bitola 50% maior.

adicionado 9 minutos depois

– resistividade do cobre (ρCu) = 17,241 Ω.mm²/km
– resistividade do alumínio (ρAl) = 28,264 Ω.mm²/km

adicionado 11 minutos depois

http://www.allcab.com.br/condutor-de-aluminio-ou-de-cobre/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocando em miúdos o que o Albert disse:

Usando alumínio você terá que usar um fio mais grosso e o núcleo do trafo tem que ser maior para caber esse fio mais grosso.

A não ser que você tenha um trafo de 5A e vá usar somente 2A, aí pode usar fio de alumínio, mas tem que usar uma tabela para fio de alumínio para calcular o trafo.

 

Conclusão: para fazer somente 1, 2 ou 3 transformadores não compensa usar alumínio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa Tarde!

Já que o assunto do tópico cita resistividade e o elemento cobre, eu gostaria de se esclarecer dum fenômeno que acontece aqui em casa:

 

Galera é o seguinte; tenho um carretel de fio, AWG 29; diz-se de cobre mas, acontece que, segundo a tabela internacional, o cobre tem 265,6Ohms de resistência por quilômetro de fio. Então (me corrijam se eu estiver errando) 1 metro de fio, segundo a regra de três, deveria resistir 0,26 Ohms, mas aqui em casa o metro de fio 29 está dando 0,7 Ohms. Então fiz o seguinte: Cortei um pedaço maior, com dois metros, medi: 1 Ohm. Cortei um de três metros: 1,2 Ohms. O que é isto? Podem me explicar o que há com a matemática de eu? Eu testei em três multímetros, os valores são muito próximos do erro que parece isso. Agora pergunto:

 

Se um quilômetro de cobre fio 29 mede resistência 265,6Ohm, não deveria ser:

1 metro=0,265 Ohms;

2 metros= 0,5312 Ohms;

3 metros=0,7968 Ohms... e assim sucessivamente?

Porque se não for assim, nunca vamos chegar em 265,6Ohms por quilômetro.

 

Testei o fio AWG 21, resultado:

Tabela diz: 41,46 Ohms/Km

Resultado medido:

1 metro= 0,5 Ohms

2 metros=0,6 Ohms

 

Seguindo nessa lógica, nenhum fio apresentará resultados como os impressos na tabela internacional. E aqui está escrito Ohms/Km. Outra questão é: Se usamos determinada bitola de fio muito fino, terá maior resistência, quando muita corrente tentar passar por ele vai esquentar bastante o fio; mas se usarmos uma bitola de fio mais grosso, passará também uma corrente maior, isto também não vai esquentar tão quanto antes? Estou cinco dias dentro da oficina tentando rebobinar um motor de bebedouro para 220V, todos os dias ele pegou fogo, e a corrente só lá nas nuvens. Por favor, se houver alguma coisa errada na minha forma de aprender sobre isto esclareçam-me. Porque essa resistência expressa aí, é inversamente proporcional a fumaça aqui!

 

Vai ser útil!

 

Té já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Pio Diego disse:

Boa Tarde!

Já que o assunto do tópico cita resistividade e o elemento cobre, eu gostaria de se esclarecer dum fenômeno que acontece aqui em casa:

 

Galera é o seguinte; tenho um carretel de fio, AWG 29; diz-se de cobre mas, acontece que, segundo a tabela internacional, o cobre tem 265,6Ohms de resistência por quilômetro de fio. Então (me corrijam se eu estiver errando) 1 metro de fio, segundo a regra de três, deveria resistir 0,26 Ohms, mas aqui em casa o metro de fio 29 está dando 0,7 Ohms. Então fiz o seguinte: Cortei um pedaço maior, com dois metros, medi: 1 Ohm. Cortei um de três metros: 1,2 Ohms. O que é isto? Podem me explicar o que há com a matemática de eu? Eu testei em três multímetros, os valores são muito próximos do erro que parece isso. Agora pergunto:

 

Se um quilômetro de cobre fio 29 mede resistência 265,6Ohm, não deveria ser:

1 metro=0,265 Ohms;

2 metros= 0,5312 Ohms;

3 metros=0,7968 Ohms... e assim sucessivamente?

Porque se não for assim, nunca vamos chegar em 265,6Ohms por quilômetro.

 

Testei o fio AWG 21, resultado:

Tabela diz: 41,46 Ohms/Km

Resultado medido:

1 metro= 0,5 Ohms

2 metros=0,6 Ohms

 

Seguindo nessa lógica, nenhum fio apresentará resultados como os impressos na tabela internacional. E aqui está escrito Ohms/Km. Outra questão é: Se usamos determinada bitola de fio muito fino, terá maior resistência, quando muita corrente tentar passar por ele vai esquentar bastante o fio; mas se usarmos uma bitola de fio mais grosso, passará também uma corrente maior, isto também não vai esquentar tão quanto antes? Estou cinco dias dentro da oficina tentando rebobinar um motor de bebedouro para 220V, todos os dias ele pegou fogo, e a corrente só lá nas nuvens. Por favor, se houver alguma coisa errada na minha forma de aprender sobre isto esclareçam-me. Porque essa resistência expressa aí, é inversamente proporcional a fumaça aqui!

 

Vai ser útil!

 

Té já!

 

Pode estar sendo induzido por estações de rádio e causando interferência no seu multímetro. 

Os números não fazem sentido. 

Ainda que não fosse o valor indicado na tabela, a soma dos valores medidos teriam que fazer sentido. 

 

 

adicionado 4 minutos depois

Vou propor que você meça de outra form mais segura:

Consiga uma fonte estabilizada qualquer, que pode ser de 12V. 

Consiga um resistor de 10 Ohms por uns 15 watts, daqueles de fio.

 

Ligue em série e alimente os 3 metros de fio. Deve dar 1.2 amperes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

 

No fio vai dar uma queda de tensão. 

Você pega esta tensão e divide pela corrente de 1.2A ou a corrente que tiver lá no momento. 

Aí o valor final será a resistência real, sem interferências externas.  

 

adicionado 7 minutos depois

Para três metros de fio 29AWG vai dar 0.939V em corrente de 1.2A, considerando que o quirômetro dele mede 261 Ohms 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu multímetro está com erro de off-set dos bravos para baixo valor. No entanto, se prestar atenção, a diferença que deu de 1 metro para dois é a mesma que deu de 2 metros para 3 considerando o arredondamento de +- 0,1 (sua resolução mais baixa).

adicionado 2 minutos depois

Complementando, quando se deseja ler com qualidade valores tão baixos, usa-se miliohmímetro. No de uso geral a leitura em valores tão baixos só mesmo se for em analógicos e de excelente procedência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Pio Diego disse:

0,26 Ohms, mas aqui em casa o metro de fio 29 está dando 0,7 Ohms

você deve ver qual o zero do seu multímetro. Coloque uma ponta na outra e anote. Subtraia este valor das medidas que fizeres.

Penso também que o cobre pode não ser mais como era antigamente. Podem estar 'batizando' ele.

 

1 hora atrás, albert_emule disse:

Pode estar sendo induzido por estações de rádio e causando interferência no seu multímetro. 

kk boa mas permita-me um kk profissional ok? kk

 

1 hora atrás, albert_emule disse:

Vou propor que você meça de outra form

...

aí sim hein...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!

 

À respeito da interferência no multímetro ser por ondas de rádio, pode até ser, que eu moro perto demais do aeroporto, mas não acredito que está ruim meu multímetro. Eu tentei medir como nosso amigo Albert ensinou, mas eu só tenho fonte 12v de 1A e não deu muito certo, por que eu sou meio estabanado! A não ser que, pode ser porque eu tenho vários imãs de neodímio espalhados pela bancada. Talvez seja isso.

 

Meu multímetro está medindo resistores na base de 0.6 Ohms ... 1.3 Ohms, normalmente, que fiz comparar com a tabela de código de cores aqui. Não é problema com a baixa escala. O zero dele está na casa 001 para continuidade e 00,3 para resistência de menor escala. É um modelo ICEL MD-6110.

 

Eu acho realmente que o cobre está "batizado", hoje eu enrolei duas mil voltas no estator, fio 29. Motorzinho pequeno de bebedouro, adivinhem: ¬¬" Fogo! Estou digitando aqui sentindo o cheiro de queimado que impregnou os ares.

 

Vou ter que comprar outro motor parecido e desmontar pra ver o que tem de errado nesse bobinamento que eu estou fazendo. Me disseram que para trocar de tensão 110 para 220 diminuo o fio e aumento as espiras, fiz, mas não dá certo! Até o manual da WEG eu já usei para calcular o dois polos de 24 sulots, mas não adianta, ele incendeia. -_-'

 

(Suspiro)

 

Valeu pela força!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...