Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto TCC - Eletromecânica - Ideias inovadoras


Posts recomendados

Bom dia a todos, esse ano letivo tenho como trabalho principal no meu curso de eletromecânica o meu TCC. Queria pedir a ajuda de vocês para tentar criar algo, ou até mesmo inovar algo que já exista, porém tem que ter haver com elétrica e mecânica... Por exemplo, ano passado foram apresentadas e realizadas ideias como, uma janela automática, que ao chover ou anoitecer ela fecharia sozinha, e ao amanhecer abriria, ou temos um varal semiautomático, em que ao chover ele se recolheria para dentro da área coberta para que sua roupa não molhasse...

Enfim, peço que não exagerem, sejam sensatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pesquisar no google e youtube achará milhares de ideias. As ideias são fáceis mas o difícil é saber até onde vai sua capacidade de tornar uma ideia em realidade. Pense em algum assunto ou problema contemporâneo na área da saúde, energia, ecologia ou alguma coisa que facilite a vida das pessoas.

Uma cadeira de rodas elétrica motorizada a baixo custo seria um plus... ou adaptar instalações e/ou residências e locais para favorecer quem tem necessidades especiais.

Um sistema tipo DTMF que um idoso ou uma pessoa com necessidades especiais pudesse acionar para pedir auxílio/socorro com uns 2 ou 3 números pré-gravados. O sistema seria como um alarme de carros e a pessoa andaria com uma espécie de controle remoto no bolso para acionar o dispositivo..

Ou pode achar uma função mais útil para um drone que não seja filmar a vizinha tomando banho de sol...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar uma ideia que tive há alguns anos. A chance de servir pro teu tcc é quase nula mas me deu vontade registrar

 

Imagine duas pessoas com necessidades especiais: uma de locomoção: fica na cadeira de rodas a maior parte do tempo em casa e sozinho mas enxerga bem. Outra com dificuldade visual mas consegue andar bem. E ambos confiam um no outro (um deles cegamente). pois é. Agora imagine o cego sendo guiado pelo cadeirante à distância por um aplicativo qualquer tipo skype. Forma uma espécie de simbiose: cadeirante vê o mundo além das paredes e o cego não se sente mais sozinho no escuro. Claro, há de se haver moderação, controles, seguranças, confianças, grupos e etc ou seja um pouco mais que simples skype ou whatsap da vida.  Penso que ainda existem pessoas boas. E boas pra isso.

Ah.. já existe isso? Então existe máquina do tempo. Alguém leu minha ideia, voltou ao passado pra fazer algo do gênero.

 

Me fez lembrar parte II. Me lembro vagamente que certa feita vi um projeto dum aplicativo que traduz mensagem de sinais pra e de surdosmudos. Ideia trilegal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...