Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual graduação e faculdade escolher?


Posts recomendados

Boa tarde galera!

 

Sou de BH/MG, tenho 22 anos, já trabalho com T.I. e sou formado em técnico em informática.

Nesse semestre vou começar o superior mas tenho algumas dúvidas.

Análise e desenvolvimento de sistemas ou Sistemas da informação? Como já estou inserido no mercado de trabalho, qual acha que vale mais a pena nesse caso?

E quanto a faculdade, vou fazer na modalidade semi-presencial ou EAD. Mas qual dessas opções: Estácio de Sá, Pitágoras/Anhanguera ou outra?

Quem puder dar sua opinião, agradeço desde já a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoHenriik, o fato de você já trabalhar na área que pretende seguir te dá uns pontinhos a mais perante a turma da faculdade que fará. Eu, por exemplo, trabalhava na área comercial e no início do 3º ano tive que fazer minha escolha.

Essas dúvidas de qual curso se dedicar são bem comuns e eu já passei por isso.  

 

"Valer a pena" pode significar muitas coisas.  Complementando o que @dcm50 disse, existe a questão do mercado de trabalho e a oscilação - oferta e procura - que esse mercado terá em alguns anos por conta de situação econômica, política ou simplesmente porque o mercado é promissor mas está lotado de profissionais se formando anualmente (pois é um curso de futuro).

 

Eu pessoalmente faria um curso presencial em uma primeira graduação e depois, se necessário, à distância. Existem várias vantagens no curso presencial pois fará boas amizades - hoje ainda mantenho várias da minha época - e trocará ideias com colegas e professores, sempre aparecem oportunidades de empregos e o nível de aprendizado é bem melhor. Lembranças que levará para o resto de sua vida.

 

Como disse lá no início, já passei por isso:

 

"Quando estava no 1º grau conheci uma pessoa que fazia Engenharia na Poli. Conversando, fiz quase as mesmas perguntas que você fez. Daí ele disse: quando chegar a hora terá que escolher entre o que você gosta ou o que dá mais dinheiro mas se conseguir juntar estas duas coisas estará no caminho certo.

 

A escolha está com você. C'est la vie...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a opinião @Triumvirat e @dcm50. Hoje sou analista de suporte, responsável pela rede e sistemas da empresa, melhorias e implantação, etc. Um pouco de rede e programação rs.

Aqui já me cobraram um curso superior, por eu ser analista e não ser graduado, além do aprendizado que o curso vai me trazer.

Mas sempre me deparo com essas dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bhenriquecs

Aqui na minha cidade, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são cursos tecnólogos, ou seja, duração de 2 anos (talvez um pouco mais).

Já o curso de Sistemas de Informação é curso graduação (4 anos de duração).

Se teu foco é desenvolver sistemas e afins, faça o curso de Análise.

Se tu tens interesse em TI como um todo (Redes, BD, gestão e um pouco de desenvolvimento), faça Sistemas de Informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concluindo, @bhenriquecs, queria dizer que, por experiência própria e por ter convivido bem de perto com uma tecnóloga (que depois acabou fazendo Engenharia), se fosse vc, faria um bacharelado/presencial. Se hoje vc é analista de suporte - mesmo não sendo sênior - pode escolher um curso que complemente e acrescente conhecimentos à sua experiência. Com relação à tecnóloga acima ela vivia reclamando que fazia trabalho de engenheiro mas ganhava como tecnóloga. E eu dizia: faça Engenharia!

Acredito que já tenha muitos trabalhos como tecnólogo mas o salário é de técnico. Algumas empresas pagam ou ajudam no custo de cursos de graduação para bons funcionários. Tire proveito disso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...