Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor ou mosfet


bbrunovviana

Posts recomendados

@Isadora Ferraz Boa noite, me perdoa pelo incomodo...

sobre o diodo e o R 2k2 que me sugeriu colocar.

Eu coloco o diodo "apontado" para a base do NPN e o Resistor com o GND, certo?

Mas sobre o resistor, a parque que eu ligo na base, eu coloco antes ou depois do diodo?

 

e no lugar do led que também me sujeriu ligar, eu poderia colocar um buzzer? 

e eu ligaria ele assim?

 

buzzer.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz kkkkkkk, putss, se alguém for surdo eu peço pra eles usarem uma pulsera de choque. kkkkkk

 

mas se eu ligar o resistor entre base e gnd, não vai da no mesmo? e a parte do resistor que vai na base, eu ligo antes ou depois do diodo?

 

outra duvida, eu posso ligar em paralelo com o resistor de 680 um outro resistor de 220R, para caso o sistema opere com 12v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não é bem este circuito que esperava mas tá valendo. Considerando que 5V e 24V são independentes - isolados - parece estar certo sim.

 

Parece que você pretende fazer um layout pcb né? Já que é assim, porquê mesmo não usa um acoplador ótico? Fica bem + seguro e ... esquece... senão vai sobrar pra mim kk

 

Dica: deixe trilhas e ilhas o mais maior de grande que puder (segurança mecânica, principalmente conectores) e as mais afastadas entre si que puder (segurança elétrica, principalmente as de tensões mais altas)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pior kk.

 

Seguinte... o foto acoplador teoricamente substitui todo o seu circuito. Seu funcionamento é simples e acho que você já deve entendê-lo

acoplamentootico.jpg

 

Antes do R1: seu sinal, pino 2 = terra do arduino (*)

Os 9V são seus 24. Pino 4=terra do seu dispositivo, pino 5 = sinal que vai pro seu dispositivo. Nem precisa do R3 nem C1 (por enquanto). Faça o teste num protoboard e veja se o sistema responde bem. Se seu treco tiver baixa impedância de entrada, aí ferrou (volte com o outro circuito e me deixe em paz!) . Talvez R1 de 100K a 1M e C1 de 1n a 100n vão bem.

Ahh se quiseres inverter o sinal, é moleza e muito + fácil do que pensas. Nem me sinto a vontade em te tirar o prazer de descobrires por si.  Colabora aí mano... (*) puts! resposta subliminar kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu fio, todo o circuito me referi ao seu driver com transistores.

 

Sobre o foto acopl. do seu treco, suspeitei desde o princípio literalmente

 

Seu proxy pode estar bloqueando a imagem. Tirei daqui...

http://www.ibytes.com.br/esquema-de-circuito-eletrônico-de-acoplamento-optico/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz eu vou manter o circuito com transistor, mas vou estudar o fotoacoplador =)

 

Isadora deixe-me perguntar uma coisa, outra duvidasinha kkk

se eu usar um relé desse da imagem (para outra finalidade), eu preciso adicionar algum componente afim de proteger a fonte que o liga.

porque trabalho muito com relé industrial e eles a companhão um pequeno circuito e esse relé da imagem é só contato e bobina né?!

rele.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim ele é só eletro-magneto-mecânico sem nada eletrônico. Este vai por fora e de fato não é a fonte que você protege e sim o acionador do relé. No caso um transistor

transistor-rele.jpg

D1 é a "proteção"

 

Pros contatos, usam usar snubber rc

RC_Snubber_(Model).PNG

 

Tipo assim ... entre otras cositas más, isto tenta evitar as faíscas que deterioram os contatos

 

Tem gente que propõe até isto com varistor

Mechanical_relay_mov.jpg

 

Mas claro, são muitos depende... tipo de carga, potência, corrente, tensão e principalmente... custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Bom dia!!!!!!

 

eu queria fazer isso....

 

só o diodo ja me ajuda???

 

O meu treco tem uns contados que eu molho ele com 24v e eles acionam coisas.

eu queria usar para acionar a bobina do relé e o relé mandar os 5v para a porta do arduino.

eu poderia ligar os 5v do arduino direto no contato do meu treco (como ja fiz e deu certo) mas pensei melhor e queria fazer com relé com a finalidade de, caso o calango mandasse tensão errada ele queimava a bobina do relé e o arduino ficaria new. 

esquema relé.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bem.. pelo que entendi agora a situação se inverteu... literalmente. você quer ler algum dado ou chave ou botão que vem do tróço (vulgo treco). Neste caso, sugiro veementemente que rebobine a fita e estude o fotoacoplador que é o ideal pra este caso. Fica menor, mais barato, menor consumo, mais rápido, mais isolado, mais durável e mais etc do que um relé ligado ao contrário. No caso "gnd arduíno" não precisa e (nem deve) estar em contato com o (-) do 24V.

 

Mas se insistires em contatar os terras-gnd-chassi-massa do tróço com gnd do arduíno e sua tensão não for muito maior que 24V, bastam-lhe 2 resistores na escala de K_ohms. Eis um bom momento pra dar uma estudada em... divisor resistivo: divida 24v em 2 resistores pra dar 5v. Um diodo zener 4V7 no R que vai pro gnd cai bem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Dei uma estudada no que você me falou (divisor de tensão e corrente) e foi muito bom, porque ja vai me ajudar em outro problema que tive aqui. kkkkkk

mas então. o (-) dos 24v ja vai esta ligado no meu arduino, pois o sistema do treco vai trabalhar com uma unica fonte. no esquema PCB que te mandei, tem uma porta de entrada de 24v e 0v, que eu vou entrara com a fonte externa do meu treco. Os 0v é para ter a mesma referência com o gnd do arduino e os 24v para eu ligar no emissor do PNP e posteriormente sai no coletror para o meu treco (pulso).

então eu ja ligo os ov da fonte externa no arduino por causa do sistema de pulso.

 

mas não entendi como ligaria o foto acoplador. usando o fotoacoplador da imagem que me mandou

 

o pino 5 eu ligo os 5v do arduino e o pino 4 eu ligo na porta de entrada do arduino.

o pino 6 eu não uso.

o pino 2 eu ligo no gnd do arduino e o pino 1 que eu ligaria os 24v do treco, eu coloco um divisor de tensão pra 5v?????

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

isso ta´ficando confuso...

1 hora atrás, bbrunovviana disse:

Os 0v é para ter a mesma referência com o gnd do arduino

o esquema que me mandou não está com o mesmo terra hein. Lembra da ponte?

 

se esquecer da ponte...

1 hora atrás, bbrunovviana disse:

então eu ja ligo os ov da fonte externa no arduino

...aí sim terra com terra

 

Bom, pra transformar um pulso de 0 e 5V num de 0 e 24V com acoplador é fácil:

-coletor do foto no 24, emissor dele é seu pulso -> um resistor chute 10K entre emissor e gnd pra dar zero V

-anodo do led do foto no seu sinal 0 e 5 e catoto no gnd. Claro com +1 resistor duns 220R em série (sério que precisava dizer isso?!)

Ao aplicar 5V no led, vai "aparecer" 24V no emissor dele, entende? Ou quer que eu desenhe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk

então o esquema que você me mandou do foto acoplador tem uma ligação parecida com esse esquema da imagem abaixo(figura 3), não é?(só pra saber)

a parte do pulso ta beleza, não vou mexer por enquanto porque ja estou com a PCB pronta.

 

mas agora eu to querendo fazer outra coisa, é aquela ligação do relé que te mandei, e você me sugeriu um foto acoplador.

mas não sei como ligaria. No caso os 24v teria que acionar o foto para que ele mande os 5v do proprio arduino para a porta de entrada (pino7) do arduino (figura 2) (pode ser assim???)

 

 

Projeto 3.png

foto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode mas coloque um resistor 3k3...1K entre pino 7 arduíno e gnd arduíno.

 

Só pra constar, deste jeito estás a subutilizar a característica principal do opto acoplador que é: isolação.

 

Se eu tivesse vontade de facilitar pra você (e principalmente pra mim) eu ia te sugerir (de novo) apenas R1 e R2 como divisor de 24 pra 5 ou seja, uma simples conversão de nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz aaa sim, vou testar então, por o resistor pra dar nivel zero, vou tentar levar a minha PCB em um osciloscópio também, para eu ver como estão essas ondas quadráticas.

 

deixe-me perguntar uma cozita. eu comprei essa fonte (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799753236-fonte-conversor-ac-dc-buck-step-down-5v-700ma-p-arduino-_JM) e uso ela no meu circuito.

Do esquema da minha PCB que te mandei, eles são FCV_NA e FCV_NF.

eu alimento essas mini fontes com 110v pra ele manda 5v pra porta do meu arduino, até ae funciona beleza.

mas quando eu alimento a mini fonte com 220v ela gera uma interferência, que faz com que o meu drive gere pulsos sozinho(sem comando algum), ae quando eu coloco o dedo no capacitor da mini fonte ou em qualquer ponto de GND da minha PCB, a interferência some.

 

sabe o que pode resolver isso? eu pensei em colocar o 4N35 no lugar do NPN só para fazer um teste.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é o preço que paga por fonte barata. Tente colocar um capacitor 10...100nF CD no +5 e gnd na entrada do arduíno. Tente tirar o capacitor da fonte que vai da rede ac até o gnd da saída dela. Penso que é aquele verde escondido atrás do trafo.

Mas não sem antes verificar se o seu sistema tem terra e este está bom. Terra: literalmente um fio que vai pro chão: o tal do fio terra. Ouviu falar nisso?

A não ser que seu produto vá pra lua. Lá não tem como ter fio terra. Mas seu produto vai pro espaço antes de chegar na lua... afff... fraquinha esta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!!!!@Isadora Ferraz

então, na empresa no qual vou usar esse meu drive, tem ponto de aterramento. mas eu não liguei ele, por não saber aonde posso liga-lo no meu drive. não sei se tem que ter algum circuito entre o 0v do meu drive e o aterramento da empresa, ou posso ligar o aterramento direto. 

 

e sobre o capacitor que sugeriu ligar no meu arduino, seria como a imagem a baixo?

capacitor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, bbrunovviana disse:

seria como a imagem a baixo?

sim. E coloque também um de 10...100uF

O mesmo pra linha 24/12V

 

 

4 horas atrás, bbrunovviana disse:

ligar o aterramento direto

Também não me sinto a vontade com isso principalmente quando em ambiente industrial. Eu (eu) colocaria um resistor chute 10K...1M entre terras

 

De novo.. na sua fontinha tem um capacitor entre primario e secundário. Cogite retirá-lo. Talvez piore kk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...