Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o vetor se repete?


Posts recomendados

Olá. Gostaria de saber como faço pra verificar se um vetor já se repetiu antes no banco de dados.

Ex.: Existem 3 vetores salvos:

V1:  1 2 3 4 5;

V2:  2 4 5 8 1;

V3:  7 6 9 2 4;

O sistema me pede pra digitar um novo vetor e eu quero saber se ele já tem no banco de dados. 

Daí eu faço 

writeln('Digite a sequência de números');
  For i:= 1 to 3 do
     Begin
       write('Entre com o número ', i,': '); 
       readln(A[i]);
     End;

Se eu entrar para cada "i" os números 1 2 3 4 5, quero que o algoritmo me retorne que este vetor é repetido.

Acho que ficou difícil de entender, mas é porque eu também não sei explicar kkkkkk e sou novo no lance de programação. Me ajudem, por favor!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Ariel Santiago Rodrigues.

 

1) Como postar um código

Ao postar um código, favor utilizar a tag CODE, para manter a postagem organizada...

Obs.: já editei e ajustei a suas postagem anterior

 

 

2) Comparação de array (vetores)

Uma forma simples seria você comparar posição por posição do array novo com as respectivas posições dos array já existentes, ou seja, valor em A[1] com o valor em V1[1], valor em A[2] com o valor em V1[2] etc... faz o mesmo com V2 e V3...  (algumas linguagens bastaria verificar diretamente, ex.: "if  ( A = B ) then" (se um vetor é igual ao outro)... não sei se funciona no Pascal (a depender, pode variar de compilador para compilador também).

 

A  maneira mais fácil é utilizar um laço de repetição... mais prático usar o FOR. A comparação seria algo como:

if (A[i] = V1[i]) then

 

Um conceito que pode te ajudar é o de "FLAG". Você poderia usar uma variável para servir como "bandeira" para sinalizar se está repetindo ou não. Ex.:

var
  IGUAL :boolean;