Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptação: caixas externas em TV Philips


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Necessito fazer uma adaptação em uma TV LCD Philips, para jogar o som em caixas acústicas externas. Meu pai tem dificuldades de escutar, o pé direito é alto e o som original se perde.

 

A TV não ter saída de áudio. Penso em colocar um plug Jak fenea na TV, e jogar o sinal dos alto-falantes para uma caixa acústica de computador, mas de boa qualidade, apenas quando o plug estiver conectado, permanecendo com a característica original da TV quando o cabo da caixa externa não estiver plugado.

 

Primeira pergunta:

A caixa externa tem amplificador próprio. É necessário atenuar o sinal que iria originalmente para os alto-falantes internos da TV, antes de desviá-los para a caixa externa? De que forma? Resitor? De quanto? Potenciômetro é melhor? Que valor? Como ligar?

 

Segunda pergunta:

Geralmente as saídas para 2 auto-falantes tem um terra comum. Na TV de meu pai não há fio comum. Isso é normal? É possível adaptar 4 fios para jogarem em apenas 3 (entrada da caixa externa)?

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio o modelo é Philips 40PFL3605D/78.

 

Eu achei um doc na internete que tem muita informação. Pelo que pude ver, os 2 falantes estão ligados a um conector de 4 pinos. A figura anexa mostra que os pinos 2 e 3 estão interligados. Isso mata a minha segunda pergunta.

 

Falta a primeira pergunta. Copio novamente abaixo por comodidade.

 

Primeira pergunta:

A caixa externa tem amplificador próprio. É necessário atenuar o sinal que iria originalmente para os alto-falantes internos da TV, antes de desviá-los para a caixa externa? De que forma? Resitor? De quanto? Potenciômetro é melhor pra testar? Que valor? Como ligar?

 

Obrigado.

TV Philips 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se fosse minha eu não mexeria nos circuitos para fazer essa adaptação!

São circuitos muito sensíveis e fácil de queimar!.

Use um conversor Digital/Analógico, como o do link abaixo, e evite uma grande dor de cabeça!

http://www.americanas.com.br/produto/18707487/adaptador-conversor-optico-spdif-toslink-e-coaxial-digital-para-rca?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_et_tvs-led_todas_geral_gmv&gclid=Cj0KEQiA_eXEBRDP8fnIlJDXxsIBEiQAAGfyoWez-RSjM1uMpzhIWvMRYbf1qs_VpwzwJ4bfBzHqrmwaAgUc8P8HAQ&opn=YSMESP&sellerId=14570354000186

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá @Bcpetronzio,

 

Comprei o conversor Digital -> analógico e funcionou parcialmente. O som sai, mas perdi completamente o controle de volume. As caixinhas que uso não tem esse controle (são para computador Dell, e contam com o controle de volume do Windows). O conversor DA também não tem esse controle.

 

Acho que só me resta partir para a ideia inicial, de adaptar um plug P2 estéreo femea na tampe traseira da TV.

 

Pretendo usar um P2 fêmea com corte automático do sinal para os falantes originais da TV, quando eu inserir o plug macho. Só que esse fêmea não pode receber o canal da TV, pois esse sinal deve passar pelo pot de 100ohms antes de ir para as caixinhas.

 

Não consegui fazer um esquema de ligação que faça com que os falantes originais recebam o sinal da TV (sem passar pelo pot) quando o plug está desconectado, e quando estiver conectado faça com que a caixinha receba os sinais vindo do pot, e ao mesmo tempo corte o sinal para os falantes originais.

Caso não seja possível fazer o que eu quero, vou deixar os falantes originais funcionando direto.

 

Obrigado pela ajuda

 

Jimmy

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio,

 

Eu tinha conseguido chegar no desenho com o interruptor automático, como mostrado no post que você recomendou, mas não consegui conjuga-lo com o potenciômetro. Ou seja, um esquema que ligue o pot + a interrupção automática.

 

Se eu colocar o pot entre o conector e as saídas da TV, quando o plug estiver desconectados, funcionarão os falantes originais, porém atenuados pelo pot. Este é o problema.

 

Imaginei 2 saídas:

 

1) Colocar o pot dentro das caixinhas, mas ficaria preso a usar aquelas caixinhas, não podendo trocar para outras ou para um fone de ouvidos.

 

2) Usar uma chave para comutação manual. Desviaria o sinal para os falantes originais ou para o P2. Nesse caso o pot ficaria entre a chave e o P2 para atenuar o sinal apenas do P2.

 

Quas das 2 você julga melhor?

 

Obrigado

 

Jimmy

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Da forma que lá esta ligado, você pode conectar um fone de ouvido tranquilo, o volume será controlado pelo próprio controle do TV, o problema de se fazer essa ligação para um amplificador, (interno da caixinha), é que o som pode sair distorcido, porém você pode fazer testes ai, antes de conectar a caixinha, abaixe bem o volume do TV e depois vá subindo ele, de repente você nem precisará do controle de volume extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio, obrigado mais uma vez.

 

Vou fazer o teste pra ver se precisa atenuar, mas caso seja necessário atenuar o sinal, pensei em algo:

Poderia colocar um resistor (ou um pot) entre o terra da TV e o terra do conector P2. Se você achar que a ideia pode dar certo, como eu ligaria os 3 terminais do pot? Um no terra da TV, outro no terra do P2... e o terceiro?

 

Jimmy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não é recomendado um resistor entre os terras, isso seria como um mau contato no terra e os ruídos seriam muito grande!

adicionado 14 minutos depois

 PS: As ligações do pot seriam da mesma forma da figura que coloquei no post #6,  ou seja, os fios do P2 macho ficam como estão e ao invés de irem direto para as caixas, eles seriam ligados no pot onde esta identificado como "canal R e L do TV", (na lateral do pot) e a ligação do terra, e onde esta identificado Canal R e L saída, vai para as caixas de com...

Para proteger o Potenciômetro, você pode coloca-lo dentro de uma caixinha de "porta joia" ou uma pequena caixinha de plástico que caiba ele dentro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...