Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700k temperatura


Posts recomendados

Galera, acabei de montar um pc novo com essa conf
i7 7700k

TUF z270 Mark 2
MSI GTX 1070 gaming x
2x 8GB
CM 212x
ssd 120 + hd 500
gabinete Sharkoon m25-w

Rodei CSGO agora pela manhã i o processador ta batendo 65 - 75 graus durando o jogo, placa de vídeo máxima de 65 graus.

vai ai uma foto do gabinete com esquema das fans marcado.

Screenshot_1.png


Essa temperatura é normal ?
As fans estão instaladas corretamente ? se não qual seria a melhor maneira ?
desde já grato.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o ideal e que os fans frontais joguem o ar pra dentro do gabinete, e os superiores e traseiros joguem o ar pra fora pois o ar quente se acumula no topo!

Seu processador tem tdp de 95w e temperatura de junção de 100°C a temperatura que voce atinge nao é critica pois seu processador é potente. Mas quanto menor você manter a temperatura dele melhor vai ser o rendimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol está muito alta para quem está usando um Hyper 212X.

 

Faça o que o colega falou. Coloque os dois fans do teto jogando o ar para fora.

 

Instalou o Hyper direito? Ele é chato de instalar. A pasta térmica pode estar toda bagunçada. Tire um print com o HWmonitor depois de 10 minutos de teste de estresse no AIDA64 só com a caixa "CPU" marcada.

 

Está usando a pasta que veio com o Hyper, correto?

 

No mesmo print tire o CPU-Z junto para vermos como está o Vcore.

 

Não está fazendo overclock automático, usando opção desempenho e esse tipo de bloatware, não?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu gabinete não tem um manual dizendo qual o sentido que deve ficar os fans??

Na minha opinião os fans do topo devem ficar jogando o vento para cima.

Veja q tem 4 fans jogando o ar para dentro e só 2 jogando o ar para fora. Muito ar entrando e pouco saindo. Tire o primeiro fan do topo e deixe só os 2 mais proximos do processador. Mesmo que inverta os dois fans jogando o vento para cima o fluxo de ar deles fará com que o ar que entra pelos fans da frente subam e saiam antes de chegar ao processador. Se houver como fazer isso, coloque um fan na base jogando o ar dentro do gabinete, dessa forma ficaria 3 fan entrando ar e 3 fan retirando ar, bem equilibrado.

 

Edit:

Dei uma pesquisada e nesse manual tem o design do fluxo de ar, reforço mais ainda minha opinião de deixar só dois fans no topo ou até mesmo só um bem no canto, assim o ar com certeza passará pelo dissipador do processador.

Uma outra possibilidade que tem é mudar o local do fan do processador em vez desse sentido, colocar o cooler no sentido horizontal com o fan na parte de baixo jogando o ar para cima. Gabinetes que tem o fans no topo podem ser usados o cpu cooler desse jeito.

https://pt.sharkoon.com/Download/Cases_and_Power/Midi_ATX/M25-W/ds_M25_pt_03.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol está muito alta para quem está usando um Hyper 212X.

 

Faça o que o colega falou. Coloque os dois fans do teto jogando o ar para fora.

 

Instalou o Hyper direito? Ele é chato de instalar. A pasta térmica pode estar toda bagunçada. Tire um print com o HWmonitor depois de 10 minutos de teste de estresse no AIDA64 só com a caixa "CPU" marcada.

 

Está usando a pasta que veio com o Hyper, correto?

 

No mesmo print tire o CPU-Z junto para vermos como está o Vcore.

 

Não está fazendo overclock automático, usando opção desempenho e esse tipo de bloatware, não?


camarada eu fiz os teste que você pediu, fiz sem alterar os esquemas das fans ( são 3 fans superior não 2).
como eu não manjo praticamente nada dos testes segui suas instruções.

 

quando eu estava instalando o Hyper 212x ele deu umas 3 mexidas em cima do processador, é bem chato mesmo de instalar, mas não achei que fosse bagunçar a pasta térmica por isso nem verifiquei.

 

sim a pasta é a que veio com o cooler.

não estou fazendo over, e acredito que não precisarei por um bom tempo .

 

não sei o que é bloatware mas pelo que vi são aplicativos que já vem pré instalados na maquina, se for isso, so tenho instalados os drives 3 games o chrome e aplicativos que veio no dvd da placa de vídeo como afterbuner etc.

5minutos de teste

Screenshot_3.png


10 minutos de teste
Screenshot_4.png

vou fazer a alteração das fans e fazer novo teste.
você acha necessário colocar a pasta térmica novamente ?

adicionado 4 minutos depois
44 minutos atrás, Carlos Eduardo B Camargo disse:

seu gabinete não tem um manual dizendo qual o sentido que deve ficar os fans??

Na minha opinião os fans do topo devem ficar jogando o vento para cima.

Veja q tem 4 fans jogando o ar para dentro e só 2 jogando o ar para fora. Muito ar entrando e pouco saindo. Tire o primeiro fan do topo e deixe só os 2 mais proximos do processador. Mesmo que inverta os dois fans jogando o vento para cima o fluxo de ar deles fará com que o ar que entra pelos fans da frente subam e saiam antes de chegar ao processador. Se houver como fazer isso, coloque um fan na base jogando o ar dentro do gabinete, dessa forma ficaria 3 fan entrando ar e 3 fan retirando ar, bem equilibrado.

não veio com indicação de como colocar os fans não.
Faz todo sentido sua opinião, so não tenho a opção de colocar o fan dentro do gabinete jogando ar pra cima.

adicionado 6 minutos depois

@Carlos Eduardo B Camargo @Contiusa @RGM panda

Possuo 3 fans superior como da pra ver na imagem do inicio do tópico
seguindo a lógica dos amigos, o ideal seria retirar 1 e deixar apenas os 2 mais próximos do processador fazendo a função de exaustor ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Lu Roxinol disse:


camarada eu fiz os teste que você pediu, fiz sem alterar os esquemas das fans ( são 3 fans superior não 2).
como eu não manjo praticamente nada dos testes segui suas instruções.

 

quando eu estava instalando o Hyper 212x ele deu umas 3 mexidas em cima do processador, é bem chato mesmo de instalar, mas não achei que fosse bagunçar a pasta térmica por isso nem verifiquei.

 

sim a pasta é a que veio com o cooler.

não estou fazendo over, e acredito que não precisarei por um bom tempo .

 

não sei o que é bloatware mas pelo que vi são aplicativos que já vem pré instalados na maquina, se for isso, so tenho instalados os drives 3 games o chrome e aplicativos que veio no dvd da placa de vídeo como afterbuner etc.

5minutos de teste

Screenshot_3.png


10 minutos de teste
Screenshot_4.png

vou fazer a alteração das fans e fazer novo teste.
você acha necessário colocar a pasta térmica novamente ?

adicionado 4 minutos depois

não veio com indicação de como colocar os fans não.
Faz todo sentido sua opinião, so não tenho a opção de colocar o fan dentro do gabinete jogando ar pra cima.

adicionado 6 minutos depois

@Carlos Eduardo B Camargo @Contiusa @RGM panda

Possuo 3 fans superior como da pra ver na imagem do inicio do tópico
seguindo a lógica dos amigos, o ideal seria retirar 1 e deixar apenas os 2 mais próximos do processador fazendo a função de exaustor ?

 

 

cara essas fans ai nem veio com o gabinete .. nao existe fan rosa choque que venha com gabinete, pra voce mandar ar fora voce tira a fan e vira ela e coloca de volta.

 

 

sobre a pasta thermica voce tem que colocar tipo um grao de arroz no meio do processador e depois colocar o dissipador cooler em cima

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlos Eduardo B Camargo disse:

seu gabinete não tem um manual dizendo qual o sentido que deve ficar os fans??

Na minha opinião os fans do topo devem ficar jogando o vento para cima.

Veja q tem 4 fans jogando o ar para dentro e só 2 jogando o ar para fora. Muito ar entrando e pouco saindo. Tire o primeiro fan do topo e deixe só os 2 mais proximos do processador. Mesmo que inverta os dois fans jogando o vento para cima o fluxo de ar deles fará com que o ar que entra pelos fans da frente subam e saiam antes de chegar ao processador. Se houver como fazer isso, coloque um fan na base jogando o ar dentro do gabinete, dessa forma ficaria 3 fan entrando ar e 3 fan retirando ar, bem equilibrado.

 

Edit:

Dei uma pesquisada e nesse manual tem o design do fluxo de ar, reforço mais ainda minha opinião de deixar só dois fans no topo ou até mesmo só um bem no canto, assim o ar com certeza passará pelo dissipador do processador.

Uma outra possibilidade que tem é mudar o local do fan do processador em vez desse sentido, colocar o cooler no sentido horizontal com o fan na parte de baixo jogando o ar para cima. Gabinetes que tem o fans no topo podem ser usados o cpu cooler desse jeito.

https://pt.sharkoon.com/Download/Cases_and_Power/Midi_ATX/M25-W/ds_M25_pt_03.pdf

 

 

eu vou fazer o esquema de fans que você sugeriu.
enquanto a mudar a posição do dissipador pra horizontal, fico bem receoso, nunca vi ninguém fazer dessa forma, sem contar que ele vai ficar em cima das memorias, será que vale a pena ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol olhou o manual que eu linkei?

 Lá mostra como deve ser o fluxo do ar dentro do gabinete. Veja as setas como é o caminho do ar, no atual situação o ar que entra na frente entra em colisão com o ar que entra pele topo fazendo que não chegue ar frio para o processador. Se deixar os 3 fans no topo, mesmo que altere o sentido fará com que boa parte do ar frio que entra na frente saia antes de chegar no processador.

Sobre mudar a posição do cpu cooler, é uma sugestão viavel não que tu deva necessariamente fazer. No meu pc antigo o cpu cooler não encaixava da maneira vertical e tive que deixar na horizontal e como meu gabinete tem 2 fans no topo essa possibilidade é aceitavel, caso não tivesse os fans no topo ou a fonte ser em cima ai não é recomendado fazer isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol não precisa colocar o dissipador na horizontal porque você vai deixar ele de boca no pcb da placa de vídeo.  O Hyper 212X funcionaria como um "cooler de VGA". E também vai trepar nas memórias. Pode deixar do jeito que está que não vai fazer diferença.

 

Quanto ao Vcore do processador, 1.230v está legal. Só confirme depois (jogando, por exemplo) se ele se mantém nisso aí. Porque o Vcore influencia muito nas temperaturas e às vezes ele vem alto (e a pessoa tem que baixar manualmente no BIOS). Depende muito do default da placa-mãe.

 

Melhor trocar a pasta térmica. Mas limpe o processador e o dissipador idealmente com álcool isopropílico. Se não tiver, pode ser com lenço-toalha de papel ou papel higiênico, mas limpe bem. E coloque uma gota de pasta no centro, como na foto. Procure manter o dissipador centralizado, porque mesmo que a presilha mude de lugar, a pasta não vai bagunçar. E o método da gota evita que a pasta bagunce toda. Veja como fica depois.

 

172acd99_vbattach213935.jpeg

 

Não coloque pasta de menos porque é pior. Já fiz vários testes e essa gota aí em cima, ou pode ser até um pouco maior, não tem problema. Se as temperaturas continuarem desniveladas, aí é porque a pasta TIM do IHS do processador foi mal instalada de fábrica. Aí só com um delid, mas não recomendo fazer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Eduardo B Camargo @Contiusa @RGM panda   @Bommu Perneta

Galera, eu modifiquei as fans do top do gabinete como me sugeriram, removi a pasta térmica do processador e coloquei novamente, o problema agora é o seguinte, pelo afterburn enquanto jogo cs go o processador bate  77 79 80 de temperatura enquanto pelo CPUID a máxima não passa de 67 graus, alguém sabe o que tá havendo ? em qual devo confiar ?

dai executei o teste novamente i não passou de 70 graus
devo me preocupar com isso ?

Screenshot_5.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

outra coisa
fechei tudo e deixei apenas o CPUID aberto fiquei observando na aba de clocks 
os cores ficam dando picos de 802 1503 3910 4512   isso é normal ?
na aba de voltagens também fica dando picos na sequencia de 799 1080 1233 o tempo todo temperatura do cpu fica variando em 38 39 42  todos continuamente.
na pratica não ta afetando nada que eu consiga perceber.

 

essas variações continuas é comum ?
essas diferenças de temperatura do CPUID e afterburn, qual está correto ? lembrando que essa diferença so aparece quando estou jogando cs go, durante os teste de stress ambos mostraram basicamente a mesma temperatura e ficaram em 70 graus. porque no jogo chega a 80 sendo que não uso nem 50% do processador ?

o que devo fazer ?


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol use apenas o HWmonitor, o Real Temp ou o HWiNFO64 para ver temperaturas. O MSI Afterburner é só para coisas de VGA. E o Vcore e o Clock é assim mesmo. Mas Vcore e clock é bom ver apenas no CPU-Z. 

 

Mas a pasta ainda parece mal aplicada. Os núcleos ainda apresentam temperaturas anormais um em relação ao outro. Pode ser a pasta TIM interna que veio ruim, mas só vendo aí mesmo. Se você tiver paciência, troque a pasta de novo e tire fotos do processador e do dissipador com a pasta. Vai dar para ver como ela espalhou.

 

Pela foto, vê como precisa estar? Espalhada homogeneamente tanto no processador como no dissipador. Se você tirar fotos como essa, vai dar para ver se está legal ou não.

 

 

 

 

pasta.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol use apenas o HWmonitor, o Real Temp ou o HWiNFO64 para ver temperaturas. O MSI Afterburner é só para coisas de VGA. E o Vcore e o Clock é assim mesmo. Mas Vcore e clock é bom ver apenas no CPU-Z. 

 

Mas a pasta ainda parece mal aplicada. Os núcleos ainda apresentam temperaturas anormais um em relação ao outro. Pode ser a pasta TIM interna que veio ruim, mas só vendo aí mesmo. Se você tiver paciência, troque a pasta de novo e tire fotos do processador e do dissipador com a pasta. Vai dar para ver como ela espalhou.

 

Pela foto, vê como precisa estar? Espalhada homogeneamente tanto no processador como no dissipador. Se você tirar fotos como essa, vai dar para ver se está legal ou não.

 

 

 

 

pasta.jpg


camarada eu rodei hoje o game Arma 3 tudo no ultra com 60 fps e o processador deu uma máxima de 71 graus, porém maior parte do tempo se manteve estável em 68 graus, já no cs go chega a bater 80, eu realmente estou desconfiado que o problema não seja a instalação, apliquei a pasta térmica  2x, e por mais que não esteja perfeita, não seria motivo pra essa temperatura tão alta seria ? já estou cogitando colocar esse 212x na outra maquina e comprar um water cooler, minha sensação é de que ele não está dando conta do recado. De qualquer maneira vou abrir a maquina e tirar fotos da instalação pra você dar uma analisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Bommu Perneta @RGM panda @paulo__sp @Carlos Eduardo B Camargo 

camarada retirei novamente o cooler e registrei tudo pra você da uma analisada

IMG_20170128_163947737.jpg

IMG_20170128_164140288.jpg

IMG_20170128_164219060.jpg

IMG_20170128_165002443.jpg

IMG_20170128_165020170.jpg

essa foto aqui e do arma 3 rodando a 60 graus enquanto o CS GO chega a bater 80 graus.

IMG_20170128_143809598.jpg

como eu já tinha dito acima no jogo arma 3 estabilizou em 65 68 graus por um bom tempo, em poucos momentos deu máxima de 71 graus. no CS GO estabilizou em 76 graus dando máxima de 80.


OBS: Eu moro no RJ, PC fica na sala onde não temos AC, temperatura ambiente deve está +- 25 28 graus.

instalação está correta ?
é possível o CM 212x tá dando gargalo ?  
pode ser o gabinete ?

desde já grato camarada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol

 

Tem bastante pasta no dissipador, hein? Quanto você usa?

 

Uma coisa que todos notaram é que os Kaby Lake são quentes, por natureza.. Outra, é que algumas placas-mãe andam dando muito Vcore pra eles, o que contribui pra aquecimento.. Talvez, seja necessário controlar manualmente esse Vcore.. Seria uma solução mais drástica..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @Contiusa @Bommu Perneta @RGM panda 

Joguei umas partidas de CSGO a umas horas atrás e deixei o CPUID aberto olha a máxima que apareceu aqui.

Screenshot_154.png

O mias  curioso que no teste de stress do AIDA64 com 100% de uso não passa de 70 graus, em outros jogos como Arma 3 também se comporta bem, no CS GO fica assim.
Pergunta a vocês bons entendedores do assunto, qual seria a solução mais pratica ? 
já to com medo de jogar CSGO e fritar o processador.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao li tudo que o povo postou aqui... mas o que tem mais desempenho e` todos os fans de cima para fora... o de trás também jogando ar para fora...

 

Os cooler da frente e debaixo devem jogar ar frio para dentro.

 

Pasta térmica... tem varias técnicas por ai... não importa... passar pasta em todo o processador em uma fina camada com essa gota ou passar no dissipador. Tanto faz o que importa e` ela pegar em toda a o cooler e processador o excesso vai sair e lambuzar a parte de fora, e` desperdício mas não vai melhorar ou piorar alguma coisa...

 

Desde meu i7 4770 os processadores da intel são quentes... tem varias forma de resolver isso o mais simples e` ir na bios da placa-mãe e aumentar a velocidade para turbo do cooler do processador para diminuir alguns graus... Se não resolver só com water cooler, como você vai fazer overclock pegue um grande de dois fans...

 

Outra forma e mais drásticas e` retirar a capa de metal do processador usando laminas (muito perigoso, mas tem video no youtube) e depois trocar a pasta térmica interna dele.... Mas não aconselho a fazer isso... Compre um WC melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Nao li tudo que o povo postou aqui... mas o que tem mais desempenho e` todos os fans de cima para fora... o de trás também jogando ar para fora...

 

Os cooler da frente e debaixo devem jogar ar frio para dentro.

 

Pasta térmica... tem varias técnicas por ai... não importa... passar pasta em todo o processador em uma fina camada com essa gota ou passar no dissipador. Tanto faz o que importa e` ela pegar em toda a o cooler e processador o excesso vai sair e lambuzar a parte de fora, e` desperdício mas não vai melhorar ou piorar alguma coisa...

 

Desde meu i7 4770 os processadores da intel sao quentes... tem varias forma de resolver isso o mais simples e` ir na bio da plca mae e aumentar a velocidade para turbo do cooler do processador para diminuir alguns graus... Se nao resolver so` com water cooler, como você vai fazer overclock pegue um grande de dois fans...

 

Outra forma e mais drasticas e` retirar a capa de metal do processador usando laminas (muito perigoso, mas tem video no youtube) e depois trocar a pasta termica interna dele.... Mas nao aconselho a fazer isso... Compre um WC melhor.

Eu vi um post que o cara usando um water cooler aparentemente de entrada manteve temperaturas em media 20 graus abaixo das minhas.

Mas você acha que ele aguenta uns 40 dias sem dar problema ?
é o tempo que preciso pra comprar o water cooler, qual water cooler me recomenda ?
depois de colocar o water cooler e possível ainda ter problema de refrigeração ? a placa de vídeo ta rodando com boa temperatura até agora a máxima que vi foi 67 graus isso é ok ne?
meu gabinete e umn sharkoon M25-W caso venha sugerir o water cooler, olhando pra ele aqui tenho impressão que não caberia no top, mas como nunca vi um water cooler pessoalmente não sei bem o tamanho. ajuda ai

se poder da uma olhada nos outros posts que fiz aqui, tem imagens e testes, talvez ajude na sua sugestão. obrigado camarada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mantive meu processador quase pegando fogo na mesma situação que a sua por um ano (cooler box)uhauauhauhahuauhauhauhahuauhauhahuauh

 

Como disse em outro tópico o processador dura 10 anos e em casos mais de 15. Claro que ele vai baixar o clock em temperaturas  maiores mas ele aguenta e nao vai reduzir a vida util a algo insuportável X)

 

Sobre escolha de Water cooler... procure comparativos sobre ou espere alguém falar por aqui.... estou desatualizado. X)

adicionado 1 minuto depois

Mas pegue um grande de dois fans...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bommu Perneta disse:

Eu mantive meu processador quase pegando fogo na mesma situação que a sua por um ano (cooler box)uhauauhauhahuauhauhauhahuauhauhahuauh

 

Como disse em outro tópico o processador dura 10 anos e em casos mais de 15. Claro que ele vai baixar o clock em temperaturas  maiores mas ele aguenta e nao vai reduzir a vida util a algo insuportável X)

 

Sobre escolha de Water cooler... procure comparativos sobre ou espere alguém falar por aqui.... estou desatualizado. X)

eu pretendo manter essas configuração almenos uns 4 ou 5 anos, se me disser que ele não vai fritar ou gerar outros problemas trabalhando nessa temperatura durante esse tempo, então não há porque eu colocar um water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemas que me lembro pode ser travadas quando fica muito quente... mas mais do que isso no recordo...

 

você tambem pode comprar com cooler mais massivo... so que tem uma teoria por ai de que nao e` bom comprar eles que podem dar problemas... mas nao tem muita coisa na net falando disso.... acredito eu ....

 

Se nao der problema, se você nao jogar emulador que necessite de clocks mais altos e nao travar teu pc pode ficar com esse cooler X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bommu Perneta disse:

Problemas que me lembro pode ser travadas quando fica muito quente... mas mais do que isso no recordo...

 

você tambem pode comprar com cooler mais massivo... so que tem uma teoria por ai de que nao e` bom comprar eles que podem dar problemas... mas nao tem muita coisa na net falando disso.... acredito eu ....

 

Se nao der problema, se você nao jogar emulador que necessite de clocks mais altos e nao travar teu pc pode ficar com esse cooler X)

Estou realmente desanimado de ter de investir 500 600 reais em um water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lu Roxinol disse:

Estou realmente desanimado de ter de investir 500 600 reais em um water cooler.

HEhehe X) Vai testando seu pc. Se esta como você quer , apesar da temperatura no processador, vai em frente....

Realmente pelo que você gastou eu economizaria X)

 

 

Mas, no futuro, compra um cooler melhor ou um water para você aproveitar melhor over do pc X) Quando você for comprar tua gtx 1180 ou 1280. X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bommu Perneta disse:

HEhehe X) Vai testando seu pc. Se esta como você quer , apesar da temperatura no processador, vai em frente....

Realmente pelo que você gastou eu economizaria X)

 

 

Mas, no futuro, compra um cooler melhor ou um water para você aproveitar melhor over do pc X) Quando você for comprar tua gtx 1180 ou 1280. X)

fora a questão da temperatura, que so apresenta esses 80 graus la no CSGO, de resto to super impressionado com o desempenho tanto do processador quanto da VGA, ficou realmente muito bom.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...