Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor ou mosfet


bbrunovviana

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Então estou com um problema assim, eu estou criando pelo arduino um gerador de pulso, para simular um medidor de agua

no cenário real, o medidor de água envia pulso em forma de ondas quadraticas para um preset eletrônico, que le esses pulsos e contabiliza quantos litros de água ja se passou pelo medidor. E conforme a velocidade desses pulsos aumentão, o preset eletrônico informa que ouve uma mudanca na velocidade da água que passa pelo medidor.

 

Então, no arduino eu como assim:

 

      digitalWrite(Pulso, HIGH);
      delay(tempo);
      digitalWrite(Pulso, LOW);
      delay(tempo);

 

e fico variando esse delay para aumentar ou diminuir a frequencia.

 

e estou realizando essa ligação, com um transistor BC337, pois eu preciso mandar 24v ou 12v para esse preset eletrônico, ja que o preset so trabalho entre 12v a 30v na entrada de pulso dele. eis o meu problema.

me parece que esse bc337 não esta dando conta de oscilar a porta tão rápido, quando a variável "tempo" chega aos 1ms ele falha. exite um transistor mais parrudo?

Outro problema é que essa ligação não fica muito boa no cenário em que esse preset é instalado. na imagem vocês podem observar que o 12v da fonte vai direto e o 0v que sai do equipamento passa pelo transistor e depois que vai para o GND. 

teria alguma forma de ligar, em que eu possa passar o 0v da fonte direto para o equipamento os 12v da fonte eu passaria pelo transistor. que nem mostra na figura 2

 

 

projeto1.jpg

projeto2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bbrunovviana ,

 

O que que tem nessa entrada Input+ e Input- ?

 

Imagino que seja uma entrada de um optoacoplador.

 

Se for isso, ela deve ter sido projetada para o Led começar a acender com cerca de 12V aplicados nela, quando então curcularia uma corrente menor do que 10 mA, vamos chutar uns 5 mA só para efeito de cálculo.

 

voce está aplicando quase 4 mA na base do BC, para que no coletor circule 5 mA.... então supondo que esse transistor tenha um ganho minimo na ordem de 50,  fica muito claro que ele está operando totalmente saturado !

 

O corte desse transistor acaba demorando muito mais do que deveria, e quando os tempos envolvidos ficam da ordem de milisegundos, fica bem difícil de fazer o corte.

 

Sugiro fazer um teste : use um resistor de 33K no lugar do de 1K na base do transistor, e veja se resolveu o problema.

 

Use sempre o primeiro circuito, nunca o segundo !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está lento por causa das capacitâncias internas que precisam ser descarregadas. 

 

Apenas coloque mais um resistor de 1k, só que de base para emissor. Esso fará descarregar a base e o corte será muito mais rápido.

 

Eu consigo fazer um transistor destes comutar pulsos menores que 150 nanos segundos, na corrente máxima que eles suportam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Intuitivamente penso que a frequencia não deve ser tão alta assim. penso que há alguns enganos conceituais. A 1a coisa que você saber é a característica da entrada do seu "equipamento contador de pulso" ecp (input + e - apenas é +- vago).

Intuitivamente penso que ambas as maneiras que ligou está errada. Fale + sobre o ecp quem é, de onde veio, pra onde vai, que sinal ele espera na entrada, esquema, cpf, rg e etc.

Intuitivamente penso que basta um pullup

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sou muito leigo nessa área da eletrônica. mas vamos la.

o equipamento que estou ligando esse sinal de chama Multilod, é um equipamento que atua na area da industria e é importado. esse equipamento é capaz de contabilizar pulsos gerados por um medidor de Fluido(agua, compustivel etc...)

essa porta que le os pulso é uma porta discreta de alta velocidade vai de 1 a 5000Hz.

os medidores de vazão tem um gerador de pulso que detecta quando o rotor interno do medidor deu uma volta completa, assim ele envia um pulso para o equipamento nas portas INPUT +  que são entradas de 5 a 30VDC de alta velocidade (1 a 5000Hz. 

 

conforme a logica que eu estou usando no arduino,(como eu descrevi no inicio do topico).

quanto a variavel tempo esta com valor de 1, o led SMD da imagem abaixo (D19, D20.....) ele fica mais fraco e o equipamento para de contabilizar os pulsos. por isso que estou achando que esse BC nao esta dando conta.

mas não descarto a falta de conhecimento do equipamento para melhor adeguar o projeto

 

 

 

placa.jpg

adicionado 2 minutos depois
12 horas atrás, aphawk disse:

@bbrunovviana ,

 

O que que tem nessa entrada Input+ e Input- ?

 

Imagino que seja uma entrada de um optoacoplador.

 

Se for isso, ela deve ter sido projetada para o Led começar a acender com cerca de 12V aplicados nela, quando então curcularia uma corrente menor do que 10 mA, vamos chutar uns 5 mA só para efeito de cálculo.

 

voce está aplicando quase 4 mA na base do BC, para que no coletor circule 5 mA.... então supondo que esse transistor tenha um ganho minimo na ordem de 50,  fica muito claro que ele está operando totalmente saturado !

 

O corte desse transistor acaba demorando muito mais do que deveria, e quando os tempos envolvidos ficam da ordem de milisegundos, fica bem difícil de fazer o corte.

 

Sugiro fazer um teste : use um resistor de 33K no lugar do de 1K na base do transistor, e veja se resolveu o problema.

 

Use sempre o primeiro circuito, nunca o segundo !

 

Paulo

Bom dia paulo.

Mas teria alguma forma de eu realizar a ligação da figura 2, ela seria mais apropriada ao cenário onde o equipamento fica instalado.

adicionado 3 minutos depois

Bom dia Albert, realizei os testes sugeridor por você mas não obtive sucesso, devo esta errando em algo mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, bbrunovviana disse:

são entradas de 5 a

Os smd parecem ser acoplador ótico e já tem um resistor de 3,6K em série com o diodo. Neste caso, basta-lhe ligar direto da saida do arduino na entrada (+) . A (-) no gnd do arduino

D19..20... parecem estar na saída...

Mas mesmo assim se não tiver saturando direito você deve colocar seu driver bc ligado de outra forma

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para eu realizar pré testes liguei o arduino direto mesmo, mas eu preciso imitar o medidor de fluido.

porque assim, esse equipamento (preset) ja vai esta ligado e instalado com um medidor de fluido no cliente e eu não posso abrir o preset para mexer na ligação. então eu desligaria o medidor e os cabos de alimentação e retordo de pulso para o preset eu ligaria no arduino, por isso preciso de um transistor. O medidor eu ligo ele com 3 fios, 0v, 12v ou 24v(para alimentar) e um retorno de pulso para o preset. o que eu faria, eu ligaria os 0v no arduino os 12v ou 24v eu ligaria no coletor e o retorno de pulso eu ligaria no emissor. essa seria a ligação perfeita para mim, mas o transistor nao funciona com essa ligação, então me ferrei. teria alguma forma de eu ligar assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tenta assim:

-terra com terra = 0V com gnd entrada (-) ... já entendeu

-emissor do bc337 neste terra = gnd=0v ...

-10K de pullup entre entrada (+) e 12 (ou 24V). Coletor do bc nesta entrada

-2K2 entre saída do arduíno e base. Opcional 4K7 entre base e emissor

O pulso de 0 e 5 vai se transformar em 12 (ou 24)  e 0. Se precisar, controle a polaridade no seu programa

 

Se não der certo eu não me chamo @Isadora Ferraz (@albert_emule kk)

 

Registre-se que desconheço 100% este tal de preset. Portanto se achar que deve, pesquise sobre o funcionamento dele com mais profundidade e publique o esquema pra melhores chutes. Não entregue um equipamento 1/2 boca pro teu cliente por gentileza.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não. mas tentou né.

Olha a bola de cristal atuando...

O garoto quer simular uma vazão qualquer gerando pulsos de 12 (ou 24) V numa freq de no máximo 5Khz . Provavelmente pra fazer alguma calibração ou algo do gênero. Claro, esta deve ser uma (01) função do projeto pois o arduíno se presta pra muito + que isso. Senão ele usaria 555 né...

 

Se aproximou mais do que pensou o velho amigo @albert_emule ?

 

ah sim amigo @bbrunovviana , agora que vi: seu "retorno de pulso" você liga no coletor e não no emissor. No coletor ele excursiona de 0 a 12V (ou 24) e no emissor de 0 a 4,7V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

não. mas tentou né.

Olha a bola de cristal atuando...

O garoto quer simular uma vazão qualquer gerando pulsos de 12 (ou 24) V numa freq de no máximo 5Khz . Provavelmente pra fazer alguma calibração ou algo do gênero. Claro, esta deve ser uma (01) função do projeto pois o arduíno se presta pra muito + que isso. Senão ele usaria 555 né...

 

Se aproximou mais do que pensou o velho amigo @albert_emule ?

 

ah sim amigo @bbrunovviana , agora que vi: seu "retorno de pulso" você liga no coletor e não no emissor. No coletor ele excursiona de 0 a 12V (ou 24) e no emissor de 0 a 4,7V.

Primeiramente obrigado a @albert_em e a @Isadora_Ferraz pela ajuda de vocês.

 

então, nao tem datasheet ou algum documento que explore o circuito desse preset. você nem consegue muta coisa sobre ele na internet, é de uso muito especifico, ngm realmente conhece.

 

o preset também controla a velocidade do fluido se comunicando com um outro equipamento chamado válvula de controle, e ele tem 2 comandos, dependendo desses comandos a velocidade do fluido fica maior ou menos, ou seja, ele faz com que o medidor gere mais pulso ou menos pulso.

 

faço com arduino por isso. Estou simulando na verdade um cenário de carregamento de combustível. o arduino eta simulando o medidor de vazão(fluido) e a valvula de controle. 

o preset manda informações para o arduino e com isso eu aumento ou diminuo a frequência dos pulsos.

 

tudo ocorre beleza. o meu problemão é com a droga do transistor e a forma que ele tem que ser ligado.

se eu pudesse eu colocava um relé, porque no comum dele eu colocava os 12v(ou 24v) e na saida NA eu ligava no INPUT (+) do preset. ae a bobina do relé eu ligava no arduino e pronto perfeito. mas o relé é muito lento :(

 

eu precisava de uma ligação identica ao do relé. 

OBS: o problema com a frequencia do BC eu acho que foi resolvido, não entendi muito bem, mas depois que eu parei de usar a função "Serial.println" eu consegui mais pulsos. 

 

Isadora ve se a ligação que você me falou seria isso: se for eu fiz algo parecido e não funcionou, um amigo me passou essa ligação mas os valores do resistor era diferente (2k2 = 1k) (10k = 5k)

 

 

Projeto 3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2017 às 18:06, Isadora Ferraz disse:

bem... nao vejo motivo pra nao funcionar. Neste caso você vai ter sim que pesquisar mais sobre seu precioso preset. E sim o esquema é este mesmo. Talvez (talvez) seja algo de impedancia. Tente um ¨driver¨ algo como um lm358.

Boa tarde Isadora.

Refiz o teste que vc sugeriu só que usei outros resistores (2k2 = 1k) (10k = 5k) e funcionou, só que ele fica invertido, ele aciona para desligar e desaciona para ligar, daria pra mudar isso, ou só invertendo alogica no arduino? 

e outra a tensão caiu muito, daria pra melhorar isso tbm?

 

e outra kkkkk (me desculpa pelo abuso) eu estou usando uma fonte dessa >>> (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799753236-fonte-conversor-ac-dc-buck-step-down-5v-700ma-p-arduino-_JM)

eu alimento ela com 127VAC e ela converte para 5VDC, até ae tudo bem....

o problema que ela fica carregada e demora muito para desenergizar a saida. então eu liguei um resistor de 220ohm na saida (+) para o GND, resolveu um pouco, agora ela ta mais rapida, mais ainda não ta o suficiente, saberia me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro amigo @bbrunovviana . Veja esta opção:

lamp_source2.gif

BC337 e BC327.  Saída é o coletor do bc327 e coloque de 1K a 470R 1W no lugar de La2 (que não deve ser montado) caso a impedância do seu preset seja muito alta.

Se a saída 12V (ela que caiu?) estiver muito baixa, sim dá pra melhorar... tente R3=2K2.

 

Pro caso da queda rápida do 5V, pode colocar 100R ou até 2 de 100 em paralelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Claro amigo @bbrunovviana . Veja esta opção:

lamp_source2.gif

BC337 e BC327.  Saída é o coletor do bc327 e coloque de 1K a 470R 1W no lugar de La2 (que não deve ser montado) caso a impedância do seu preset seja muito alta.

Se a saída 12V (ela que caiu?) estiver muito baixa, sim dá pra melhorar... tente R3=2K2.

 

Pro caso da queda rápida do 5V, pode colocar 100R ou até 2 de 100 em paralelo

ok vou tentar esse. uma duvida.

o GND eu posso ligar direto no INPUT(-) do preset e o coletor do bc327 eu ligaria no INPUT(+) do preset, e se a impedância for mto alta eu coloco um resistor entre o coletor e o INPUT(+)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, bbrunovviana disse:

o GND eu posso ligar direto no INPUT(-) do preset e o coletor do bc327 eu ligaria no INPUT(+) do preset, e se a impedância for mto alta eu coloco um resistor entre o coletor e o INPUT(+)?

R entre coletor e input(-)=gnd por gentileza. Maizó... considero importantíssimo vc saber as características destas entradas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

R entre coletor e input(-)=gnd por gentileza. Maizó... considero importantíssimo vc saber as características destas entradas

ve se eu entendi, eu coloco esse resistor(em caso de impedância) entre coletor e GND e tambem ligo o coletor no INPUT(+) do preset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/02/2017 às 12:09, Isadora Ferraz disse:

...em caso do seu precioso preset precisar de baixa impedância ou melhor, pra garantir o nível zero, um resistor entre input(+) e input(-). Acho que 1K tá bão...

Não me peça pra desenhar.. . O quê?! Chegou a pensar isso? af... kk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Isadora Ferraz MUITO obrigado pela ajuda, obrigado pela paciensia!!!!!!!

O seu esquema funcionou legal, me salvou kkkkkkkkkkk 

muito obrigado ao pessoal que também participou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Boom dia!

estou com outra duvida, esse seu esquema, como falei anteriormente, foi perfeito.

mas eu precisaria colocar uma proteção. no seu esquema tem uma entrada de 0v, 12v e uma saida (puslo).

eu queria colocar uma proteção usando diodo, caso o cliente faça as ligações (0v, 12v e Pulso) de forma errônia, ligue invertido.

como poderia fazer essa proteção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  Bom dia!!!!!

então, é um equipamento que usaremos para treinamento também.

então a chance de ligar errado é grande, pensei em conector polarizado, mas como sera usado para treinamento, o bacana é a pessoa ligar os cabos, de um lado eu usarei um conector, na outra ponta eu deixarei os cabos identificados mas os mesmos estarão soltos(cabos singelos).

o que você acha de eu usar uma ponte retificadora no 0v e 24v (estou usando 24v no circuito agora)?? e desculpe pela pergunta (ignorância), mas qual diodo eu poderia usar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim uma ponte protege seu driver. Coloque também 1 diodo "apontando" pra base do npn e um R 2K2 entre B e E

diodo: 1N4001 a 4007

Dica pro treinamento: coloque um led (+R) invertido antes da ponte, se acender: burro! você ligou invertido!

 

Mas creia-me que pra uma proteção completa só mesmo lançando mão de um opto acoplador ok?

abç

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...