Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Probema de desempenho com APU A10 7890K, devo adicionar mais uma RAM?


PedroHB

Posts recomendados

Estou com uma pulga atrás da orelha aqui, mas primeiramente vamos as minhas configs:

meu set é: placa asus a88xm-a com um AMD 7890K, 8gb hyperx 1866mhz e fonte evga 500b

Meu problema aqui é: acabei fazendo a compra de somente um pente de memória mesmo tendo em mente que o dual channel poderia funcionar melhor, mas já planejando uma compra futura, só que somente esse pente de memória não está batendo nem o desempenho do meu antigo notebook (no caso dentro do game cs:go que era meu objetivo pelo momento, insurgency e ets2 roda melhor no pc, payday 2 rodava melhor no notebook, cod mw3 ligeiramente melhor tb), lg n450(i5, amd hd7650m vídeo, 4gb 1333mhz)

vou dar uma ideia do meu problema: o cpu ta rodando perfeito mas a memória... (já desabilitei amd powernow, CPB mode, C6 mode e APM master mode)

Citação

Em anexo segue a imagem do cpuz

sim, minha memória não tá batendo 1866mhz rsrs (eu inclusive lí que o nb frequency deveria ser 2x a frequencia da memória no caso de ser ddr3 certo?)

vai uma segunda pergunta: compensa comprar outra de 8gb ou 4x4gb? uma vez que o dual channel ajuda muito no funcionamento da apu, não sei como funciona com 4 RAMs.

Desde já muito grato galera :thumbsup:

 

cpuz stats.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas apus da AMD o ideal e usar o dual channel pois a largura de banda da memoria na teoria dobra de 64 bits para 128 bits. Pelos testes que acompanhei na internet a melhora é bem significativa então acho que o ideal era você comprar mais um pente de 8 GB igual ao que você já tem...E pelo que notei sua memoria está na frequencia certa apenas um pouco abaixo dos 2133 mh originais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rafalapinha7 disse:

Nas apus da AMD o ideal e usar o dual channel pois a largura de banda da memoria na teoria dobra de 64 bits para 128 bits. Pelos testes que acompanhei na internet a melhora é bem significativa então acho que o ideal era você comprar mais um pente de 8 GB igual ao que você já tem...E pelo que notei sua memoria está na frequencia certa apenas um pouco abaixo dos 2133 mh originais...

Muito obrigado pela resposta rapida @rafalapinha7 , minha memória é 1866mhz, mas setei ela pra 2133 na bios, onde você viu isso? estou meio perdido no cpuz :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dram Frequency 1067.7 MHZ, só multiplicar por 2

 

"DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo. Traduzindo: elas conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock (memórias SDRAM, que não estão mais disponíveis para PCs)" >>>fonte internet goolge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PedroHB Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Em computadores com placa de vídeo dedicada, o dual channel é irrelevante e não fornece melhoria de desempenho em jogos. Usando o vídeo integrado do processador, porém, a melhoria é significativa. O desempenho gráfico da sua APU melhora de forma considerável ao usar dual channel e memórias de frequência superior.

 

Sobre usar 4x4GB ou 2x8GB, é a mesma coisa. O dual channel é feito em pares. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Foxwalt :D

Vai ser exatamente o que vou fazer quando puder, eu comprei os componentes no paraguay numa viagem algum tempo atrás, então vou esperar um pouquinho por enquanto, quase 120 reais de diferença sem contar o frete :huh:

Sobre mudar a frequência da north bridge, pode fazer uma certa diferença no desempenho por enquanto, certo? Tem algum tópico sobre isso aqui no fórum? (que preguiçoso eu, vou usar a pesquisa :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@PedroHB Mudar a frequência do North Bridge? 

 

Você quer fazer overclock no processador?

eu li no overclocking que ele tem conexão direta com a RAM e isso poderia melhorar o desempenho da mesma, comentaram que memórias ddr3 deveriam ser utilizados o valor da frequência multiplicado por 2 para setar a frequência de oc do nb, os 4100mhz do processador já me satisfazem (acho) com esse wraith cooler pelo menos o cpu ta rodando até de boa, 46º durante jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PedroHB Há como fazer overclock nas memórias, mas não sou a raposa mais apropriada para te ajudar nisso. :P

 

O processador não irá te limitar em jogos, mas sim a placa gráfica integrada dele e a memória.

 

Sobre quaisquer assuntos relacionados a overclock, recomendo que espere respostas de alguém com maior conhecimento no assunto. Meu conhecimento em relação a isso é bem pequeno. Recomendo que você crie outro tópico na seção apropriada, evitando misturar os assuntos: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/11-overclock-de-placas-mãe-processadores-e-memórias/

 

Sobre a leitura das temperaturas, os processadores AMD FX apresentam erros em programas de terceiros, sendo a única opção viável a identificação da margem térmica através do programa AMD Overdrive. Não sei exatamente se as APUs tem o mesmo problema, mas recomendo que você verifique a margem térmica por lá. Atenção: margem térmica é a distância da temperatura atual até o limite considerado "saudável" para o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...