Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TRANSMISSOR 30W troca transistor


brotherjcv

Posts recomendados

Boa tarde, comprei esse transmissor no EBAY

http://www.ebay.com/itm/182321725278?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Funcionou de boa aqui na minha cidade, comprei para uma rádio comunitária, só que ele parou de esquentar como esquentava e fui ver não estava mandando sinal...

Só pegava embaixo da antena.

Resumindo aparentemente queimou o transistor, porque a emenda da antena estava meio solta com os ventos e ventania.

´Tirei o transistor e testei fora com os testes que vi na net e realmente acho que foi ele,

Minha pergunta é... não acho o modelo dele seria um MOSFET

https://www.google.com.br/search?q=transistor+rd30hvf1&client=firefox-b&biw=1600&bih=765&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjovbqF_tXRAhXMipAKHdNQBkQQ_AUIBigB#imgrc=Iyg2JVIZN8lx3M%3A

Posso substituir por outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é um transistor Mosfet de potencia, esses transistores de RF custam de R$150 a R$300

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-828533298-transistor-rf-rd30hvf1-original-_JM

Estou estranhando o valor baixo desse nesse anuncio.

 

Agora uma pergunta pertinente para seu próprio bem: você tem conhecimento nessa área e o equipamento para calibrar o elemento irradiante? Se não, pode queimar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A antena já veio com tamanho real.

O problema foi que emendamos 10 metros de cabo a mais...

Liguei pro fabricante da antena ele disse que isso só poderia diminuir o alcance por ter uma perda mais nao influenciaria no funcionamento...Mais a emenda não foi bem feita e fez queimar.

Esse no ML eu tinha visto, mais é usado e tal.

Posso substituir por outro modelo nao? Nessa area nao entendo muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é! Esse foi seu problema meu amigo.

Qualquer coisa que você mude na configuração do sistema iradiante (cabo/ antena) faz com que uma energia refletida volte ao aparelho transmissor e o queime.

Pode parecer exagero para você que não entende da coisa, mas 1 metro que você aumentasse ou diminuísse no cabo, mesmo que a amenda fosse feita de maneira correta já aumentaria significativamente essa energia refletida que volta ao transmissor e possivelmente o queimaria.

Pesquise sobre onda estacionária ou R.O.E. (relação de onda estacionária).

Se você só trocar o transistor, vai queimar o transmissor novamente em poucas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse transmissor tem a medição, estava normal , mais chuveu e tal e o valor da medição subiu bastante, mais estava ficando 1.2 ,1.2 que é o ideal, Li sobre R.O.E aqui ele marca com a sigla SWR , ela funcionou mais de 1 mês normal, foi isso que deu problema nela. Minha dúvida é essa se posso colocar outro transistor que eu ache mais fácil ele no lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...