Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

melhorar rede do trabalho


Posts recomendados

Olá pessoal, no trabalho temos uma rede em que alcançamos a velocidade de 50mb/s na transferência de arquivos(via cabo), usamos o Switch Tl-sg1008d 8 Portas Gigabit

Somos 4 computadores (todos com placas de rede gigabite) acessando um único servidor (também giga) onde mantemos todos os arquivos

De um tempo para cá, começamos a trabalhar com arquivos de vídeo em 4k e começamos a ter problemas de pequenas "travadas" ao editar

Queria saber se é possível alcançar uma velocidade maior de transferência sem investir demais em fibra ótica e esse tipo de coisa? Se sim, qual roteador/switch vocês recomendariam e qual a velocidade que conseguíamos alcançar via cabo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suas placas de rede são giga, seu switch é giga mas e seu cabeamento? e suas tomadas de rede? Se qualquer um dos componentes da rede não for giga não adianta nada. 

Primeiro verifique que está usando pelo menos um cabo CAT-6 e depois e muito esquecido pela maioria verifique se seus RJ-45 e Tomadas de rede são giga tb...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50MB/ps acho pouco pra um cabeamento giga.

 

Os cabos, sendo cat5e ja trafegam ao menos 1GB.

 

Da uma olhada se sua rede não esta com IPV6 ativo em alguns computadores. Desativa ele no DHCP e nas maquinas e faz um teste. A transferencia também varia conforme a distancia e as cascatas entre os pontos. Se as maquinas nao estiverem conectadas direto no switch e passarem por outro equipamento antes, conecte direto e faça o teste.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo, sabemos que os cabos são CAT-6 mas não sabemos se os conectores são giga, vamos verificar isso..

 

Jonas, ótima dica, todos nossos computadores estavam com o IPV6 ativo, conseguimos chegar a 113mb/s agora na transferência de arquivos, você acha q é possível aumentar ainda mais essa velocidade?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Alexandre, é possível. Se você tem uma rede gigabit, o mínimo aceitável é que ela trafegue dados na LAN acima de 100mb/s. Se no teste ficou acima disso, os pontos que você testou estão OK pra trafegar giga, sem precisar se preocupar com os RJ45 e nem o cabeamento.

 

Quantas maquinas +/- você tem acessando essa rede? ou seja, trafegando dados no meio físico e como é feita a comunicação entre elas? por exemplo, cada máquina fica em uma porta do Switch?

 

O ideal seria você analisar a rede, com o wireshark por exemplo, e ver o que esta trafegando sobre ela, quais os protocolos e os dados, mas é um software muito complexo de entender.

 

Uma outra dica é testar o trafego de apenas duas maquinas, com as demais desligadas, e verificar qual a velocidade, depois você liga algumas maquinas e vai analisando novamente, verificando quais estão usando mais a banda.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Jonas, beleza, de qualquer forma vamos trocar os cabos pois estamos com algumas ponteiras um pouco extraviadas.

 

Hoje, temos um servidor físico com o Windows 10 server em HIDE 5 (desabilitamos a internet nele), que acessamos de 3 computadores diferentes, (queremos contratar mais um funcionário, então seriam 4), todos com Windows 10. usamos o (Switch Tl-sg1008d 8 Portas Gigabit) cada máquina em uma porta diferente do switch.

 

Sobre o wireshark, acho que ninguém aqui tem a capacidade de entender ele, ninguém sabe muito de rede.. hehe

Mas fiz alguns testes aqui, dando ctrl+alt+del, entrando em performance e olhando o gráfico de transmissão da rede no servidor, vejo que na maioria das vezes ela está quase nula, enviando fica em 0kbps e recebendo fica oscilando entre 0kbps e 8kbps, quando damos play em algum vídeo de 4k chegamos a 90mb/s no envio.

 

Fazendo o teste com apenas um pc ligado, chegamos aos 113mb/s transferindo um arquivo, ou seja, quando mais de um computador acessar um vídeo em 4k logicamente ele vai trancar a essa velocidade..

 

Fizemos outro teste, transferindo 2 arquivos, um em cada computador e a velocidade em cada um foi de 56mb/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...