Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para Carregador de Bateria (inteligente)


mateus7

Posts recomendados

Olá possuo um Trafo de 13v ... Entrada 110/220v - Saída 7 + 7V com CT (13V)

Queria monta-lo neste circuito abaixo .... Porém no Prímeiro circuito pede um trafo de 15+15v ...      no Segundo .... o circuito fornece 4a ... eu posso usar o trafo de 10a........?

Mudando de assunto ... no meu trafo montei um circuito básico de _1ponte de diodos de 8ampere. depois um filtro capacitivo de 1300uf 50v na Saida DC este Estava dando 18vDC de Saída vou colocar um Fusível no Primário e para saída para bateria... .... porém se eu colocar o Circuito na bateria corro o risco de estourar o ponte de diodos não ? a bateria esta com 11,6v ... (não descarregada totalmente) .... deve ter uma resistência interna boa ainda...Grato!!!

art2259_0003.jpg

carregador-baterias.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mateus7 disse:

Olá possuo um Trafo de 13v ... Entrada 110/220v - Saída 7 + 7V com CT (13V)

Queria monta-lo neste circuito abaixo .... Porém no Prímeiro circuito pede um trafo de 15+15v ...      no Segundo .... o circuito fornece 4a ... eu posso usar o trafo de 10a........?

Mudando de assunto ... no meu trafo montei um circuito básico de _1ponte de diodos de 8ampere. depois um filtro capacitivo de 1300uf 50v na Saida DC este Estava dando 18vDC de Saída vou colocar um Fusível no Primário e para saída para bateria... .... porém se eu colocar o Circuito na bateria corro o risco de estourar o ponte de diodos não ? a bateria esta com 11,6v ... (não descarregada totalmente) .... deve ter uma resistência interna boa ainda...Grato!!!

art2259_0003.jpg

carregador-baterias.gif

Acredito que substituindo o SCR1 por algum outro modelo mais parrudo e recalculando o resistor RX consegue utilizar os 10A nesse circuito, eu tinha um transformador igual esse por aqui com 13vac, apenas retifiquei filtrei com um bom banco capacitivo e mandei direto na bateria os 18vdc, com carga esses 18vdc cai bastante e vai subindo conforme a bateria se carrega, ai quando chega em 13,8 a 14vdc eu desligo e pronto, hoje utilizo um amplificador operacional  que faz essa leitura da tensão da bateria, quando atinge 14vdc ele aciona um rele e desliga o transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que posso levar os 18vdc para a bateria então ?

 falando nisso eu poderia fazer um trafo de  secundário de 2v? .... ou teria de usar uma bitola imensa para isso  ou não ... ? no caso seria um trafo de varias derivasões de 18v a 2v tipo umas 4 derivaçoes...

ia usar uma fio 12awg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, mateus7 disse:

será que posso levar os 18vdc para a bateria então ?

 falando nisso eu poderia fazer um trafo de  secundário de 2v? .... ou teria de usar uma bitola imensa para isso  ou não ... ? no caso seria um trafo de varias derivasões de 18v a 2v tipo umas 4 derivaçoes...

ia usar uma fio 12awg

Se tiver com um multímetro em mãos meça a tensão da bateria, se estiver com menos de 12v, pode colocar os 18vdc e fica monitorando a tensão nos terminais da bateria, note que quando por os 18vdc ele vai cai bastante, e vai subindo lentamente com forme a bateria se carrega, quando atingir uns 14vdc, pode desligar o transformador e retirar as garras, quando estou com o som ligado eu coloco la (18vdc) e nem me preocupo, como o consumo é alto ele fica na faixa de 12,8 a 13 vdc com som consumindo, mas tem que monitorar se passar dos 14vdc pode começar a danificar a bateria, não entendi essas derivações no transformador, se você sabe bobinar um transformador recomendo que faça um com a saída de 10vac, assim quando retificado e filtrado vai conseguir os 14vdc ai nem precisa se preocupar tanto.

 

Fiz esse transformador com uma saída de 9,8vac e obtive um bom resultado:
SAM_0435.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mateus7 disse:

tendi sobre o carregamento ..... 

valeu ... 

Sobre a derivação .... eu vou derivar 2v ... da saida de 12v tende ... ?vou fazer mais pra frente dai eu posto pra ver no que dá ...agora n vou mexer no trafo  

Faz com 10vac, como falei assim vai conseguir 14vdc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...