Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não desliga entre outros problemas (Essa é para os experts daqui!)


Posts recomendados

Olá, pessoal! tudo bom? 
Sou novo aqui, na verdade estou colocando esse tópico nessa seção porque não sei ao certo de onde está vindo o problema do meu computador. 

Fato é que desde que montei, ele dá alguns problemas que já tentei fazer de tudo e nada surtiu efeito. 

Para começar, o meu PC (que não é nada de outro mundo, haha):

Placa-mãe: Pegatron IPMH61P1 (Bios de Mar/2012)

Processador: Core i3 3250 - 3.50GHz

Memória: 8GB DDR3 (2x 4GB)

HD: 1TB - Seagate


Para falar dos problemas, vou enumerar em casos separados (mas que acontecem sempre) para ficar mais organizado:

1. Não desliga. Simplesmente você clica em "Desligar computador", o Windows encerra e fica uma tela escura. Se você não apertar o botão on/off,depois de um tempo ele vai reiniciar.

2. Usava o Windows 7, daí instalei o Windows 10 essa semana, quando comecei a fazer os upgrades, um deles é bem grande e pede para reiniciar várias vezes (faz isso automaticamente). Ele reinicia, chega na tela de carregamento do Windows, quando vai mostrar a área de trabalho, simplesmente a tela fica preta, o HD para de ler e depois de um bom tempo, reinicia. Geralmente entra na tela de recuperação. Resultado: Até hoje não consegui fazer a atualização!

3. Reparei outra bizarrice: Se eu deixo o computador inativo por um tempo (uns 30 minutos, mais ou menos) ele também reinicia. 
(Já repararam que ele tem uma tara por reiniciar, né?)

4. Esse talvez seja o rei das coisas estranhas: desde que eu comprei, em dias de muito calor, quando eu ligo o pc, ele vai de boa, passa pela tela da BIOS, entra no Windows e ok. Nos dias mais frios, se eu ligo o computador, ele liga, mas não aparece a tela da BIOS, nem a luz do HD pisca. Preciso deixar uns 15 minutos com ele ligado. Depois disso, aperto o reset e ele vai de boa.

 

Gente, é isso. Conversei com várias pessoas, ninguém sequer imagina o que pode ser. Já troquei uma vez a fonte e continuou. Alguém tem ideia?

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, RedWeltall disse:

Olá, pessoal! tudo bom? 
Sou novo aqui, na verdade estou colocando esse tópico nessa seção porque não sei ao certo de onde está vindo o problema do meu computador. 

Fato é que desde que montei, ele dá alguns problemas que já tentei fazer de tudo e nada surtiu efeito. 

Para começar, o meu PC (que não é nada de outro mundo, haha):

Placa-mãe: Pegatron IPMH61P1 (Bios de Mar/2012)

Processador: Core i3 3250 - 3.50GHz

Memória: 8GB DDR3 (2x 4GB)

HD: 1TB - Seagate


Para falar dos problemas, vou enumerar em casos separados (mas que acontecem sempre) para ficar mais organizado:

1. Não desliga. Simplesmente você clica em "Desligar computador", o Windows encerra e fica uma tela escura. Se você não apertar o botão on/off,depois de um tempo ele vai reiniciar.

2. Usava o Windows 7, daí instalei o Windows 10 essa semana, quando comecei a fazer os upgrades, um deles é bem grande e pede para reiniciar várias vezes (faz isso automaticamente). Ele reinicia, chega na tela de carregamento do Windows, quando vai mostrar a área de trabalho, simplesmente a tela fica preta, o HD para de ler e depois de um bom tempo, reinicia. Geralmente entra na tela de recuperação. Resultado: Até hoje não consegui fazer a atualização!

3. Reparei outra bizarrice: Se eu deixo o computador inativo por um tempo (uns 30 minutos, mais ou menos) ele também reinicia. 
(Já repararam que ele tem uma tara por reiniciar, né?)

4. Esse talvez seja o rei das coisas estranhas: desde que eu comprei, em dias de muito calor, quando eu ligo o pc, ele vai de boa, passa pela tela da BIOS, entra no Windows e ok. Nos dias mais frios, se eu ligo o computador, ele liga, mas não aparece a tela da BIOS, nem a luz do HD pisca. Preciso deixar uns 15 minutos com ele ligado. Depois disso, aperto o reset e ele vai de boa.

 

Gente, é isso. Conversei com várias pessoas, ninguém sequer imagina o que pode ser. Já troquei uma vez a fonte e continuou. Alguém tem ideia?

Valeu!

1- Qual era a marca, potencia e modelo de sua fonte atual, e a antiga? 

2- Chegou a dar reset na BIOS? 

3- Chegou a reinstalar o Windows, para ver se não se tratava de bug, além de ter coincidência de ser a Bios também?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi, tem razão, acabei esquecendo de colocar a fonte! A antiga eu não lembro, mas era do mesmo tipo da que está hoje. Na época, quando troquei, eu pensei que pudesse ser defeito de fábrica da antiga (vou colocar o modelo da que está hoje mais abaixo)

@alissomrex, vamos às respostas:

 

1. Sobre a fonte, é o que eu comentei acima, a antiga não lembro, mas é do mesmo tipo +- que a atual. Agora, estou com uma cujo modelo é a HPW230-24. É igual a essa: https://netcomputadores.com.br/p/hpw23024-fonte-de-alimentacao-atx/12373

 

2. Sim, tentei algumas vezes, sem resultado. 

 

3. Sim, também reinstalei o Windows 7 umas 3x e o próprio Windows 10 duas vezes.

 

Desde já, agradeço pela ajuda! Acreditam que a fonte é fraca?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, RedWeltall disse:

@Math.Pi, tem razão, acabei esquecendo de colocar a fonte! A antiga eu não lembro, mas era do mesmo tipo da que está hoje. Na época, quando troquei, eu pensei que pudesse ser defeito de fábrica da antiga (vou colocar o modelo da que está hoje mais abaixo)

@alissomrex, vamos às respostas:

 

1. Sobre a fonte, é o que eu comentei acima, a antiga não lembro, mas é do mesmo tipo +- que a atual. Agora, estou com uma cujo modelo é a HPW230-24. É igual a essa: https://netcomputadores.com.br/p/hpw23024-fonte-de-alimentacao-atx/12373

 

2. Sim, tentei algumas vezes, sem resultado. 

 

3. Sim, também reinstalei o Windows 7 umas 3x e o próprio Windows 10 duas vezes.

 

Desde já, agradeço pela ajuda! Acreditam que a fonte é fraca?

essa ai é uma péssima fonte colega. 

Uma verdadeira bomba, e com chave seletora. 

 

este tipo de fonte há longo prazo, faz a placa-mãe trabalhar erraticamente (e pior se usar estabilizador). podendo até danificar certos componentes. 

Sua placa-mãe pode ter sido danificada. 

adicionado 1 minuto depois

1- Vais ter que minuciosamente, testar peça por peça de teu PC. 

Só assim vais descobrir melhor, dais quais, o que realmente foi pro saco.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, era o que faltava... a fonte lixo ter danificado a placa!

Mas dá pra testar sim, vou pedir pra alguém uma fonte melhor. 
Vocês recomendam alguma boa? Assim, boa que não seja muito cara porque sendo sincero, nem to podendo gastar muito nesse começo de ano. Uma que fosse boa, mas com um preço bom. Não precisa nem ser uma marca específica, pode ser só uma especificação que vou atrás!

De novo, agradeço a ajuda, @Math.Pi, @alissomrex e @nytrouz! Pelo menos agora tenho um norte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...