Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é Monitor Freesync? Eu preciso dele p/ RX 480 8GB?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Gente, malz a pergunta meio estúpida mas quero ter certeza. To pesquisando muito a RX 480 8GB e toda hr vejo falando que ela é pra monitor FreeSync e tal. Mas o que é que issoe  mais importante, eu vou precisar dele para usar bem a placa?

 

Meu monitor atual é bem velho (uns 6/7anos), só tem entrada vga (sei q vou ter q comprar um adaptador dvi ou hdmi pra placa) e devo trocar só no final do ano e mesmo assim não pretendo gastar mais do que R$600 (e já vi q esses FreeSync são bem mais caros que isso).

 

Então tava querendo saber o que eles fazem de tão bom e tb se por não ter vou tá limitando minha placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg

 

Freesync ajusta a frequência do monitor, com a quantidade de FPS que a VGA gera.. Tem limites, mas ajuda a evitar o Screen Tearing..

 

Você não precisa de um monitor assim, mas vai precisar de um conversor HDMI pra VGA ou DisplayPort pra VGA, pra usar sua 480...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg Não vai limitar nada o poder da placa, porém o freesync sincroniza os Hertz com o fps do jogo, assim, não precisa usar Vsync.

Desse modo, como meu monitor 29UM68-P tem freesync, e trabalha entre 40 e 75 HZ, assim, enquanto o fps estiver nessa faixa, o Hz do monitor vai estar sincronizado, assim melhora a fluidez do jogo e remove o tearing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah, ok, obriga pelas respostas. Já fico mais tranquila se eu realmente for de RX 480

 

 Só uma pequena adição: pelo q entendi a vantagem desse monitor é que aí nao precisa do V-Sync no jogo, mas eu sempre achei q fosse algo bom a ativar (caso seus jogos fiquem com o FPS mudando toda hora). Ele tem alguma desvantagem que faça realmente valer a pena ter um monitor desses só para não usá-lo?

(ainda não pretendo pagar muito, mas se for realmente vantajoso e por ser uma compra ainda bem distante posso chegar a considerar)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

Só uma pequena adição: pelo q entendi a vantagem desse monitor é que aí nao precisa do V-Sync no jogo, mas eu sempre achei q fosse algo bom a ativar (caso seus jogos fiquem com o FPS mudando toda hora). Ele tem alguma desvantagem que faça realmente valer a pena ter um monitor desses só para não usá-lo?

Olha, isso é bem pessoal na verdade. Eu particularmente não gosto de usar V-sync em games competitivos online, pois sinto que a taxa de frames e a frequência do monitor não é a mesma, dando a mim uma sensação de lerdeza dos comandos. Já em games off, como um Batman ou Dishonored uso ele e não sinto muito incomodo. Nada disso aconteceria se eu tivesse um monitor com tecnologia G/Free-Sync, pois como alguns usuários já disseram nesse caso a taxa de quadros e a do monitor seria completamente compatível se não me engano (Não ficaria pulando de 15 em 15 como o V-sync)@Flávio Santana Lima Poderia me tirar essa dúvida que fiquei no final fazendo favor?

Então é isso ai, fica ao teu critério agora avaliar se vale a pena pagar 900, 1000 reais num monitor com Free-sync

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg A questão do uso do Vsync é que ele pode causar um maior input lag, poréeem eu não sei lhe explicar bem, porém vou resumir o meu caso, que creio que será parecido com o seu.

Uso uma RX 480 Nitro+ 8GB com o monitor já dito, esse monitor possuí freesync, e tem um Range de 40 a 75 HZ, porém tem um pequeno infortuno, o Freesync assim como Gsync, só trabalha bem na faixa pre definida, se por exemplo o seu FPS cair para 30, vai ter um travamento muito mais notável que com ambos desativados, eu jogo The witcher 3 por exemplo, sinto o jogo muito mais fluído e quase não noto diferença entre 40 e 60 fps, porém essa GPU, junto a essa resolução, só entrega essa taxa de quadros na configuração que coloquei, assim não tenho problemas com o limite de 75, já o de 40, nunca chegou a ele, assim vale lembrar que umas pessoas ativam V sync junto com o freesync, para travar em 75, já eu prefiro ir na placa de vídeo e lá limitar o framerate em 75, ou um pouco menor 73 por exemplo.

As desvantagens do uso dessas ferramentas é exatamente quando no jogo sua placa não mantém o minimo, no caso do freesync 40 e 75Hz e no caso do Vsync, 60 Hz, pois como o @Foxp2 disse sobre o Vsync, ele trabalha em faixas diferentes, depende do monitor(eu acho) e se sua placa no jogo não conseguir trava nos 60, ou a frequência base do monitor, ele vai ter uma fluidez muito menor se houver queda para 30 por exemplo,  e é nisso que vem a vantagem do Freesync e do Gsync, ambos como trabalham em faixas, sincronizando frequências, você tem mais folga e se houver quedas razoaveis de fps, não vai ser tão notável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah,  acho q deu pra entender.  Pelo menos da uma noção. Como irei comprar a placa em abril e o monitor só lá pra novembro/dezembro vai da pra eu ter uma noção melhor (sabendo na prática  como a placa tá trabalhando  nos jogos e tal) e aí na época é claro darei mais uma pesquisada no assunto. 

 

Mas por agora já tenho uma base pra me guiar.

 

valeu! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...