Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAM e Clocks


Bad Follen

Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe da Asrock N-68 ( não é a das melhores mas fazer o que né)

Minha CPU é um Phenom II X2 550 3.10Ghz (não é o BE).

Meu problema é que eu não sei o que fazer com a RAM ao fazer o overclock, alguem poderia me ajudar? Meu PC sequer boota depois que eu tento overclockar o base clock pra >240Mhz

(Não é temperatura e minha PSU é um Corsair CX430W 80 Plus Bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Então cara, o que acontece, é que se eu tentar abaixar ou aumentar o clock base da cpu, o multiplicador TRAVA em 12x (descobri fazendo as contas)

Mesmo eu setando, por exemplo, 11x, a conta vai continuar mostrando 12x.

E por mais incrível que pareça, a BIOS diz que o multiplicador está em 15.5x, não muda não importa o que eu faça.

Você sabe algo sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Multiplicador da CPU e consequentemente o clock da CPU varia por causa do Cool in quet, um recurso das CPUs AMD para reduzir o consumo do processador quando ocioso, o que voce seta na BIOS é apenas o multiplicador maximo que ele deveria atingir...

 

Acredito que baixar o multiplicador de CPU não lhe traria nenhum ganho, pelo que voce citou que a placa não passa de 240Mhz, voce deveria tentar baixar era a  frequencia da memoria, mas acredito que voce tenha chegado ao limite dessa placa-mãe...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Essa é a parte que me quebra, eu não sei mexer nesse negocio de frequência e tensão de memória RAM. Na verdade não sei nada sobre isso. Até então eu achava que era só colocar a memória certa lá e ela funcionava. Não sabia que você podia deixar a memoria RAM mais rapida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que quando voce altera o CPU Clock, voce esta alterando na verdade o clock de referencia do sistema, a partir desse clock é gerado o clock da memoria, do PCI-e, com isso as frequencias das memorias sobem, e se voce não tiver a opção de travar o clock do PCI-e em 100Mhz,  a frequência do PCI-e também vai subir junto, com isso basta que um componente do PC se recuse a funcionar com clock alterado para o PC ficar instável...

 

Nesses casos ao baixar o clock ou o multiplicador da RAM que esta "pedindo Arrego" voce consegue subir um pouco mais o clock do CPU ate esbarrar no limite de outro componente...

 

tenta postar fotos do BIOS, na aba de overclock, dai da pra ter uma ideia das opções que tem na sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...